O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

180

II SÉRIE-A —NÚMERO 16

Qualquer pessoa com acesso a computador, modem e ligados à INTERNET, consultar, pesquisar e ler os textos linha telefónica pode, a partir de qualquer dos 135 países assim enviados.

World Wide Web (WWW)

Por outro lado, os ficheiros com os artigos produzidos são transmitidos para os Estados Unidos da América, onde são transformados em páginas de hipertexto e arquivados para consulta interactiva e livre num servidor de World Wide Web (WWW) do Instituto de Tecnologia da Geórgia, em Atlanta. Quem dispuser de programas de navegação apropriados pode, então, a partir de qualquer ponto do mundo, percorrer interactivamente os textos e realizar pesquisas em função de temas, datas ou outros critérios.

Dada a crescente relevância das auto-estradas da informação, a experiência agora feita veio apenas comprovar duas coisas:

Quão possível é usá-las;

A enorme importância de através delas saber fazer circular notícias portuguesas.

2 — É quase demasiado evidente, na verdade, a necessidade do serviço. As mesmas razões que justificam a

existência da RTP Internacional e da RDP 1 são alegação bastante a favor da publicação e difusão electrónica do serviço da Lusa.

A valia dessa opção só se torna, no entanto, completamente evidente quando se experimentam concretamente as vantagens da utilização dos instrumentos de acesso e leitura propiciados pela INTERNET.

Essa importação de técnicas já largamente experimentadas (com resultados bem visíveis) permite saltar etapas e resolver complexas questões (v. g., como pesquisar' grandes massas de informação) sem ter de «reinventar a roda»: basta usá-la.

De facto, para qualquer utilizador, mesmo para quem contacte pela primeira vez com este instrumento, a informação apresenta-se ordenada em menus, devidamente agrupados em função da natureza das notícias (nacional, desporto, internacional, etc).

Optando-se por um determinado grupo, de imediato se acede a uma lista.

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Páginas Relacionadas
Página 0184:
184 II SÉRIE-A —NÚMERO 16 Todos os resultados da pesquisa podem ser arquivados electr
Pág.Página 184
Página 0185:
26 DE JANEIRO DE 1995 185 o concelho. Localiza-se perto da margem direita do rio Selh
Pág.Página 185