O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1438

II SÉRIE-A — NÚMERO 61

Consciência, nos postos consulares ou nos serviços competentes nas Regiões Autónomas.

3 — Sc não tiver sido apresentada directamente na Comissão Nacional, a declaração de objecção de consciência 6-lhc enviada pelas entidades referidas no número anterior, no prazo de cinco dias após a sua recepção.

Artigo 21.» Apreciação e suprimento de defidfindas

1 — Recebida a declaração, a Comissão Nacional aprecia, no prazo de IS dias, a sua regularidade formal.

2 — Sempre que a declaração de objecção de consciência se encontrar incompleta ou irregularmente instruída, a Comissão Nacional notifica o declarante para que, no prazo máximo de 20 dias, supra as respectivas deficiências, sob pena de ser liminarmente indeferida.

3 — Se o declarante não suprir as deficiências da declaração no prazo previsto no n.a 2, a Comissão Nacional comunicará oficiosamente, no prazo de cinco dias, a ineficácia da mesma ao distrito de recrutamento e mobilização competente.

Artigo 22.°

Efeitos da declaração

1 — A apresentação da declaração de objecção de consciência suspende imediatamente o cumprimento das obrigações militares do declarante subsequentes ao acto de recenseamento, sendo, para o efeito, comunicada oficiosamente ao distrito de recrutamento e mobilização competente, sem prejuízo do procedimento previsto no artigo seguinte.

2 — Sc a declaração não for apresentada até aos 30 dias anteriores à incorporação ou durante a prestação do serviço militar, o cumprimento das obrigações militares do declarante só sc suspende após a conclusão daquela prestação.

Artigo 23.9

Recusa de estatuto e audiência

1 —Sem prejuízo do disposto no n.° 2 do artigo 21.9, o reconhecimento do estatuto de objector de consciência só pode ser recusado com base na falsidade dc elementos constantes da declaração ou na existência de qualquer das inabilidades previstas na presente lei.

2 — O reconhecimento do estatuto do objector dc consciência não pode ser denegado sem que ao declarante seja dada a possibilidade de ser ouvido em audiência perante a Comissão Nacional, podendo fazer-se acompanhar dc advogado.

3 — Na audiência a que sc refere o número anterior a Comissão Nacional ouvirá também as testemunhas apresentadas.

4 — A audiência prevista nos números anteriores poderá ser pública, a requerimento do declarante feito por escrito ou oralmente, no início da mesma.

5 — A audiência deve incidir sobre os motivos subja-

ccnics à declaração e sobre a prática de vida do declarante

que demonstre a sua coerência com tais motivos.

6 — A falta injustificada do declarante à audiência prevista neste artigo equivale à renúncia do direito a ser ouvido.

Artigo 24.9 Averiguações

1 — A Comissão Nacional de Objecção dc Consciência procederá às averiguações que considere necessárias para a comprovação da veracidade dos elementos constantes da declaração.

2 — A Administração Pública e os interessados na obtenção do estatuto devem cooperar nas referidas averiguações.

Artigo 25.9

Decisão

1 — No exercício das suas funções, a Comissão Nacional decide de acordo com critérios de objectividade e imparcialidade.

2 — A decisão da Comissão Nacional referente ao reconhecimento do estatuto de objector de consciência é tomada por maioria de votos dos seus membros e devidamente fundamentada em acta, não podendo haver abstenções.

3 — A Comissão Nacional tem de decidir no prazo máximo de três meses contados da apresentação da declaração de objecção dc consciência.

Artigo 26.9

Notificação c comunicação

1 — A deliberação da Comissão Nacional é notificada ao declarante, acompanhada da acta respectiva, no prazo de cinco dias.

2 — Sendo reconhecido pela Comissão Nacional o estatuto dc objecção dc consciência, a acta que contenha a respectiva deliberação 6 enviada, oficiosamente, ao Gabinete do Serviço Cívico dos Objectores dc Consciência e ao distrito dc recrutamento e mobilização onde o requerente estiver recenseado, e são também remetidos boletins ao Centro de Identificação Civil c Criminal.

3 — A recusa pela Comissão Nacional do reconhecimento do estatuto dc objecção de consciência é oficiosamente comunicada apenas ao distrito dc recrutamento c mobilização onde o declarante estiver recenseado.

Artigo 27.°

Recursos

1 — Da deliberação da Comissão Nacional cabe sempre recurso, a interpor pelo declarante nos 20 dias subsequentes à data em que foi notificado da mesma, para o Conselho Nacional dc Objecção de Consciência.

2 — O recurso tem o efeito suspensivo estabelecido no n.9 1 do artigo 22.° quanto ao cumprimento das obrigações militares.

3 — O Conselho Nacional tem de decidir no prazo máximo dc dois meses contados da interposição do recurso.

4 — Das decisões do Conselho Nacional de Objecção dc Consciência sobre a atribuição de estatuto dc objector de consciência cabe recurso, nos termos da lei, para o Supremo Tribunal Administrativo.

5 — 0 processo de recurso é isento de quaisquer taxas,

custas e emolumentos, salvo quando for manifesto que o interessado agiu dc má fé, caso em que será condenado como litigante dc má fé e nas cus ias do processo calculadas nos lermos gerais.