O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

14 DE JULHO DE 1994

935

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

PROJECTO DÊ LEI N.« 437/VI

ELEVAÇÃO À CATEGORIA DE VILA DA POVOAÇÃO DE SANTO ANDRÉ NO CONCELHO DO BARREIRO

Exposição de motivos

1 — Razão de ordem histórica e cultural. — A actual freguesia de Santo André, no concelho do Barreiro, tem origens históricas que remontam ao lugar da Telha, referenciado em documentos do século xrv do Mosteiro de São Vicente de Fora.

Nos séculos xrv e xv, o lugar da Telha constituía uma zona predominantemente rural, tendo sido objecto de emprazamentos feitos pelo Convento da Graça de Lisboa a diversos foreiros.

Nos finais do século xv começa a surgir um agregado populacional, que se desenvolve no século seguinte, acompanhado do respectivo aumento demográfico.

Este desenvolvimento é o resultado da instalação de um estaleiro naval, facto que leva, inclusive, a que o rio Coina passe a ser referido em documentos cartográficos.como rio da Telha.

O pólo de desenvolvimento emergente do estaleiro naval alastra a toda a zona ribeirinha do actual concelho do Barreiro, dando origem à fixação de profissionais ligados à construção naval nas suas diversas artes.

No século xvrn o estaleiro é desactivado, o que leva a um decréscimo da população. Nesta época, a Igreja de Santo André é referenciada como importante ponto de deslocação de peregrinos, o que não pode ser desligado da construção de um hospital, por iniciativa de um dos

párocos, mantendo a zona da actual freguesia as suas características rurais predominantemente ligadas à produção vinícola.

A instalação de uma fábrica de pólvora no século xtx veio constituir novo factor de desenvolvimento populacional da Telha. A acessibilidade fluvial da zona foi determinante para a instalação desta unidade industrial.

No mesmo século foi instalada na zona da Telha uma importante indústria de seca de bacalhau, integrada na empresa da Parceria Geral de Pescarias.

Nos inícios do século xx o fluxo das populações, nomeadamente oriundas do Alentejo, procurando trabalho nas unidades industriais que se começavam a implantar no concelho do Barreiro, faz surgir novos agregados populacionais ao redor das antigas quintas, cujas denominações ainda hoje estão sedimentadas na consciência colectiva (Quinta da Lomba, Quinta das Canas, Quinta dos Arcos).

O desenvolvimento demográfico da zona da Telha atinge a partir dos finais da década de 50 características próprias de um núcleo populacional com características autónomas que vieram a determinar, em 25 de Outubro de 1973, a recriação da freguesia de Santo André, cujos limites geográficos foram alterados em 1985.

Agregado populacional de fortes tradições democráticas, a freguesia de Santo André tem nas suas colectividades de cultura, recreio e desporto um importante factor de participação colectiva e de espaços de discussão e vivência própria, que se inseriu activamente no processo de transformação democrático vivido pela sociedade portuguesa nas últimas décadas.

2 — Razões de ordem geográfica, demográfica, social e económica—A freguesia de Santo André tem hoje mais de 15 000 habitantes e ocupa uma área de cerca de 3000 000 m2.

Páginas Relacionadas
Página 0936:
936 II SÉRIE-A — NÚMERO 53 O número de eleitores é actualmente de 10531. Os pro
Pág.Página 936