O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

968

II SÉRIE — NÚMERO 45

em condições especiais, visando a montagem de instalações solares para aquecimento de águas sanitárias.

Nota-se, contudo, que sem meios adequados não será possível cumprir os projectos, por mais úteis que eles sejam para o País. Será necessário que o Orçamento Geral do Estado seja rapidamente aprovado e contemple as verbas necessárias e, também, que haja possibilidade de recrutar pessoal em tempo útil para a execução das tarefas e, finalmente, que os projectos do Plano sejam rapidamente aprovados, o que não tem acontecido nos anos anteriores, com manifesto prejuízo para o regular e eficiente desenrolar dos trabalhos e consequente atraso na obtenção de resultados úteis.

D) Projecto de investigação

Estão propostos dois projectos, integrados nos PIDDAP, um sobre a energia solar e outro sobre a energia eólica e a fermentação de estrumes (biomassa).

O primeiro vem em sequência de trabalhos efectuados na Direcção-Geral dos Combustíveis, que há cerca de quatro anos recomeçara o estudo da aplicação da energia solar para aquecimento de águas sanitárias, em tempos iniciados (e posteriormente abandonados) pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

O Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial, que absorveu o Laboratório de Ensaios Mecânicos da Direcção-Geral dos Combustíveis, pretende continuar com o estudo dos colectores solares planos, de que já construiu um protótipo para exemplo dos construtores nacionais.

Neste campo da energia solar já se encontram realizações ou montagens ou projectos, ainda sob a iniciativa da Direcção-Geral dos Combustíveis, em pousadas, estabelecimentos hospitalares, estufas de secagem de frutas, etc, que a Direcção-Geral da Energia, através do projecto PIDDAP acima referido, pretende continuar, em colaboração com o Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial, ou outras entidades que se interessem pelo assunto, como é nomeadamente a Universidade de Engenharia do Porto.

Quanto ao segundo projecto —energia eólica e fermentação de estrumes —, pretende-se iniciar os estudos sistemáticos das potencialidades nacionais neste campo, com vista a poder ser dado o máximo apoio ao seu desenvolvimento.

Junta-se alguma documentação, relativa às realizações em Portugal, sobre energia solar e fermentação de estrumes.

MINISTÉRIO DA REFORMA ADMINISTRATIVA

DIRECÇÃO-GERAL DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

informação n." 26/79 — DI/I09-45

Assunto: Resposta ao requerimento do deputado Sousa Franco, do Grupo Parlamentar do PPD/PSD, na sessão da Assembleia da República de 16 de Janeiro de 1979.

1—Em resposta à alínea cr) do requerimento sobre quais os centros de informática, departamentos

mecanográficos ou equivalentes, transcrevemos a lista dos organismos ou serviços que responderam ao inquérito anual sobre a situação da informática no sector público administrativo em 1 de Janeiro de 1977. A margem de erro em relação ao universo de centros de informática é mínima, pelo que se poderá considerar a lista exaustiva:

Câmara Municipal de Alcanena;

Câmara Municipal de Almeirim;

Câmara Municipal de Alpiarça;

Câmara Municipal de Benavente;

Câmara Municipal de Lisboa;

Câmara Municipal do Seixal;

Câmara Municipal de Palmela;

Câmara Municipal do Porto;

Câmara Municipal de Viseu;

Comissão de Planeamento da Região Centro;

Comissão de Planeamento da Região de Lisboa;

Comissão de Planeamento da Região Norte;

Comissão de Planeamento da Região Sul;

Federação de Municípios dos Distritos de Évora e Portalegre;

Federação de Municípios do Distrito de Faro;

Federação de Municípios do Distrito de Leiria;

Federação de Municípios do Distrito de Setúbal;

Federação de Municípios do Ribatejo;

Secretariado Técnico dos Assuntos Políticos e Eleitorais;

Guarda Nacional Republicana;

Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento do Porto;

Serviços Municipalizados de Almada;

Serviços Municipalizados de Anadia;

Serviços Municipalizados de Angra do Heroísmo;

Serviços Municipalizados de Aveiro;

Serviços Municipalizados do Barreiro;

Serviços Municipalizados de Beja;

Serviços Municipalizados das Caídas da Rainha;

Serviços Municipalizados de Cascais;

Serviços Municipalizados de Coimbra;

Serviços Municipalizados da Covilhã;

Serviços Municipalizados de Estarreja;

Serviços Municipalizados de Fafe;

Serviços Municipalizados da Figueira da Foz;

Serviços Municipalizados de Gás e Electricidade do Porto;

Serviços Municipalizados de Guimarães; Serviços Municipalizados de Gondomar; Serviços Municipalizados de Loures; Serviços Municipalizados da Maia; Serviços Municipalizados de Matosinhos; Serviços Municipalizados de Oeiras; Serviços Municipalizados de Penafiel; Serviços Municipalizados de Portalegre; Serviços Municipalizados de Santo Tirso; Serviços Municipalizados de Sintra; Serviços Municipalizados de Tomar; Serviços Municipalizados de Torres Vedras; Serviços Mnicipalizados de Valongo. Serviços Municipalizados de Vila da Feira; Serviços Municipalizados de Vila do Conde;

Serviços Municipalizados de Vila Franca de Xira; Serviços Municipalizados de Vila Nova de Gaia; Centro Nacional de Estudos Vitivinícolas;