O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

32 | I Série - Número: 075 | 20 de Maio de 2011

Srs. Deputados, vamos agora iniciar o debate, solicitado pelo BE, sobre a antecipação de algumas medidas para a área da justiça que foram acordadas com a tróica.

A Sr.ª Maria de Belém Roseira (PS): — Sr. Presidente, peço a palavra para interpelar a Mesa.

O Sr. Presidente (José Vera Jardim): — Tem a palavra, Sr.ª Deputada.

A Sr.ª Maria de Belém Roseira (PS): — Sr. Presidente, não nos foi dada a oportunidade de nos manifestarmos sobre a comunicação que acabou de fazer à Câmara, mas o líder do Grupo Parlamentar do PS gostaria de dirigir algumas palavras a V. Ex.ª sobre esse assunto, se o Sr. Presidente não visse nisso qualquer inconveniente.

O Sr. Presidente (José Vera Jardim): — Sr.ª Deputada, não vejo inconveniente, mas não sei se os restantes grupos parlamentares levantam qualquer objecção. Se não levantarem, tem a palavra o Sr. Deputado Francisco de Assis, embora a figura regimental da interpelação à Mesa seja um pouco arredia desse tipo de intervenção.

Pausa.

Tem a palavra, Sr. Deputado Francisco de Assis.

O Sr. Francisco de Assis (PS): — Sr. Presidente e Sr. Deputado Vera Jardim, no momento em que acaba de comunicar à Câmara aquilo que, aliás, já sabíamos, isto é, que, a seu pedido, vai abandonar a vida parlamentar, não posso deixar, em nome do Partido Socialista, de o saudar, de saudar o seu longo percurso político, um grande percurso como parlamentar, como membro do governo, como alguém que sempre teve uma presença activa na vida cívica do nosso país e como alguém que, ao longo dos anos, contribuiu para enobrecer a actividade política.
Há um conjunto de pessoas na vida política dos mais diversos partidos, pertencendo às mais diversas linhas de orientação e representando pontos de vista diferentes, que representam o que de melhor há na vida política em Portugal. V. Ex.ª é, seguramente, uma dessas pessoas. Por isso, foi para mim uma grande honra ter sido colega do Deputado José Vera Jardim, ter podido falar com ele muitas vezes e ter ouvido os seus conselhos em diversos momentos muito difíceis da vida da Legislatura que agora termina.
Esta sua saída da vida parlamentar não significa um abandono da vida pública, não significa uma renúncia às responsabilidades cívicas que lhe estão, naturalmente, conferidas pela circunstância de ser uma pessoa profundamente respeitada por todo o País.
É isto que lhe quero dizer neste momento, Sr. Presidente.

Aplausos gerais.

O Sr. Presidente (José Vera Jardim): — Muito obrigado, Sr. Deputado.

O Sr. José Manuel Pureza (BE): — Peço a palavra para interpelar a Mesa no mesmo sentido, Sr.
Presidente.

O Sr. Presidente (José Vera Jardim): — Tem a palavra, Sr. Deputado.

O Sr. José Manuel Pureza (BE): — Sr. Presidente, se me é permitido, em nome do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda e em nome pessoal, quero dirigir a V. Ex.ª uma palavra de saudação e de muito respeito por toda a sua trajectória de vida cívica e política.
Naturalmente que, neste momento, em que decide fazer uma opção de um novo percurso nessa mesma trajectória, queremos salientar, enquanto parlamentares, o enorme apreço que temos, que sempre tivemos e que sempre teremos pelo Deputado José Vera Jardim, alguém que, nos momentos de debate político, sempre

Páginas Relacionadas