O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1120

II SÉRIE-A — NÚMERO 44

Associação cultural e recreativa (vocacionada sobretudo para o teatro); Agrupamento de escuteiros; Jornal mensal;

Salão paroquial (adaptado a teatro). Nora. — Está pedida a criação de um posto da GNR.

Turismo

Nespereira é, sobretudo no Verão, um mar de gente. São centenas de emigrantes que vêm do Brasil, de França, de Lisboa, do Porto. E vêm outros durante todo o ano tomar conhecimento ou recordar belas paisagens, pescar, caçar, saborear o cozido à portuguesa, o cabrito assado com arroz de forno, a sopa seca, a vitela assada, o pão-de-ló.

Como pontos de interesse turístico, destacamos:

Gruta de Nossa Senhora de Lurdes, próxima da igreja matriz, uma pequena réplica da que existe em Massabielle, nas margens do rio Gave, em França;

Igreja de Santa Marinha, erigida no mesmo local da primitiva, em 1745. De salientar aqui o retábulo do altar-mor, em talha dourada, a imagem de Nossa Senhora da Conceição, do século xvii, e a imagem de Santa Marinha, uma excelente e valiosa obra de arte do século xvi. No adro da Igreja existe um velho cedro plantado aquando da inauguração da Igreja;

Igreja de Santo Erício;

Capela de Santa Cruz, do século xiv;

Capela do Senhor dos Remédios;

Capela de São Caetano e Nossa Senhora das Dores, do século xvin;

Capela de Nossa Senhora da Livração;

Capela de São Brás, reconstruída em 1738;

Capela de Santo António e Nossa Senhora das Necessidades, de 1674;

.Capela do Senhor Jesus, do século xvui;

Capela de Santo António, do século xvin;

Capela de Nossa Senhora da Conceição, do século xvn;

Capela de Santa Ana, de 1979;

Nicho de Nossa Senhora do Castelo, a mais de 1000 m de altitude, com um miradouro de onde se avista o rio Douro e um lindíssimo panorama num raio de muitos quilómetros em redor;

Rio Ardena, de águas límpidas, completamente despoluidas, truteiro, com maravilhosos locais para banho e onde vai ser construída uma praia fluvial.

Pelo exposto, fica demonstrado que Nespereira preenche os requisitos da Lei n.° 11/82, de 2 de Junho, para poder ser elevada à categoria de vila.

Nesta conformidade, o deputado abaixo assinado, do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, apresenta à Assembleia da República, nos termos do n.° 1 do artigo 170.° da Constituição da República Portuguesa, o seguinte projecto de lei:

Artigo único

A freguesia de Nespereira, no concelho de Cinfães, é elevada à categoria de vila.

O Deputado do Partido Socialista, Ademar Sequeira de Carvalho.

PROJECTO DE LEI N.° 740/V

ELEVAÇÃO 0A POVOAÇÃO DE VALADO DOS FRADES A CATEGORIA DE VILA

Sede de freguesia com o mesmo nome, fundada no último quartel do século xvin, Valado dos Frades, no concelho da Nazaré, de cuja sede dista 6 km, com uma área territorial de 20 km2, integra, em aglomerado populacional contínuo, as localidades de Marmeleira, Pinhal de Torre e Águas Belas, elevando-se o número dos seus habitantes a cerca de 5000, sendo de 3044 o número de cidadãos eleitores.

Da grande importância de Valado dos Frades, a sustentar o presente projecto de lei, nos fala a sua história ancestral e, nos nossos dias, a sua economia próspera e o conjunto de equipamentos colectivos de que usufrui a sua população:

História

Nas Matas de Frei António, fala-nos o comandante Joaquim CaJJixto Ferreira do cavername de um trirreme fenício.

Há indicações de uma povoação romana bastante civilizada, conforme as inscrições e sepulcros descobertos.

Para além do túmulo do Valado com as sete musas, há mosaicos, moedas, olaria, sepulturas, etc., que provam uma longa permanência romana nesta região.

À volta da «lagoa» que se estendia de Alfeizerão a Cós (entrando o mar por um estreito junto à Ponte das Barcas), fixaram-se pois os casais romanos e luso--romanos, surgindo assim pequenas povoações como o Valado, para o aproveitamento das terras férteis e aprazíveis, bem como o usufruto de termas da região.

Durante o domínio árabe poucas alterações se podem ter dado, havendo documentos de incontestável valor, como a torre mourisca, fronteira às termas da Piedade, e que deu a designação ainda hoje mantida de Torre (Pinhal da Torre).

Pelo auto de demarcação das Igrejas dos Coutos, e com a data de 8 de Agosto de 1296, já existia a Granja do Valado.

Os monges davam foral (regalias e direitos) a todos os que quisessem povoar determinado local, que convinha àqueles para fins industriais ou alargamento das culturas — foi o que sucedeu com o Foral de Águas Belas ou Rio de Moinhos, onde, a ter havido um núcleo urbano, trabalharia na metalurgia.

As ferrarias eram lugares onde se faziam armas ... e a primitiva Ferraria dos Coutos era em Valado, propriamente em Águas Belas, onde o ferro era daí extraído de minas pelos monges.

O Mosteiro de Alcobaça criou no Valado uma escola agrícola, sita na Quinta do Campo (esta ainda hoje existente).

Já em 1260 Vallada interessava ao Mosteiro, pois um tal mestre Domingos doava àquele 15 «astins» (medida agrária medieval) de uma herdade que possuía a Vallada.

Num velho manuscrito pode-se ler: «Ainda no ano de 1315 o mar fazia um lago que chegava ao Valado [...]»

Em 1439 já estava edificada a Igreja de Santa Maria de Vallada.