O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

448

II SÉRIE-A —NÚMERO 30

freguesia de Fátima) apascentavam um rebanho numa propriedade chamada Cova da Iria. Chamavam-se Lúcia de Jesus, Francisco e Jacinta Marto (de 10, 9 e 7 anos). Sobre uma azinheira avistaram uma luz envolvendo uma senhora que lhes falou, pedindo-lhes para rezarem e convidando-os a voltarem nos meses seguintes. Assim fizeram nos dias 13, de Junho a Outubro, data da última visão, à qual assistiram cerca de 7000 pessoas.

Em Agosto, a aparição teve lugar no sítio dos Valinhos, próximo de Aljustrel.

Para assinalar o local das aparições, construiu-se um arco de madeira com uma cruz. A pequena árvore, a pouco e pouco, foi desaparecendo levada pelos peregrinos. Em 6 de Agosto de 1918, com as esmolas dos fiéis, iniciou-se a construção de uma pequena capela em homenagem a Nossa Senhora, feita de pedra e cal, coberta de telha, com 3,30 m de comprimento, 2,80 m de largura e 2,85 m de altura.

Foi a primeira construção do actual recinto de oração.

As manifestações religiosas passaram a realizar-se mensalmente, mas só a 13 de Outubro de 1930, em resultado do relatório apresentado pela comissão canónica nomeada em 1922, o Bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva, na sua pastoral «A Divina Providência», afirmava, em conclusões:

1.° Havemos por bem declarar como dignas de crédito as visões das crianças na Cova da Iria, freguesia de Fátima, desta diocese, nos dias 13 de Maio a Outubro.

2." Permitir oficialmente o culto a Nossa Senhora de Fátima.

O Santuário possui hoje não só um vasto conjunto de edifícios como também um amplo recinto ao ar livre com a área de 86 400 m2, que comporta cerca de 300 000 pessoas. O centro de actividade é, para além da Capelinha das Aparições, a Basílica, cuja primeira pedra foi benzida a 13 de Maio de 1928 pelo Arcebispo de Évora, D. Manuel da Conceição Santos. Sagrada a 7 de Outubro de 1953, recebeu o título de Basílica a 12 de Novembro de 1954, dada pelo Papa Pio XII no breve «Luce Superna». O projecto é do arquitecto holandês Gerard Van Kriechen.

O edifício foi totalmente construído com pedra da região (moimento) e os altares são de mármore de Estremoz.

Mede 70,50 m de comprimento e 37 m de largura. Tem 15 altares, comemorativos dos 15 mistérios do Rosário. Na capela lateral esquerda repousam os restos mortais de Jacinta e na capela lateral direita repousam os restos mortais de Francisco.

Para atendimento desta população o centro urbano dispõe de muitos estabelecimentos comerciais e de serviços sociais.

Devido à grande concentração de seminários em Fátima, um grande número de alunos (seminaristas), do Norte do País, vem frequentar o ensino secundário, nomeadamente no CEF.

De entre as inúmeras individualidades que visitaram o Santuário, salientam-se:

João XXTJI, que o visitou ainda como cardeal de Veneza em 13 de Maio de 1956 (Cardeal Roncalli);

Paulo VI, «Peregrino de Fátima», em 13 de Maio de 1967, aquando do Cinquentenário das Aparições. Concedeu a «Rosa de Ouro» ao Santuário de Fátima em 13 de Maio de 1965. Renovou a Consagração do Mundo ao Imaculado Coração de Maria, a 21 de Novembro de 1964. Em 13 de Maio de 1977 mandou como seu enviado especial o Cardeal Medeiros, na comemoração do sexagésimo aniversário das aparições e 10." da peregrinação papal;

Cardeal Albino Luciani, futuro papa João Paulo I, veio a Fátima como Cardeal de Veneza, em 19 de Julho de 1977;

Papa João Paulo n, veio a Fátima como peregrino a 12 e 13 de Maio de 1982, agradecer a Nossa Senhora ter-lhe salvo a vida no atentado de 13 de Maio de 1981, perpetrado na Praça de São Pedro;

Voltou à Cova da Iria em 13 de Maio de 1991, quando foi em visita pastoral aos Açores, Madeira e Lisboa.

Em todas as peregrinações dos papas esteve presente a irmã Lúcia, a vidente ainda viva, actualmente religiosa carmelita no Convento de Santa Teresa, em Coimbra.

Não é só o Santuário o local de peregrinação mas também os locais relacionados com a vida dos pastorinhos, como sejam: Aljustrel, Valinhos, Via Sacra, Calvário Húngaro e Loca do Cabeço.

Quanto ao fenómeno das peregrinações e reportando-nos a dados mais recentes, calcula-se que no ano da visita do Papa Paulo VI ao Santuário (1967) terá havido um movimento total de cerca de 1 500 000 peregrinos e 22 países estiveram representados. Segundo os dados fornecidos pelo Serviço de Peregrinos do Santuário, podemos apontar o seguinte movimento de peregrinações; isto é, em actos inseridos no programa oficial.

A importância do turismo religioso

Fátima é visitada anualmente por multidões de peregrinos cujo cálculo se estima aproximadamente em quatro milhões. Não só nos dias 12 e 13 dos meses de Maio a Outubro como no dia a dia e sobretudo nos fins-de-semana da época de Verão, muitos milhares de pessoas se congregam no vasto recinto do Santuário.

Para acolhimento destes milhares de pessoas, Fátima dispõe de inúmeros hotéis, pensões, residenciais e casas particulares. As casas religiosas e os seminários fazem também o acolhimento de peregrinos.

O Santuário mantém abertas ao acolhimento de peregrinos duas casas de retiro (uma delas destinada especialmente a doentes) e ainda o Centro de Acolhimento Paulo VI anexo ao Centro Pastoral.

Peregrinações organizadas

Portuguesas

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Páginas Relacionadas
Página 0445:
25 DE MARÇO DE 1995 445 s) Rever as regras processuais aplicáveis à impugnação judici
Pág.Página 445
Página 0446:
446 II SÉRIE-A — NÚMERO 30 Anos mais tarde, em 1833, durante a guerra civil que opõe<
Pág.Página 446