O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 | I Série - Número: 075 | 20 de Maio de 2011

José Manuel Marques da Silva Pureza Luís Emídio Lopes Mateus Fazenda Maria Cecília Vicente Duarte Honório

Partido Comunista Português (PCP) Agostinho Nuno de Azevedo Ferreira Lopes António Filipe Gaião Rodrigues

Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) Heloísa Augusta Baião de Brito Apolónia

O Sr. Presidente: — Srs. Deputados, estão em aprovação os n.os 58 a 72 do Diário da Assembleia da República, respeitantes às reuniões plenárias dos dias 2, 3, 4, 9, 10, 11, 16, 17, 18, 23, 24, 25, 30 e 31 de Março de 2011.

Pausa.

Não havendo objecções, consideram-se aprovados.
Em termos de expediente, a Sr.ª Secretária, Deputada Celeste Correia, anunciará o que for adequado no final da sessão.
Passamos, agora, aos diversos debates que constituem a ordem do dia de hoje, começando pelo debate, solicitado pelo PSD, sobre a situação económica e social.
Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Luís Montenegro.

O Sr. Luís Montenegro (PSD): — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Os últimos governos socialistas liderados pelo Primeiro-Ministro José Sócrates deixaram Portugal à beira do colapso — do colapso social, do colapso económico e do colapso financeiro.
Os números que este Governo deixa de legado aos portugueses são a consequência óbvia de seis anos de políticas totalmente erradas, aliadas a uma postura arrogante de quem nunca quis reconhecer os próprios erros e emendar a mão, e são, sobretudo, o reflexo de uma total e absoluta incapacidade para enfrentar a realidade e de uma gritante incompetência para conduzir o País.
Ontem, o Instituto Nacional de Estatística divulgou os últimos números do desemprego — a face mais negra do fracasso da governação de José Sócrates — , números esses que deveriam fazer o Sr. PrimeiroMinistro, isso sim, chorar, mas chorar de vergonha,»

Vozes do PSD: — Muito bem!

O Sr. Luís Montenegro (PSD): — » porque nunca, em Portugal, houve tantos desempregados: 12,4%, cerca de 700 000 pessoas sem emprego! Isto, sim, é motivo para chorar, Sr.as e Srs. Deputados! Este é um número cuja tendência é de crescimento, que afecta famílias inteiras e atinge os mais jovens de forma especialmente cruel, porque lhes tolhe qualquer possibilidade de futuro.
O número trágico de desempregados, Srs. Deputados, é a ilustração da falência da governação socialista e é também, atirando para a rua estes milhares de desempregados, o maior detonador das desigualdades sociais, da pobreza e da exclusão social de que há memória no Portugal democrático.
Este é também o Primeiro-Ministro que, em apenas seis anos, contraiu 42% do total da dívida directa do Estado! É esta a experiência, esta a determinação e esta a competência do Eng.º Sócrates?! Só em Março e Abril deste ano, a dívida directa aumentou 5,7 mil milhões de euros. O Estado endivida-se a um ritmo de 53 milhões de euros por dia, Sr.as e Srs. Deputados! O PSD e os portugueses agradecem mas não querem mais esta experiência, esta determinação nem esta competência do Eng.º Sócrates e do Partido Socialista.

Páginas Relacionadas
Página 0005:
5 | I Série - Número: 075 | 20 de Maio de 2011 Vozes do PSD: — Muito bem! O Sr. Luís
Pág.Página 5
Página 0006:
6 | I Série - Número: 075 | 20 de Maio de 2011 5000 contratos de trabalho a termo. E porquê
Pág.Página 6