O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1148

II SÉRIE-A — NÚMERO 61

dores de Cunhados, Sobreiro Curvo e Casais recebiam a 8 de Agosto do mesmo ano autorização do arcebispo de Lisboa, D. Jorge de Almeida, para construírem a dita ermida que em 27 de Janeiro de 1572 já se encontrava construída, recebendo pouco depois autorização para se poder celebrar missa.

Os moradores de A dos Cunhados eram fregueses de São Pedro e São Miguel, cujos priores e beneficiados autorizavam a criação daquela ermida, mas com a condição desta «não ser em nenhum tempo freguesia».

Contudo, os moradores de A dos Cunhados assim que se vêem na posse da ermida passaram a bater-se pela criação da freguesia, assinando em Junho de 1579 um requerimento pedindo para erigir a ermida em paróquia. Os priores de São Pedro e São Miguel opõem-se a essa pretensão qüe punha em causa os seus direitos. Com o objectivo de tomar uma decisão final sobre o assunto o arcebispo de Lisboa envia a este concelho o bispo de Targa que em 2 de Novembro de 1581 toma a defesa dos moradores de A dos Cunhados, acabando o arcebispo de Lisboa por autorizar, em 15 de Dezembro desse ano, que fosse erigida a paróquia em curato amovível, apresentado pela Colegiada de São Miguel. Contudo, o prior de São Miguel recusa-se a nomear o respectivo cura, acabando este por ser nomeado pelo arcebispo e tomando posse da freguesia pelo São João de 1584. O primeiro pároco chamava-se Francisco Fernandes.

Como referimos acima, esta região é povoada desde a pré-história. O rio Alcabrichel e a fertilidade das suas margens terão funcionado como pólo de atracção das populações proto-históricas.

Embora ainda exista muita informação para estudar, os primeiros dados demográficos conhecidos para a região datam do princípio do século xiv, na já citada, em anteriores artigos, inquirição de 1309 estudada entre nós pelo padre Dr. Manuel Clemente e pelo padre Félix Lopes.

rv

Equipamentos colectivos em A dos Cunhados

1 — Instalações desportivas e culturais:

1 clube desportivo; 1 ringue desportivo;

Sede do Agrupamento de Escuteiros de A dos

Cunhados; 1 campo de futebol.

2 — Equipamentos sociais:

Associação de Socorros de A dos Cunhados,

com sete ambulâncias; 1 salão paroquial; 1 igreja; 1 cemitério; 1 estação dos CTT; 1 mercado fechado; 1 mercado mensal; 1 feira anual; 1 farmácia; 1 clínica; 1 posto médico.

• 3 —r Estabelecimenios escolares:

Um jardim-de-infância; Uma escola primária.

4 — Estabelecimentos comerciais, indústrias e serviços:

Delegação da Caixa de Crédito Agrícola de

Torres Vedras; Centro comercial; Oficinas de automóveis; Stands de automóveis; Restaurantes; Cafés; Serralharias; Carpintaria;

Lojas de construção civil;

Lojas de produtos agrícolas;

Minimercados;

Lojas de electrodomésticos;

Sapatarias;

Talhos;

Cerâmica de pintura; Salões de cabeleireiro; Agência automobilística; Agências funerárias; Salão fotográfico; Residencial; Papelaria;

Posto de combustível; Padarias.

V

Perspectivas futuras

A povoação de A dos Cunhados demonstrou nos últimos anos uma capacidade de desenvolvimento que tem atraído cada vez mais moradores para o seu seio.

Esta tendência só tenderá a aumentar, visto que a futura via itinerária complementar n.° 1 constrói a variante Paio Correia, deixando esta povoação a 3 km da nova via

Assim têm vindo a surgir diversos loteamentos habitacionais, muitos já aprovados, e perspectiva-se que investimentos na área industrial sejam canalizados para esta povoação, como complemento a uma, actividade agrícola, nomeadamente na horucuU.ura.de qualidade^ a qual surge como a principaJ actividade produtiva na localidade, sendo a sua produção canalizada diariamente para o mercado nacional e internacional.

A dinâmica desta localidade está bem subjacente no PDM de Torres Vedras, o qual prevê uma expansão significativa dos limites da mesma.

Palácio de São Bento. — Os Deputados do PSD: Duarte Pacheco— Vasco Miguet.

PROJECTO DE LEI N.e 415/VI

ELEVAÇÃO DA LOCALIDADE DE CAMPELOS À CATEGORIA DE VILA

Proposta de alteração

Os Deputados abaixo assinados, do Grupo Parlamentar do Partido Social-Democraia, apresentam uma alteração à