O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

26 | I Série - Número: 075 | 20 de Maio de 2011

O CDS fala também — estou a terminar, Sr. Presidente — de uma questão normalmente muito presente nos seus discursos, mas pouco presente no seu próprio programa, que tem a ver com a atenção à questão demográfica, cuja medida apontada para este objectivo se resume ao visto familiar nos diplomas aprovados em Conselho de Ministros.

A Sr.ª Assunção Cristas (CDS-PP): — Que se resume?! Leu mal o programa!

A Sr.ª Sónia Fertuzinhos (PS): — Não temos qualquer problema com o visto familiar nos diplomas aprovados em Conselhos de Ministros, mas consideramos que é pouco, tendo em conta o que também já tem vindo a ser feito.

O Sr. Pedro Mota Soares (CDS-PP): — Depois de ler o manifesto do CDS ainda vai votar em nós!

O Sr. Presidente (Guilherme Silva): — Tem mesmo de terminar, Sr.ª Deputada.

A Sr.ª Sónia Fertuzinhos (PS): — Termino, Sr. Presidente, dizendo que o acordo com a tróica foi necessário, não para o Governo assumir as responsabilidades, mas para a oposição, finalmente, assumir as suas.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente (Guilherme Silva): — Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Miguel Frasquilho.

O Sr. Miguel Frasquilho (PSD): — Sr. Presidente, Srs. Deputados: Estamos em recessão. Somos, aliás, o único país da Europa em recessão.

O Sr. Ricardo Rodrigues (PS): — Não é a primeira vez!

O Sr. Miguel Frasquilho (PSD): — No 4.º trimestre de 2010, de entre os 27 países da União Europeia, 22 tiveram um crescimento homólogo melhor que o nosso e 24 países tiveram um crescimento, face ao trimestre anterior, melhor que o nosso.
Já no 1.º trimestre deste ano, dos 20 países cujos resultados já se conhecem, 18 registaram um crescimento melhor que o nosso em termos homólogos e 19, Sr.ª Deputada Sónia Fertuzinhos, foram melhores que nós face ao trimestre anterior. Sabe o que é que isto significa? Que, se 19 estão à nossa frente, estamos em último lugar na Europa. Ficámos um último e estamos em recessão. Até a Grécia já saiu da recessão! Isto confirma, aliás, Srs. Deputados, o que disse o Governador do Banco de Portugal em Fevereiro último, quando referiu «pode dizer-se que estamos em recessão». Sabemos agora que já estávamos em recessão.
Portanto, é muito útil termos à frente do Banco de Portugal alguém que não está permanentemente atrasado nem se deixa ultrapassar pelos acontecimentos, como aconteceu antes do actual governador.

Protestos da Sr.ª Deputada do PS Sónia Fertuzinhos.

Recordo-me ainda das reacções que o Governo teve na altura, como sempre desajustadas da realidade e negando tudo o que já estava à vista de todos.
Dizia, por exemplo, o Presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), que hoje é candidato cabeça de lista pelo PS em Leiria, que o País não está em recessão económica e que, em 2010, Portugal até tinha crescido 1,4% e acima do que se tinha estimado.

A Sr.ª Sónia Fertuzinhos (PS): — É mentira?

Páginas Relacionadas
Página 0027:
27 | I Série - Número: 075 | 20 de Maio de 2011 O Sr. Miguel Frasquilho (PSD): — O problem
Pág.Página 27