O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

946

II SÉRIE-A — NÚMERO 35

tituídas pelos 2 Regimentos de Infantaria 18 e 6, 4 batalhões de Caçadores, algumas centenas de voluntários, 400 cavalos e 20 bocas de fogo, atingiram as alturas de Terras de Bouro, acampando em São João do Campo e na Portela do Homem, e aí permaneceram três dias e três noites, sob a inclemência de um temporal. Por fim, desarmados, puderam penetrar na Galiza, pela Aldeia de Lobios, sofrendo toda a sorte de vexames e privações. Era a chamada divisão leal, da qual faziam parte o futuro marquês de Sá da Bandeira, o estudante José Estevão e tantos outros liberais, depois distinguidos no cerco do Porto. Esses vencidos, reduzidos a menos de metade, embarcaram em Agosto na Corunha, para Porstmouth, onde viveriam durante três anos nos celebrados «barracões».

O duque de Saldanha (nessa ocasião embarcado, pouco airosamente, no Belfast) demandaria mais tarde o desterro, em 1851 (talvez por imposição discreta de um remorso), por essa mesma Portela do Homem, após o frustrado «movimento» de Abril desse ano. Antes de passar a fronteira o marechal pernoitou em São João do Campo, na chamada Casa do Passadiço.

D) Razões de ordem demográfica

Desde a sua ocupação inicial, a tempo inteiro, enquanto povoação, as Termas do Gerês têm vindo a assistir a um aumento demográfico que tem sido constante, ainda que lento.

Conta, no presente, com cerca de 800 eleitores.

Mas as suas termas e o Parque Nacional da Peneda--Gerês fazem dela um local de passagem e paragem obrigatórias. Daí as já 600 000 pessoas que em 1989 demandaram tais paragens .. .

Paragens essas que são um anfiteatro natural e onde a povoação de Termas do Gerês se tem desenvolvido harmoniosa em função do sítio, pois por ali encontram--se os mais notáveis vestígios da vegetação espontânea do País, e em que muitas plantas (entre as quais algumas só ali se encontram) emprestam ao local a riqueza que tanto o notabiliza (quer a nível nacional, quer a nível internacional) junto das diversas comunidades científicas mundiais.

A fauna que a acompanha, igualmente moldada pelas mesmas condições ecológicas, está na mesma linha de preocupações de tais comunidades científicas que quase todos os anos demandam a área e o Parque Nacional da Peneda-Gerês.

É assim que se pode afirmar que, apesar do baixo índice demográfico que se regista no concelho, as Termas do Gerês são o núcleo populacional com maior número de eleitores, bem superior ao que se verifica, por exemplo, no lugar de Covas, onde está instalada a sede do concelho de Terras de Bouro.

É pois oportuno e conveniente referir que as «Termas», para além do local turístico e de cura termal, se situam numa região de baixo índice demográfico onde, a manterem-se as actuais taxas de natalidade e migração, se poderá, a curto prazo, caminhar para a «desertificação humana».

Também, por tais razões, a fixação dos naturais e dos outros depende da criação de algumas condições, que a presente iniciativa pretende estimular.

Sabemos como é necessário que os naturais e ou os residentes se sintam atraídos pela terra que os viu nascer ou adoptaram, ... mas não nos competirá também a nós, deputados, ajudar para que tal aconteça?

Pensamos que sim!

D) Razões de ordem sócio-económica

A elevação a vila das Termas do Gerês não contunde com quaisquer interesses paralelos de outras povoações que já tenham essa categoria.

Estão as mesmas essencialmente voltadas para a indústria hoteleira e similares.

De salientar que parte da sua população dedica-se a outras actividades, nomeadamente ao artesanato da madeira onde, através de técnicas bem antigas mas eficientes, são fabricados objectos de grande interesse etnográfico de características únicas a nível nacional e internacional.

Nas Termas do Gerês existem:

Praça de táxis;

Indústria de camionagem;

Estação de abastecimento de combustíveis;

Carpintarias;

5 hotéis;

7 pensões;

16 casas de hóspedes; 11 restaurantes; 9 cafés; 3 talhos;

Padaria com fabrico próprio;

Várias mercearias;

Estabelecimentos comerciais;

Mercado;

Drogaria;

Sapataria;

3 salões de cabeleireiro;

5 lojas de quinquilharias e artesanato;

2 quiosques.

Dispõe a região de uma culinária regional bastante rica, onde sobressaem a famosa vitela e as trutas, além dos pastéis regionais de Santa Eufêmia. Destaque especial para o muitíssimo afamado, e igualmente procurado, o já celebre «hipericão do Gerês», cuja exploração deu origem à formação de uma cooperativa de produtores — GERESMEL.

Estas termas dispõem ainda de:

Serviços médicos-sociais com posto clínico;

Balneários termais, com vários consultórios médicos, laboratório de análises clínicas e gabinete de fisioterapia, com aparelhos modernos de ondas ultracurtas (marconiterapia);

Consultórios médicos de clínica geral e dentária;

Farmácia;

O Grupo Desportivo do Gerês possui um campo

de futebol e sede social; Courts de ténis e um campo de minigolfe; Piscinas públicas;

O Parque Nacional da Peneda-Gerês, além das diversas estruturas de apoio, dispõe de uma delegação, posto de informações e parque de campismo no Gerês;

A Comissão Regional de Turismo do Verde Minho tem aqui um posto a funcionar nas instalações da ex-Junta de Turismo do Gerês;

O Banco Espírito Santo e Comercial de Lisboa tem aqui um posto de câmbio que, na prática, e para todos os efeitos, funciona como qualquer agência bancária;

Estação dos CTT;

Postos da GNR e Guarda Fiscal;