O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

36 | I Série - Número: 073 | 21 de Abril de 2011

Referindo-me às obras que evidenciou, as das auto-estradas, em 2010 foram criados 28 000 postos de trabalho pelo facto de existirem essas obras, e isso é que potencia a capacidade económica no nosso País! Mas embora o ilusionismo e a demagogia já estejam demonstrados por estas duas matérias, podem também ser demonstrados pelas divergências e pelas contradições entre o que é dito neste Parlamento e o que, depois, é dito fora do Parlamento. Neste Parlamento, é dito que se devem suspender as obras, que não devem existir obras públicas, mas, lá fora, verificamos que o Sr. Deputado Paulo Portas disse, na Assembleia Municipal de Arouca, que a concessão rodoviária do Vouga deve ser construída, por ser absolutamente fundamental para as populações do Baixo Vouga.

Protestos do Deputado do CDS-PP Nuno Magalhães.

Ou, então, verificamos que o Sr. Deputado Paulo Portas ou o Sr. Deputado Pedro Mota Soares disseram aqui que se deve suspender e acabar com as obras públicas, mas, depois, ouvimos o Sr. Deputado Paulo Portas, na Feira do Queijo, em Oliveira do Hospital, dizer que a concessão da serra da Estrela, os IC da serra da Estrela devem ser construídos com toda a urgência, porque é uma necessidade das populações.

O Sr. Mota Andrade (PS): — É verdade!

O Sr. Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações: — Ou verificamos, ainda, o que o Deputado Hélder Amaral disse, relativamente à auto-estrada entre Coimbra e Viseu, no sentido de ser uma absoluta urgência que essa auto-estrada seja construída.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — O traçado é que está mal!

O Sr. Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações: — Em que ficamos, Srs. Deputados?! Ficamos naquilo que os Srs. Deputados dizem aqui ou naquilo que o Sr. Deputado Paulo Portas disse, quando esteve na Assembleia Municipal de Arouca ou quando esteve a visitar a Feira do Queijo, em Oliveira do Hospital, ou naquilo que o Sr. Deputado Hélder Amaral disse, quando esteve a visitar o seu círculo eleitoral? É preciso que essas contradições, essa demagogia e esse ilusionismo sejam também esclarecidos aos portugueses.
Mas se estes três factos já seriam demonstrativos, também é verdade que há um quarto facto: é que o CDS e o Partido Social Democrata têm responsabilidades — fortes responsabilidades! — relativamente a estas grandes obras, nomeadamente em relação ao novo aeroporto e à construção da alta velocidade.

Protestos do Deputado do PSD Miguel Frasquilho.

Não foi um governo do Partido Socialista que firmou contratos e acordos internacionais, nomeadamente com o governo espanhol, para a construção de cinco linhas até uma data que já foi ultrapassada. Não foi um governo do Partido Socialista que firmou esses acordos, foi um governo do Partido Social Democrata e do CDS! Portanto, aquilo a que, hoje, assistimos aqui não é mais do que um acto de pura demagogia, de puro ilusionismo, tendo em conta aquilo a que estamos a assistir, ou seja, o período eleitoral.
Mas também não vale a pena insistir num logro. O Sr. Deputado citou aqui vários esclarecimentos feitos ao Sr. Deputado Nuno Teixeira de Melo, mas esqueceu-se de citar o esclarecimento que foi feito, publicamente, pela Comissão Europeia, ao dizer que 608 milhões de euros serão perdidos por Portugal se não forem executados no projecto de alta velocidade até 2015. Disso, o Sr. Deputado esqueceu-se, porque isso não lhe interessa! Porém, se essa é uma matéria clara, Sr. Deputado Miguel Frasquilho também devemos dizer, sobre aquilo que referiu relativamente às parcerias público-privadas, que também não vale a pena continuar a inflamar o País com aquilo que não corresponde à verdade.

O Sr. Miguel Frasquilho (PSD): — Mas quem é que está a inflamar?!

Páginas Relacionadas
Página 0023:
23 | I Série - Número: 073 | 21 de Abril de 2011 coragem de impor medidas de racionalidade,
Pág.Página 23
Página 0024:
24 | I Série - Número: 073 | 21 de Abril de 2011 E os mesmos partidos que dizem aqui, com u
Pág.Página 24
Página 0025:
25 | I Série - Número: 073 | 21 de Abril de 2011 O Sr. Bernardino Soares (PCP): — É o disc
Pág.Página 25