O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1S82

II SÉRIE-A — NÚMERO 58

se abalançarem a pequenos empreendimentos empresariais, promovendo a porcelana artística e industrial, quase sempre com o símbolo VA.

Paralelamente, a emigração para terras de França e Américas permitiu o aumento do poder económico das famílias, com contrapartidas imediatas nos domínios da educação dos filhos e da habitação.

O fim do condicionamento industrial permitiu o aparecimento de indústrias de pequena dimensão ligadas ao apoio à construção civil, com predominância no sector cerâmico, bem como a dinamização da pesca longínqua obrigou a que nas áreas portuárias se desenvolvessem sectores de actividades de reparação naval e mais recentemente indústrias de transformação, quer de produtos da pesca quer de produtos hortícolas.

A construção do porto de Aveiro, situado em cerca de 90% das suas estruturas no concelho de Ílhavo, bem como a construção do IP 5, que liga as praias da Barra e da Costa Nova ao interior do País e à Europa, vai provocar novas condições de dinamização económica, com predominância nos sectores industrial e de turismo.

É o concelho de Ílhavo um dos primeiros do distrito de Aveiro na criação de riqueza para o País e é o segundo em captação de IVA/turismo da Região de Turismo da Rota da Luz.

Razoavelmente infra-estruturado, dispõe de cobertura completa na distribuição domiciliária de água, na electrificação e na recolha de lixos, dispondo o centro urbano de Ílhavo igualmente de saneamento. A adesão de Portugal à Europa comunitária tem permitido que através dos fundos estruturais a componente da vila de Ílhavo se robustecesse.

O desenvolvimento de estruturas portuárias e viárias como o IP 5, a auto-estrada Porto-Lisboa, que dista 10 km da vila de Ílhavo, a nova variante à estrada nacional n.° 109, que melhorará o IC 1, são factores de dinamização local, que deixam à autarquia novos desafios para responder ao interesse dos agentes económicos, quer locais quer internacionais, para o reforço do desenvolvimento económico. O crescimento e aparecimento de novos pólos industriais e de serviços são disso exemplo.

Com 14 365 habitantes, de acordo com o censo de 1981, tem ao longo destes 10 anos a vila de Ílhavo reforçado o seu peso demográfico, em parte devido ao crescimento natural da sua população, por outro lado pelo fenómeno da litoralidade que infelizmente ainda caracteriza o País, bem como com a chegada de grandes contingentes de emigrantes, que, de certa forma, são polarizadores do desenvolvimento urbano na área da construção civil.

Num Portugal em modernização, orgulha-se Ílhavo de dispor de condições de bem-estar próximas de uma Europa, fruto do esforço das suas gentes, que, através da presente proposta, veriam de certa forma reconhecido o esforço do seu labor que à terra e ao País deram ao longo dos séculos, de que a presente súmula histórica é apenas um subsídio.

Actualmente, a vila de Ílhavo possui um aglomerado populacional contínuo de cerca de 8000 eleitores e a sua importância tem aumentado muito nos últimos anos.

Quanto a equipamentos colectivos, a vila de Ílhavo possui:

b) Um centro de saúde com internamento integrado, no denominado Hospital Concelhio ou da Misericórdia;

c) Quatro farmácias;

d) Uma corporação de bombeiros voluntários, decorrendo a construção do seu novo aquartela-mento;

e) O Museu Marítimo e Regional de Ílhavo, propriedade e gerido pela Câmara Municipal, atesta o contributo que a autarquia presta à cultura local e regional, sendo visitado por cerca de 12 000 a 15 000 pessoas por ano.

Paralelamente decorrem exposições de arte na sua sala de exposições temporárias, bem como iniciativas culturais no domínio da música (recentemente, no dia 8 de Junho de 1990, actuou o artista Pedro Caldeira Cabral e o seu grupo La Batalla), bem como foi um êxito o ainda recente I Festival de Vídeo, designado por ILHAVÍDEO/90;

f) A maior casa de espectáculos foi alvo de incêndio no final de 1989, prevendo-se a sua revitalização a curto prazo.

No entanto, existem outros locais de animação, como o Auditório-Museu e o Auditório do Salão Paroquial, onde ainda no dia 22 de Junho de 1990 decorreu um espectáculo de música clássica, pela Orquestra de Câmara Pró--Música e o denominado Salão Cinema Velho.

Presentemente, estão em fase de finalização o novo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, que prevê áreas para a intervenção cultural, bem como, nos princípios do ano de 1992, será inaugurado o novo edifício municipal, edifício inteligente, construído nos termos do programa da CEE, designado «Edifício 2000», com áreas para biblioteca, videoteca e sala de exposições;

g) Uma albergaria, com restaurante, com palácio no lugar da Ermida, da freguesia sede do concelho, utilizado como turismo de habitação, inúmeros similares de hotelaria, bem como duas residenciais e uma pensão;

h) Uma escola preparatória, uma escola secundária com cursos até ao 12.° ano e um centro de formação profissional — FORPESCAS;

/) Seis estabelecimentos de ensino pré-primário e quatro infantários afectos a instituições de solidariedade social e paroquial.

Na área do ensino pré-primário não necessita, de momento, a autarquia de proceder à construção de mais espaços de aula, de acordo com a delegação escolar local;

j) Na área da terceira idade, dispõe a vila de um lar de idosos de grande dimensão, de âmbito paroquial, um particular e um outro de razoável porte, ainda em construção, à responsabilidade de uma instituição de solidariedade social local;

A:) Na vila existem instaladas duas empresas de transporte público, que fazem a ligação urbana e a interurbana, nomeadamente na ligação à cidade de Aveiro, praias da Barra e Costa Nova, Gafanhas, etc;

0 Além de pequenos ajardinamentos, possui a vila uma área de centro cívico de razoável dimensão, onde se integra uma fonte luminosa, Monumento aos Mortos da Grande Guerra, sanitários públicos, o jardim do Pavilhão Municipal, parque infantil, etc.