O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

9394

II SÉRIE — NÚMERO 121

milhares de contos da mais-valia provocados pela transmissão televisiva em directo. Ora, apesar de essa verba corresponder apenas a cerca de 10 % a 15 % da publicidade angariada pela organização, mesmo assim não foi possível chegar a acordo.

Coincidente com esse facto, veio a verificar-se não dispor a RTP naquela data dos meios operacionais disponíveis para efectuar a correspondente cobertura em adequadas condições (os quais, como é óbvio, são limitados e não dão para atender • simultaneamente todas as numerosas solicitações existentes), o que mais contribuiu para a atitude assumida.

De qualquer modo, foram sobre o referido Circuito dadas as imagens possíveis, à semelhança do que tem sucedido em dezenas de outras idênticas reportagens e face aos meios disponíveis.

A encerrar este assunto, julgamos pertinente esclarecer ainda que, em Espanha, por exemplo, a TVE exigiria 28 % sobre a receita bruta em publicidade esíática, o que excederia largamente o valor solicitado pela RTC, bem como a fixação de horários de acordo com a sua programação.

2 — Relativamente ao acompanhamento da carreira da equipa de futebol do Grupo Desportivo de Chaves, informou-nos, por outro lado, o Departamento de Desporto que, no espaço de 22 dias e em 4 programas semanais consecutivos, foram dedicados ao Grupo Desportivo de Chaves 16 minutos e 23 segundos, tempo de antena que consideramos bastante significativo. Isto para além do tempo gasto pelos pivots, que realçaram, programa a programa, a excelente carreira do clube transmontano.

De acordo com a mesma informação do Departamento de Desporto, depois da transmissão de um resumo filmado com 3 minutos e 7 segundos do jogo da liguilha Rio Ave-Chaves, no Domingo Desportivo, de 23 de Junho, no dia 30 do mesmo mês, o citado programa apresentou um resumo de 4 minutos e 2 segundos do jogo disputado por aquele clube no Funchal e que lhe assegurou a subida à I Divisão.

No decurso do citado programa foi recebido na Redacção do Departamento de Desporto um telefonema, através do qual um dirigente daquela colectividade solicitava a repetição, no mesmo dia, das imagens já exibidas. Por razões de ordem técnica, tal não era minimamente viável. No intuito de colaborar e de satisfazer a pretensão do dirigente do Grupo Desportivo de Chaves, ordenou-se ao apresentador do programa que citasse o pedido feito, referisse o motivo da impossibilidade e anunciasse que as imagens seriam exibidas de novo no programa Troféu, do sábado imediato (6 de Julho).

Entretanto, no dia seguinte, nova petição surgiu por parte dos dirigentes do Chaves. Ê que, afirmaram, o 2." canal não era captado na cidade e zonas limí-

trofes, sugerindo que a repetição se processasse no 1.° canal, no Domingo Desportivo, de 7 de Julho.

Embora não sejam habituais tais repetições, o editor do programa anuiu e o Domingo Desportivo, de 7 de Julho, apresentou um resumo dos golos do jogo União da Madeira-Chaves, com 40 segundos, e uma reportagem, com 1 minuto e 33 segundos, da festa do regresso da equipa a Chaves.

Uma semana depois, outra vez no Domingo Desportivo, desta feita do dia 14 de Julho, era exibida nova reportagem, com 7 minutos e 1 segundo, sobre o historial do clube e sobre a subida à I Divisão.

Torna-se, pois, evidente ser destituída de qualquer fundamento a afirmação de que as manifestações de regozijo e a festa popular de milhares de transmontanos em volta da equipa do Desportivo de Chaves foram quase desconhecidas pela Radiotelevisão Portuguesa. Sucede, sim, que, se mais não fez o nosso programa desportivo, foi porque a isso se opuseram os dirigentes do Grupo Desportivo de Chaves, que, logo no jogo inaugural da liguilha, com o Rio Ave, não autorizaram que uma equipa de reportagem do nosso Centro de Produção do Porto, especialmente deslocada, assegurasse a cobertura desse jogo.

Apresentamos a V. Ex.a os nossos melhores cumprimentos.

Radiotelevisão Portuguesa, E. P., 5 de Agosto de 1985. — O Conselho de Gerência, (Assinatura ilegível.)

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Dl RECÇÃO-GERAL DOS SERVIÇOS PARLAMENTARES Aviso

Devidamente homologada por despacho de 9 de Agosto de 1985, publica-se a lista de classificação dos candidatos admitidos ao concurso de acesso a redactor principal do quadro do pessoal da Assembleia da República, aberto por aviso publicado no Diário da República, 2." série, n.° 89, de 17 de Abril de 1985:

Candidatos aprovados: valore»

L° José Nogueira Diogo ..................... 19

2.° Ana Maria de Jesus Santos Marques da

Cruz ......................................... 18

3.° Maria Leonor de Jesus Caxaria Ferreira 17

4.° Carlos Alberto Guinot Pinto da Cruz 16 5.° Anita Cristina Parames Paz Pinto da

Cruz ......................................... 15

6.° Armindo Augusto Afonso............... 14

Direcção-Geral dos Serviços Parlamentares, 22 de Agosto de 1985. — O Director-Geral, José António G. de Souza Barriga.

Depósito legal n.° 8819/85

IMPRENSA NACIONAL - CASA DA MOEDA, E. P.

PREÇO DESTE NÚMERO 378$00

Páginas Relacionadas
Página 9305:
28 DE AGOSTO DE 1985 9305 DECRETO N.° 216/111 CRIAÇÃO DA FREGUESIA DE SAO CAETA
Pág.Página 9305
Página 9306:
9306 II SÉRIE - NÚMERO 121 "VER DIÁRIO ORIGINAL"
Pág.Página 9306