O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

70 | I Série - Número: 067 | 24 de Março de 2011

Um Governo que assim actua não é sério, não respeita nada nem ninguém, não tem regras nem escrúpulos! Compromete de forma irresponsável, leviana e imperdoável a imagem externa de Portugal! Mas do ponto de vista da seriedade há ainda pior: um Governo que se compromete lá fora e que depois, aflito e desesperado, se diz disposto a negociar cá dentro o que antes já firmou lá fora, é um exemplo acabado de um Governo sem réstia de seriedade!

Aplausos do PSD.

Ora, Sr. Presidente e Srs. Deputados, Portugal está precisado de um governo sério e de um primeiroministro que tenha respeito pelas pessoas, pelas instituições e pelos órgãos de soberania! Finalmente, o chumbo do PEC é uma exigência de futuro. Portugal vive um momento difícil, mas tem solução. Os portugueses sentem enormes dificuldades, mas têm de voltar a ter esperança. O País atravessa tempos difíceis, mas há-de voltar a vencer. Mas, para que Portugal tenha solução e os portugueses voltem a ter esperança, é preciso outra política.
É preciso cortar, mas também é preciso criar e construir: criar riqueza e construir crescimento económico! Há anos que este Governo desistiu de criar riqueza e de construir crescimento económico. Ora, esta tem de ser a grande prioridade de futuro.
É preciso cortar, mas cortar de forma estrutural, e não conjuntural. Cortar nos salários e nas pensões ajuda a reduzir o défice, mas é uma ajuda conjuntural, porque estruturalmente nada muda — nem o tamanho, nem a dimensão, nem a estrutura gigantesca do Estado. Ora, do que precisamos é de mudar estruturalmente a face do Estado, tornando-o mais pequeno, menos gastador e menos consumidor de impostos. Esta tem de ser uma grande prioridade para o futuro.

Aplausos do PSD.

Protestos do PS.

Nada disto é novidade para a bancada do PS, eu sei!» Novidade seria que os senhores fizessem aquilo que deveriam fazer.

Protestos do PS.

É preciso cortar, mas cortar com sensibilidade social. Um Governo que corta e congela pensões de reforma»

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — E o PSD?

O Sr. Miguel Macedo (PSD): — » em vez de cortar a sçrio nos subsídios do Estado para empresas públicas, nas mordomais do Estado e dos seus gestores, nas «gorduras» do Estado e das suas estruturas, é um Governo sem sensibilidade e sem consciência social!

Aplausos do PSD.

Protestos do PS.

Sr. Presidente e Srs. Deputados, o futuro não se constrói sobre os vícios do presente e do passado. As soluções tradicionais falharam, os esquemas rotineiros e habituais estão esgotados. Há que mudar — mudar de rumo, mudar de política e também mudar de Governo! Mudar radicalmente e com convicção, mudar construindo uma nova esperança reformista!!

Aplausos do PSD.

Páginas Relacionadas
Página 0078:
78 | I Série - Número: 067 | 24 de Março de 2011 Passamos à votação do ponto B. Subme
Pág.Página 78