O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

786

II SÉRIE-A — NÚMERO 45

1 clínica;

l posto médico;

1 lar de idosos.

3 — Estabelecimentos escolares:

1 creche em A dos Cunhados;

4 escolas primárias em A dos Cunhados;

4 escolas primárias em Sobreiro Curvo;

1 creche em Sobreiro Curvo.

4 — Estabelecimentos comerciais, indústrias e serviços:

Delegação da Caixa de Crédito Agrícola de Torres Vedras;

6 oficinas de automóveis;

2 stands de automóveis; 4 restaurantes;

10 cafés;

7 serralharias;

1 carpintaria;

2 lojas de construção civil;

4 lojas de produtos agrícolas; 9 minimercados; 6 lojas de electrodomésticos; 4 sapatarias;

4 talhos;

1 cerâmica de tijolo; 1 cerâmica de pintura;

5 salões de cabeleireiro;

3 lojas de pronto-a-vestín

1 agência automobilística;

2 agências funerárias; 1 salão fotográfico;

1 discoteca; 1 residencial; 1 papelaria;

1 posto de combustível; 1 clube de vídeo; 1 ourivesaria;

1 florista;

2 padarias.

V

Perspectivas futuras

A futura via itinerária complementar n.° 1 , nomeadamente a variante de Paio Correia, a qual, facilitando a ligação ao IC1, deixa A dos Cunhados a 3 km desta nova via.

Existem vários projectos de loteamentos habitacionais aprovados ou em fase de apreciação. A existência de praias e de termas continuará a facilitar o crescimento e desenvolvimento de A dos Cunhados.

VI

Porque A dos Cunhados reúne os requisitos essenciais, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis e dando sequência à vontade das populações e dos órgãos autárquicos da freguesia, os Deputados abaixo assinados, do Grupo Parlamentar do PSD, apresentam o seguinte projecto de lei:

Artigo único. É elevada à categoria de vila a povoação de A dos Cunhados, no concelho de Torres Vedras.

Palácio de São Bento, 13 de Maio de 1994.— Os Deputados do PSD: Duarte Pacheco — Vasco Miguel

PROJECTO DE LEI N.9 415/VI

ELEVAÇÃO DA LOCALIDADE DE CAMPELOS À CATEGORIA DE VILA

I

Apresentação

A localidade de Campelos, pertencente à freguesia do mesmo nome, concelho de Torres Vedras, distrito de Lisboa, situa-se no extremo norte do seu concelho, confinando com o concelho da Lourinhã.

Dista 18 km de Torres Vedras e 10 km da Lourinhã, entre as estradas nacionais n.05,8, Torres Vedras-Caldas da Rainha, e 8-2, Torres Vedras-Peniche.

Campelos e o aglomerado urbano contínuo é dividido entre os dois concelhos. Torres Vedras e Lourinhã, onde o arruamento faz a divisão entre dois municípios.

II

Razoe8 de ordem geográfica

Formando um aglomerado urbano contínuo, fruto do crescimento urbanístico das pequenas localidades de Campelos, Casais do Rijo, Cabeça Gorda e Casalinho das Oliveiras, tem há séculos um simples arruamento a separar os concelhos de Torres Vedras e Lourinhã, separação com que os habitantes se habituaram a viver, em nada estrangulando o desenvolvimento e crescimento das mesmas.

Neste aglomerado urbano destaca-se de há muitos anos a localidade de Campelos, por ser sede de freguesia, o lugar mais populoso, com mais equipamentos e serviços.

No concelho de Torres Vedras, se excluirmos a cidade, a maior localidade é precisamente Campelos, tanto nos Censos de 1981, como nos de 1991, onde surge com 1672 habitantes.

Mas se juntarmos os habitantes do mesmo aglomerado urbano continuo, que tem mais de 3 km de extensão e está dividido entre os dois concelhos de Torres Vedras e Lourinhã, encontramos uma população de 4400 habitantes.

O número de eleitores é de 1580 só em Campelos-Torres Vedras e de 1530 nas outras localidades, divididas nos dois concelhos, incluindo a parte de Campelos-Lourinhã. Totalizando este aglomerado urbano 3170 eleitores.

A freguesia de Campelos tem uma área de 24 km2.

Embora até 1945 muito distante da sede de freguesia, então Santa Maria, na sede do concelho, a cerca de 20 km, Campelos foi crescendo e desenvolvendo-se, sobretudo durante este século.

m

Razões de ordem histórica

A freguesia de Campelos era atravessada pela estrada real que ligava Lisboa ao Porto, e próximo dela alguns casais existiram, o Casal da Amieira do Caldeira, o Casal do Rossio e o de São Gião. Este último terá sido uma albergaria? Talvez, pois no Mapa de Portugal Moderno, pelo padre Bautista de Castro, em 1768, São Gião, nos roteiros terrestres de Lisboa para Caldas, surge como referência; são duas léguas de Torres ao São Gião; nem sequer o Ramalhal surge, como no roteiro de Torres para Caldas... que do Ramalhal ao São Gião é uma légua.