O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

912

II SÉRIE-A — NÚMERO 32

A Casa do Povo do Juncal tem escola de música e grupo coral.

No Salão Paroquial funciona de vez em quando o Teatro Amador do Juncal.

9 — Associativismo. — Para além da Casa do Povo e do Centro Infantil da Paróquia, a povoação do Juncal tem ainda uma Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, que apoia uma Secção dos Bombeiros Voluntários de Porto de Mós, com edifício próprio para a administração, quartel dos bombeiros e recolha de viaturas de ataque a incêndios ou serviço de ambulância.

Está projectada a construção de uma delegação da Cooperativa Agrícola do Concelho de Porto de Mós, a fim de dar uma melhor resposta às potencialidades agrícolas, nomeadamente no campo da fruticultura.

10 — Saúde e assistência. — A povoação do Juncal tem posto médico (extensão do Centro de Saúde de Porto de Mós), que funciona diariamente com dois médicos e três enfermeiros, tem uma farmácia, que é a mais apetrechada do concelho, e laboratório para análises clínicas.

11 — Comércio, indústria e serviços. — A actividade comercial da povoação desenvolve-se em três minimer-cados, cinco mercearias, cinco cafés, três lojas de comércio misto, uma papelaria, uma loja de produtos agro--pecuários e pesticidas e uma loja de electrodomésticos.

Quanto à actividade industrial, a população do Juncal ocupa-se em três oficinas de reparação de bicicletas, três oficinas de serralharia civil, uma oficina de automóveis, três canalizadores, três empreiteiros de obras públicas, duas oficinas de estores e de alumínios, três serrações de madeira, uma fábrica de móveis, uma carpintaria, uma empresa de cartonagem e embalagem, uma fábrica de porcelanas, treze fábricas de louça artística, quatro cerâmicas de barro vermelho, uma fábrica de plástico, uma fábrica de tapetes e de carpetes, nove empresas de camionagem e quinze empresas agro-pecuárias.

A área do parque industrial do Juncal, recentemente implantado, com 4,5000 ha, está preenchida com 22 novas indústrias.

No tocante aos serviços, existe uma delegação da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Porto de Mós desde há cinco anos e prevê-se para breve a instalação de mais duas delegações bancárias do Banco Espírito Santo e Comercial de Lisboa e do Banco Comércio e Indústria.

Está em funcionamento uma escola de equitação desde há alguns meses.

Para além da Cooperativa Agrícola do Concelho de Porto de Mós, que vem ao encontro das necessidades dos pequenos agricultores, que têm de deslocar-se à sede do concelho, a povoação do Juncal e lugares mais próximos já dispõem de sete câmaras frigoríficas com uma capacidade de frio superior a 70 t.

Tem barbeiros e cabeleireiras.

12 — Infra-estruturas da povoação do Juncal. — A povoação está toda servida de rede de distribuição de energia eléctrica, com iluminação pública, da rede de abastecimento de água, e tem uma rede de esgotos com uma central de tratamento dos mesmos. Tem ainda vários telefones públicos.

13 — Face ao que atrás foi exposto, a povoação do Juncal, no concelho de Porto de Mós, reúne requisitos, sobretudo de ordem histórica e de desenvolvimento económico, que justificam plenamente a sua elevação a vila, o que constituirá justo prémio para as gerações passadas e presentes que contribuíram com o seu trabalho e o seu bairrismo para formar o terceiro aglomerado urbano do concelho de Porto de Mós e representará um estímulo para as gerações futuras, que, por certo, se orgulharão dos seus antepassados e trabalharão com mais afinco a favor da sua terra.

Interpretando esse sentido dos Juncalenses, os deputados do Partido Social-Democrata pelo distrito de Leiria abaixo assinados apresentam à Assembleia da República, nos termos do artigo 170.°, n.° 1, da Constituição da República, o seguinte projecto de lei:

Artigo único. A povoação do Juncal, sede da freguesia do mesmo nome, do concelho de Porto de Mós, é elevada à categoria de vila, com a denominação de vila do Juncal.

Assembleia da República, 18 de Abril de 1989. — Os Deputados do PSD: Licínio Moreira — JoséLalanda Ribeiro — João Poças — Maria Luísa Ferreira — Ercília da Silva — Reinaldo Gomes — Belarmino Correia.

PROJECTO DE LEI N.° 392/V

CRIAÇÃO DA FREGUESIA DE SABR0S0 DE AGUIAR NO CONCELHO DE VILA POUCA DE AGUIAR

Sabroso de Aguiar é uma localidade da actual freguesia de Vreia de Bornes em franco progresso.

A meio do caminho entre Chaves e Vila Real, Sabroso é atravessada pela estrada nacional n.0 2 e pela linha férrea do vale do Corgo.

Sabroso de Aguiar beneficiou do foral dado por D. Manuel I a Aguiar da Pena em 22 de Junho de 1515. Entre Sabroso e Pedras Salgadas existe uma ponte romana.

Sabroso constitui juntamente com Pedras Salgadas e Campo de Jales o conjunto das três maiores localidades do concelho de Vila Pouca de Aguiar.

Na década de 60-70 Sabroso começou a desenvolver--se devido à forte corrente de emigração, notando-se actualmente uma tendência acentuada para o regresso dos emigrantes, que se fixaram na localidade, desenvolvendo diferentes actividades.

Sabroso tem cerca de 800 eleitores e é nítido o seu crescimento pelo número de prédios construídos recentemente.

Dada a sua excelente localização, tem acessos rápidos e é servida diariamente por transportes colectivos (comboio e autocarro).

Do ponto de vista económico, merece ser salientada a exploração existente de doze pedreiras.

A festa anual em honra de Nossa Senhora de Fátima é das maiores da região.

Equipamentos colectivos existentes:

Escola pré-primária, com cantina; Escola primária P3, com seis salas; Campo de futebol;

Quatro cafés (Sambala, Emigrante, Estrela e Central);

Duas tabernas (Célia e Leonor);

Quatro supermercados (Fontelas, Estrada, Sobreiro

e Capela); Duas oficinas de automóveis; Duas serralharias;

Três nascentes terminais (Sabroso, Sabroso-Nova

Nascente e Romanas); Estação de caminho de ferro (linha do Corgo); Uma loja de comércio de materiais de construção

civil;

Uma serração de madeira;

Uma sapataria;

Uma casa de móveis;

Uma capela;

Um cemitério;

Uma fábrica de alcatrão;