O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

506

II SÉRIE-A — NÚMERO 17

freguesia aos Mosteiros de Santo Tirso e ao de Salzedas. Foi nesta localidade que D. Fernando a caminho do Mosteiro de Leça do Bailio, onde realizaria o seu casamento com D. Leonor de Teles, lhe doou grande quantidade de terras (1372).

Com várias alterações de senhorios, a povoação de Eixo veio a ficar, em fins do século xv, nas mãos da princesa Santa Joana. Com a administração manuelina, foi sede de concelho. Com a reforma administrativa operada em 1853, Eixo deixou de ser concelho em 31 de Dezembro daquele ano.

A importância da antiga vila ainda hoje se nota em muitas das casas da Rua Principal, possuidoras de uma traça única no concelho e também mobiliário ainda existente.

2 — Situação geográfica

A freguesia de Eixo encontra-se situada na margem esquerda do rio Vouga, ao longo da estrada nacional n.° 230, que liga Aveiro a Águeda e a uma distância da sede do concelho de cerca de 8 km.

3 — Área territorial

A área territorial da freguesia de Eixo é de sensivelmente 18 km2.

4 — A população fixa deve rondar os 5300 habitantes, residindo em cerca de 1100 fogos. Encontram-se recenseados 2933 eleitores. Teve-se em conta para este cálculo o coeficiente vulgarmente utilizado — número de eleitores x 1,8.

5 — Equipamento social

5.1 — Administração local

A Junta de Freguesia tem sede própria com dois pisos, encontrando-se presentemente a ocupar um edifício igualmente de dois pisos que foi doado à autarquia.

5.2 — Administração religiosa

Igreja matriz, cinco capelas, cemitério com capela mortuária, residência e salão paroquial.

5.3 — Transportes e comunicações

5.3.1 —Estação da linha do Vale do Vouga — edifício em bom estado mas desactivado, funcionando como apeadeiro. Na área territorial da freguesia existem mais dois apeadeiros a funcionar.

5.3.2 — Estrada nacional n.° 230, que liga Aveiro a Águeda.

5.3.3. — Estrada nacional n.° 230-1, que liga a freguesia de Eixo à Oliveirinha.

5.3.4 — Ampla rede viária interna com boa pavimentação, permitindo fácil e rápido acesso a todos os aglomerados populacionais.

5.3.5 — Ampla rede de caminhos vicinais servindo toda a zona agrícola, com pisos em muito bom estado, perfazendo cerca de 30 km no seu total.

5.3.6 — Transportes públicos diários:

Automotoras da CP — linha do Vale do Vouga; Autocarros da CP; Autocarros da Rodoviária Nacional; Autocarros dos serviços municipais.

5.3.7 — Praça de táxis — um.

5.3.8 — Estação dos CTT — com um funcionário administrativo e quatro carteiros.

5.3.9 — Cabinas públicas de telefone — três.

5.4 — Ensino e educação

5.4.1 — O total de alunos em idade escolar que frequentam os estabelecimentos de ensino de toda a freguesia é de 510, servidos por 25 professores.

Presentemente, todos os edifícios são novos e encontram-se em muito boas condições de funcionamento.

Existem cinco edifícios escolares, prevendo-se para breve a construção de outro destinado ao ensino especial.

Existem também:

Jardim-de-infânciâ particular, com uma frequência de cerca de 110 crianças, servidas por três educadoras, uma assistente social, duas auxiliares e cinco vigilantes;

Jardins-de-infância — pré-primária, ensino oficial — duas salas;

Ciclo preparatório TV, frequentado por cerca de 120 alunos;

Escola de música dependente da Associação Recreativa Eixense.

6 — Cultura, desporto e recreio

6.1 — Banda da Associação Recreativa Eixense, fundada em 1926. Tem em funcionamento uma escola de música a qual já deu formação musical a cerca de 50% dos actuais executantes, cujo número total é de 50.

6.2 — Rancho folclórico do Baixo Vouga, fundado em 1972. Membro efectivo da Federação do Folclore Português, esta prestigiada colectividade tem actuado de norte a sul do País, com várias representações em numerosos festivais nacionais e internacionais, tendo actuado também no estrangeiro, nomeadamente em Espanha e França. Mantém em funcionamento uma escola infantil de folclore.

6.3 — Grupo Cultural Semente, fundado em 5 de Outubro de 1961. Dedica-se ao teatro, à música popular portuguesa e à poesia e dança. Tem actuado no concelho de Aveiro, como fora dele, nomeadamente em Águeda, Oliveira do Bairro, Albergaria-a-Velha e em Trás-os-Montes, em Vila Nova de Foz Côa. Participou no concurso televisivo Fórmula J, em representação do distrito de Aveiro. Tem organizado várias manifestações de índole cultural e recreativa, a última das quais, muito recentemente, teve lugar em Eixo — o I Festival da Canção, destinada a amadores.

6.4 — Grupo Desportivo Eixense. Esta colectividade dedica-se essencialmente à prática do futebol. Milita no Campeonato Distrial — II Divisão. Possui razoáveis instalações desportivas.

6.5 — Grupo Desportivo de Azurva-Eixo. Esta colectividade dedica-se à prática do futebol e atletismo. Possui razoáveis instalações desportivas. O recinto de jogos é iluminado para a prática do desporto à noite.

6.6 — Centro Recreativo Eixense. É uma colectividade com cerca de 25 anos de existência. Possui salão de jogos, biblioteca, salão de festas e bar de apoio. Tem servido de local de lazer à população da freguesia.