O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

226

II SÉRIE-A - NÚMERO 12

sar, foram criados e laboram cerca de 2000 postos de trabalho. A facturação anual das unidades industriais instaladas atingirá 18 milhões de contos, dos quais 6 milhões se destinam a exportação para os mais variados destinos.

Estes números, onde não há a mínima parcela de exagero, permitirão ao observador menos atento avaliar da real dimensão e da pujança da freguesia de Cesar.

Ainda que em síntese, fornecem-se de seguida outros indicadores:

Equipamentos colectivos

Centro de saúde — instalado em edifício moderno, construído expressamente para o efeito, que estende a sua zona de influência à vizinha freguesia de Fajões. Ainda dentro deste capítulo da assistência médica, de referir a existência de vários consultórios particulares, quer de clínica geral, de especialidades e de enfermagem.

Farmácia.

Casa do Povo — dispondo de pavilhão gimnodesportivo, tudo instalado em edifício próprio construído expressamente para o efeito, cobrindo as freguesias de Cesar, Macieira de Sarnes e Nogueira do Cravo.

Salão paroquial.

Futebol Clube Cesarense — dispondo de estádio privativo, a militar em provas oficiais, cujos 60 anos de meritória actividade lhe concederam recentemente a atribuição da medalha de mérito desportivo.

Sociedade Columbófila de Cesar — uma das mais antigas colectividades entre as congéneres do país.

Transportes públicos colectivos — uma extensa rede de carreiras diárias, com múltiplos horários, que ligam Cesar com todos os centros vizinhos com grande comodidade e eficiência para as massas trabalhadora e estudantil. Instala-se ainda uma praça de carros de aluguer.

Estação dos CTT — instalada em edifício privativo e construído para o efeito, cobrindo esta e várias freguesias vizinhas.

Estabelecimentos comerciais e de hotelaria — praticamente de todos os ramos, instalados com a devida dignidade; ainda com a mesma dignidade se instalam estabelecimentos de diversão.

O ensino obrigatório é assegurado com a existência de três edifícios escolares e cantina.

Funciona a educação pré-escolar da rede oficial, bem como uma creche e infantário instalados em edifício modelar.

Em fase adiantada de construção encontra-se o futuro centro de dia, dimensionado para a resolução cabal dos problemas da terceira idade.

Em modernas instalações foi criada já há vários anos uma agência bancária de crescente movimento.

Uma extensão do Centro Regional de Segurança Social de Aveiro, devidamente equipada em meios humanos e técnicos, assegura a cobertura desta freguesia e de outras circunvizinhas.

Um posto da GNR, devidamente instalado, estende a sua área de actuação por várias freguesias dos concelhos de Oliveira de Azeméis e Arouca.

Num edifício devidamente adaptado para o efeito, funciona um centro de recuperação de toxicómanos, da organização Le Patriarche, reconhecida internacionalmente, a quem se de já uma notável folha de serviços.

Em Cesar se instala ainda uma estação digital de telecomunicações, que estende a sua área de actuação a outras freguesias.

A freguesia fez já aprovar a toponímia, cobrindo toda a área da mesma.

Aqui se instala ainda uma escola de condução.

Cesar constitui o eixo central, o ponto de irradiação de um conjunto de rodovias que a põem em contacto rápido com outros centros urbanos de reconhecida dimensão — Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Vale de Cambra, Santa Maria da Feira e Arouca.

Cesar situa-se a cerca de 30 km da cidade do Porto e a 40 km de Aveiro. Escassos 12 km a separam do nó, em Santa Maria da Feira, da Auto-Estrada Lisboa--Porto.

A construção civil atravessa uma fase de grande incremento, o que irá contribuir a curto prazo para a resolução satisfatória do problema habitacional. Simultaneamente, erguem-se várias construções para a indústria e para o comércio.

Um conjunto de palacetes de bela traça dá à freguesia um ar de reconhecida distinção.

Verifica-se, assim, que a freguesia de Cesar preenche e ultrapassa todos os requisitos da Lei n.° 11/82, para poder ser elevada, de pleno direito, à categoria de vila.

Falta-lhe, para já, o número de eleitores consagrado na mesma lei, requisito que o artigo 14.° da mesma lei permite ultrapassar de plena justiça, tal como aconteceu já em circunstâncias similares.

Efectivamente, a freguesia de Cesar possui um extenso manancial de riqueza histórica que se estende a períodos bem anteriores aos da fundação da nacionalidade, assim como foi berço de notáveis vultos que ingressaram de há muito na galeria dos ilustres filhos da Pátria.

Das mais recuadas épocas, fala-nos o Castro Caibo, onde povo lusitano vigiou o invasor. Aqui existiram pelo menos três dólmens, que a procura de tesouros fez desaparecer.

Era já a Vila Cesari, quando, no distante ano de 1035 aqui se fere sangrenta batalha em que as hostes do cristão rei de Leão vence o chefe mouro Cimeia.

Em 1608, o presbítero Auderigus e o seu discípulo Vermudos, juntamente com a família Sandiz, fundaram em Vilarinho um mosteiro da Regra de S. Bento.

E nas Inquirições de D. Afonso III, no ano de 1363, correspondente ao ano de 1325 da era de Cristo, refere--se expressamente que Cesar constituiu uma honra, consoante documento arquivado na Torre do Tombo, que a seguir se transcreve:

In freguezia de S. Pedro de Cesar há hi hü paço de filhos de Gil Garcia e outro de Afonço Bubal, que trazem por honrra toda a freguezia, que non entra hi mordomo, mas entra hi o porteiro e pec-tam... vos e coyma e homisio, dom lutuosa a El--Rei se hi morre herdador, e deu honra don a El--Rei cada anno dois modis de paõ e nove galinhas.

Não escasseiam argumentos sólidos para justificar que aqui tenha nascido Pêro Lopes, herói de Akàcer--Quibir, já que seu pai, Sebastião Lopes Godinho, aqui viveu e morreu, em pleno século XVI, ele que foi senhor da honra de Cesar e da torre senhorial que ali existia.

Páginas Relacionadas
Página 0225:
17 DE DEZEMBRO DE 1992 225 ANEXO Dedaraçfio de voto do PS Os Deputados do
Pág.Página 225