O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

15 | I Série - Número: 072 | 7 de Abril de 2011

níveis e a Fitch seis níveis, sendo que, desde Janeiro de 2010, é óbvio que o défice não é seis vezes maior nem a nossa incapacidade de crescer piorou quatro vezes.
Mas, a esta chantagem especulativa, o Governo e os seus apoiantes, PS e PSD, responderam com a cordialidade dos amigos: nem uma só iniciativa, aqui ou em Bruxelas, que pusesse essas nebulosas da governação económica informal em sentido. Ao contrário, assentimento para com a chantagem contra a democracia, cedência aos chantagistas, até à ironia suprema de serem depois eles a criticar as medidas de austeridade do Governo por levarem o País para a recessão e prejudicarem assim, naturalmente, a satisfação dos seus compromissos para com os credores.
São sempre assim os abutres: prenunciam a morte, forçam-na e dela se alimentam quando o alvo lhes cede.

Aplausos do BE.

José Sócrates e o Governo cederam sempre. Os quatro PEC são a expressão insofismável dessa cedência. Por isso, o discurso tonitruante de resistência à intervenção externa no País, que o Primeiro-Ministro agora ensaia como guião da sua encenação eleitoral, não resiste um só minuto à prova dos factos. Foi pela sua mão que, PEC após PEC, as políticas do FMI se tornaram nas políticas oficiais do Governo. E já se anuncia, pela voz de destacados dirigentes do Partido Socialista, a cedência última do pedido de intervenção oficial do FMI, com o apoio prestimoso do PSD e dos quatro banqueiros que ontem ocuparam o pódio da chantagem contra a democracia.
José Sócrates e o Governo escolheram este caminho, ninguém lho impôs. O PS escolheu o caminho do arcaísmo.

O Sr. Pedro Filipe Soares (BE): — Muito bem!

O Sr. José Manuel Pureza (BE): — Escolheu aliar-se nos PEC a um PSD que propõe obrigar os desempregados a trabalho gratuito para receberem o subsídio de desemprego para que descontaram — arcaísmo! Escolheu aliar-se ao PSD na recusa de uma fiscalização séria do cumprimento da lei e na criminalização dos falsos recibos verdes, perpetuando a precariedade como modo de vida de toda uma geração — arcaísmo!

Vozes do BE: — Muito bem!

O Sr. José Manuel Pureza (BE): — Escolheu aliar-se ao PSD na humilhação dos beneficiários de prestações sociais, como o rendimento social de inserção ou o abono de família, seguindo a orientação da direita mais radical — arcaísmo! Escolheu aliar-se às confederações patronais, pondo os despedimentos em saldo e afectando parte do salário dos trabalhadores despedidos ao pagamento de parte do seu despedimento — arcaísmo.
No essencial da governação, onde ela dói na vida dos mais frágeis, o PS optou pelo arcaísmo de uma ligação à direita. Disse que era inevitável, mas isso foi um disfarce medíocre para a sua escolha!

Aplausos do BE.

Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Contra os golpismos económicos que fazem todas as chantagens contra a economia, agora é a hora da democracia.
Dar a palavra ao povo é a única forma de devolver à democracia o que sempre foi dela e só dela: a definição das políticas que nos hão-de governar, a clarificação dos caminhos de resposta responsável à irresponsabilidade da bancarrota e à humilhação nacional às mãos do FMI.
O Bloco de Esquerda estará, neste tempo de resgate da democracia contra a chantagem, ciente das grandes exigências que nos são feitas. Responderemos com clarificação ao nevoeiro; apresentaremos propostas concretas de alternativa à política da bancarrota e não nos deixaremos enlear nas novelas de passa-culpas ou nas campanhas negativas que já começaram a entreter os mais incautos.

Páginas Relacionadas
Página 0027:
27 | I Série - Número: 072 | 7 de Abril de 2011 Queria, por isso, neste momento, deixar uma
Pág.Página 27
Página 0028:
28 | I Série - Número: 072 | 7 de Abril de 2011 O seu temperamento irreverente e iconoclást
Pág.Página 28