O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2-(8)

II SÉRIE-A - NÚMERO 1

Uma. breve'; análise das ' perspectivas económicas e políticas a nível mundial e europeu e da Comunidade Europeia

Os últimos três anos: um abrandamento da actividade económica, sem recessão generalizada

O prosseguimento do processo de desinflação nos pai ses industrializados, apoiado num conjunto de evoluções sectoriais positivas

1. PERSPECTIVAS INTERNACIONAIS PARA 1994

1. No documento^ "Opções Estratégicas" procedeu-se à identificação de algumas das principais tendências de médio prazo da evolução internacional, no que respeita à situação géoestratégica, à demografia, ao ambiente, à actividade económica, aó processo de globalização e concorrência internacional e à política . económica nos países industrializados,- tendo-se igualmente referido as prováveis linhas de força de evolução da Comunidade Europeia.

Nas "Grandes Opções do Plano" pára 1994, a análise -da situação internacional será circunscrita á evolução recente e às perspectivas económicas de curto prazo, à identificação de questões de natureza geopolítica que irão provavelmente dominar o próximo ano, referindo-se igualmente questões que mais especificamente dizem respeito à Europa e à Comunidade Europeia.

SITUAÇÃO MUNDIAL

Evolução recente da economia mundial

2. Nos últimos três anos assistiu-se a um claro abrandamento da actividade económica nos países da OCDE. A dessincronização na evolução conjuntural das principais economias e o crescimento verificado no exterior da OCDE, nomeadamente na Ásia-Pacífico e, em menor escala, nalguns países da América Latina permitiu, no entanto, evitar uma recessão generalizada.

O abrandamento da actividade económica e a lentidão na retoma deverão ser entendidos à luz de um conjunto de processos e tendências que caracterizaram a evolução recente da economia mundial. Salientam-se os seguintes:

• o prosseguimento do processo de desinflação no conjunto dos países industrializados, estando a atingir-se, de forma continuada, os níveis d* inflação mais baixos das últimas três décadas. Este processo, iniciado com a alteração da política monetária dos EUA, em 1979, tem decorrido num contexto caracterizado por um conjunto de