O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

274

II SÉRIE-A— NÚMERO 20

3 — Em 1830, João Teixeira de Melo Seabra (descendente da Casa dos Seabras) montou uma fábrica de papel, no lugar do Poio, existindo ainda hoje as ruínas da dita fábrica. Era movida a água e produzia, em princípio, papel grosso e, mais tarde, também papel fino, que era transportado por almocreves para a Universidade de Coimbra, para Lamego e Viseu. Diga-se que a Universidade de Coimbra ao longo de muitos anos possuía em Lazarim várias terras, existindo ainda um marco com as iniciais da respectiva Universidade.

Os moinhos de água foram facto muito importante na vida económica e social desta freguesia. Desde os mais remotos tempos até meados deste século, estiveram em funcionamento simultâneo 56 moinhos, que no lugar do Poio, constituíam um autêntico povoado. Ainda estão em laboração 8 moinhos.

Actualmente tem peso na economia o fabrico de lacticínios, cuja matéria-prima é adquirida na elevada quantidade de gado existente nesta freguesia, nomeadamente bovino, caprino e ovino. Também labora com alguma adquirida nos arredores, moagens eléctricas, fabrico de pão regional e indústrias de mobiliário.

4 — Existem nesta freguesia vários estabelecimentos comerciais: talhos, mercearias, cafés e confecções.

5 — Lazarim é a freguesia do concelho de Lamego onde existem maiores potencialidades de exploração turística, nomeadamente o aproveitamento das aldeias da Anta, Sabugueiro e Castelo, que ainda estão em bom estado de preservação e onde se pode explorar o turismo rural; 250 casas rurais podem ser aproveitadas para esse fim. Existe na área uma zona de caça social, onde abundam as espécies cinegéticas como o coelho-bravo, a lebre, a perdiz e o javali. Os rios na zona da reserva são povoados de excelente truta e bordalo.

O Entrudo de Lazarim, um dos três mais típicos de Portugal, diz o director do Museu de Etnologia e Etnografia de Lisboa, còm características sócio-culturais muito próprias, é todos os anos visitado por vários milhares de forasteiros portugueses e estrangeiros. A imprensa portuguesa e estrangeira, falada e escrita, tem-lhe dado as primeiras páginas, de tal modo que o Entrudo de Lazarim, nos seus ex-líbris, está exposto em várias partes do mundo: museus de etnografia de Nova Iorque, Berlim, Lisboa e Grão-Vasco, de Viseu. Exposições itinerantes têm sido levadas a vários pontos do País, através das típicas máscaras de madeira: Teatro da Trindade e FTL (Lisboa), UTAD, Companhia de Teatro Filandorra (Vila Real), Universidade Portucalense, Mercado Ferreira Borges (Porto), Feira de São Mateus (Viseu), Museu e Expodouro (Lamego) e Zamora, Espanha.

6 — O artesanato é um factor muito importante para a economia desta freguesia: máscaras de madeira, tamancos ou socos, meias de lã, burel, croças e palheiros de junco, cestaria e miniaturas de instrumentos agrícolas, etc.

7 — Lazarim produz de 50001 a 10 000 t de fruta: maçã, pêra e cereja, consoante o ano agrícola; castanha, cerca de 2000 t; batata, 10 000 V, milho, 80001 a 12 000 t, conforme o ano agrícola; centeio, 5 t.

Esta freguesia, além da agricultura tradicional, em paralelo desenvolve a agricultura moderna, onde sobressaem

produtos como floricultura, melão, feijão-verde, alface de Inverno e outras hortícolas, que são comercializados nos mercados da região.

Esta nova agricultura tem um enorme peso na economia desta terra.

8 — O sector terciário tem alguma representação, principalmente no que respeita à actividade comercial e outras, que passamos a enumerar:

a) Estruturas económicas:

Uma fábrica de lacticínios;

Dois alambiques de destilaria;

Duas oficinas de fabrico de móveis;

Uma padaria (das mais modernas da região);

Quatro cafés;

Dois snack-bars;

Um talho;

Duas barbearias;

Três empresas de floricultura e horticultura;

Três moagens;

Dois minimercados;

Três mercearias;

Uma empresa de agro-pecuária;

b) Estruturas sociais:

Um centro de dia em fase de instalação, já aprovado

no Diário da República; Uma comissão de moradores; Um posto médico, com consultas diárias; Uma junta de agricultores; Uma casa do povo;

Um balcão de atendimento da segurança social; Distribuição domiciliária de correio; Três telefones públicos; Um centro cultural, desportivo e recreativo; Grupo de Teatro Aldeia Verde; Um rancho folclórico; Um grupo de cantares de Janeiras; Uma tuna, .com escola de música; Um campo de futebol, com balneários dos mais modernos; Dois cemitérios; Duas igrejas antigas;'

Uma nova igreja com projecto em fase de aprovação; Quatro capelas;

Uma praça de táxi, com carro permanente; Instalações modernas da Junta de Freguesia; Dois jardins-de-infância;

Quatro salas de aula, onde leccionam em part-time seis professores do ensino primário e quatro professores do ensino preparatório (Telescola).

Artigo único. A povoação de Lazarim, sede de freguesia do mesmo nome, é elevada à categoria de vila.

Palácio de São Bento, 18 de Janeiro de 1995. — Os Deputados do PSD: Melchior Moreira — José Cesário — Marta Gonçalves (e mais uma assinatura).

Páginas Relacionadas
Página 0273:
9 DE FEVEREIRO DE 1995 273 sivamente a eleitores que completem 18 anos entre a data f
Pág.Página 273