O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 DE JULHO DE 1992

957

Monumentos:

a) Castro de Vilar de Maçada e muralha;

b) Castro de Francelos e muralha;

c) Igreja matriz do século xvtn;

d) Capela de Borba:

e) Capela de Santa Bárbara;

f) Santuário do Senhor Jesus da Capelinha;

g) Capela de Fiães;

h) Casa do Infantário, brasonada, que pertenceu à família Pinto Pizarro Portocarrero;

t) Casa dos Pinto Pizarros, também brasonada, que pertenceu a Rodrigo de Almeida Carvalhais Pinto Pizarro, 1.° barão da Ribeira de Sabrosa, nascido e falecido em Vilar de Maçada em 30 de Março de 1788 e 8 de Abril de 1841, respectivamente. Foi presidente do Conselho do Reino, de 18 de Abril de 1838 a 16 de Novembro de 1839, tendo sido considerado um dos mais hábeis estadistas do seu tempo, na Europa;

j) Casa da Fonte, também brasonada, que pertenceu à família dos Pinto Pimentéis;

D Casa de Vinheiros, brasonada, que pertenceu também à família dos Pinto Pimentéis; m) Casa brasonada, que pertenceu à família Pinto Mesquita;

n) Fonte pública e lavadouros anexos antiquíssimo o) Quatro moinhos desactivados e um em funcionamento, ao longo da margem esquerda do rio Pinhão, numa extensão de cerca de 2 km; p) Praia fluvial na margem esquerda do rio Pinhão, junto à ponte de Parada e próximo aos viveiros de trutas.

Quintas circundantes. — As quintas de Favaios, Fornos, Porto, Cipreste, Rio, Braga, Costa, Marinha Moura, Ranginha, Fatinho, são as mais importantes. .

Transportes. — Vilar de Maçada é servida por três carreiras diárias entre Alijó-Vilar de Maçada-Vila Real e vice--versa.

Actividade religiosa. — Vilar de Maçada possui uma igreja, construída em 1753, ano das comemorações do 500.° aniversário do foral, templo de uma só nave, com altar-mor e quatro altares laterais de antiga talha dourada e tecto apainelado de madeira, valorizado com belas pinturas a óleo.

Existe ainda nesta localidade o Santuário de Santa Bárbara com enorme Capela de Santa Bárbara e duas mais pequenas, numa das quais se encontra o Senhor Jesus da Capelinha, imagem maravilhosa do Senhor Caído, padroeiro de Vilar de Maçada, com festa e romaria que lhes são dedicadas no 2.° domingo de Julho.

A propósito deste Santuário diz Pinho Leal no seu livro Portugal Antigo e Moderno:

É este Santuário um dos pontos mais vistosos da Província de Trás-os-Montes. Dali se avistam vinte e quatro freguesias de Trás-os-Montes e grande extensão da Província da Beira Alta.

Conclusão

A elevação de Vilar de Maçada à categoria de vila é uma questão do mais elementar sentido de justiça. A sua história que se perde na memória dos tempos é brilhante ftvtv crescimento económico, na criação de infra-estruturas e no desenvolvimento cultural desta lindíssima terra.

A agricultura modernizada, fruto do espírito empreendedor dos jovens agricultores que aqui se têm instalado, o comércio inserido no contexto específico que o rodeia, a tradição artesanal, de que são belos exemplos o moinho na margem do Pinhão, o ferrador c o fabrico de pão de milho, encaram o futuro com optimismo.

A indústria, com alguns empreendimentos, procura adaptar-se às últimas inovações tecnológicas e novas técnicas de gestão, com a certeza de colher, no futuro, os benefícios do investimento agora feito.

A cultura, através do teatro, rancho infantil e da biblioteca agora instalada na Casa do Povo, vivifica-se ano após ano, transmilindo-se de geração em geração.

As infra-estruturas, como a luz, saneamento básico, água ao domicílio a 100 %, os arruamentos melhores do concelho, com uma artéria principal ao longo de 1500 m, há já muito que foram criadas.

Pelo exposto resulta que a povoação de Vilar de Maçada reúne os requisitos exigidos pela Lei n.° 11/82, de 2 de Junho, para a reelevação à categoria de vila.

Nestes termos, ao abrigo das normas constitucionais e regimentais aplicáveis, os Deputados abaixo assinados, do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, apresentam o seguinte projecto de lei:

Artigo único. A povoação de Vilar de Maçada, no concelho de Alijó, distrito de Vila Real, é reelevada à categoria de vila.

Assembleia da República, 25 de Junho de 1992. — Os Deputados do PS: José Sócrates — António Martinho — Eurico Figueiredo.

PROJECTO DE LEI N.2 183/VI

CRIAÇÃO DA FREGUESIA DE VILA VERDE NO CONCELHO DE SOA

O povo de Vila Verde tem, desde há 25 anos, vindo a tentar criar a sua freguesia.

Foram 25 anos de dificuldades, mas felizmente acompanhados de um crescimento que hoje toma imparável a sua concretização.

Hoje, Vila Verde conta com uma economia de progresso. Perde-se no tempo a tradição de as gentes da terra se dedicarem à comercialização e curtume de peles de ovino e caprino.

São por isso chamadas «samarreiros», o que muito as honra.

• Há um pregão que hoje faz parte das suas memórias, que parece ser o único verdadeiramente original nesta região, que é: «Há peles que vendem».

Era assim que desde tempos remotos os rapazes iam de terra em terra à procura de peles para negociar.

Vila Verde é, da freguesia de Tourais, a povoação com maior número de eleitores (516 num total de 1653) e também com o maior número de habitantes e de fogos.

É a única freguesia com desenvolvimento económico de vulto.

No presente, Vila Verde é uma povoação muito interessante e com boas grandes possibilidades futuras, devido ao dinamismo das suas gentes.

Páginas Relacionadas
Página 0954:
954 II SÉRIE - A — NÚMERO 48 O alargamento proposto estende-se à câmara [...] e ao Mi
Pág.Página 954
Página 0955:
4 DE JULHO DE 1992 955 8 — Tudo resulta em saber, a final, se o disposto no artigo 2.
Pág.Página 955