O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

450

II SÉRIE-A — NÚMERO 30

Saúde e actividades sociais

Depois de 1917, o campo da saúde foi desenvolvido, quer devido aos esforços de médicos privados quer das estruturas médicas do Santuário.

Em 1967, há que salientar o aparecimento de uma clínica com capacidade para 30 doentes. Como as condições não eram as melhores para o seu funcionamento, as operações cirúrgicas passaram a realizar-se no hospital do Santuário, que, para esse efeito, foi equipado com todos os requisitos das clínicas modernas, desde a oftalmologia à obstetrícia.

Podemos ainda referir no campo da saúde:

Um dispensário médico ria Casa das Irmãs São Vicente de Paulo, que presta também apoio materno-infan-ül;

Um centro de saúde, com serviços de clínica geral e vacinação, com 5 médicos e 4 enfermeiros;

Um centro de enfermagem, onde também existem consultas de várias especialidades médicas;

O Consultório Médico de Fátima, com serviços de pediatria, psiquiatria, ginecologia, análises e brevemente cardiologia;

O Centro Nacional de Apoio a Deficientes Profundos (Santa Casa da Misericórdia João Paulo H) e um empreendimento da responsabilidade directa da União das Misericórdias Portuguesas destinado a acolher deficientes profundos. Ainda em fase de conclusão (embora se encontre já em funcionamento), terá uma capacidade para 450 internados em regime de lar e de hospital. Inclui instalações para a comunidade de irmãs que já tomam conta dos serviços e para outro pessoal assalariado e voluntário. O conjunto do edifício cobrirá uma área de 14 700 m2;

Há ainda a salientar casas de acolhimento especializado para a terceira idade, deficientes do sexo feminino e crianças abandonadas, dos quais destacamos a Casa do Bom Samaritano, o Centro de Dia da Freguesia de Fátima-Boleiros e a Cresce de Nossa Senhora da Purificação.

Não podemos deixar ainda de referir os serviços médicos particulares, onde se encontram odontologistas, oftalmologistas e médicos de clínica geral. Fátima é ainda servida por duas farmácias.

Educação e cultura

A inexistência de meios de promoção sócio-cultural, as dificuldades de comunicação com outras realidades, o modas vivendi a que as obrigava a rudeza do solo e as tarefas do campo, contribuíram para que a população genericamente se revelasse simples, humilde, voluntariosa e solidária, se bem que com um reduzido nível de instrução.

Nos escassos momentos de lazer as pessoas atenuavam as canseiras quotidianas em convívios, onde as danças e músicas folclóricas e os jogos populares eram o prato forte.

A pouco e pouco, mercê da elevação cultural dos jovens, a mentalidade tem-se transformado e começam a surgir interessantes actividades culturais. Para além disso, Fátima regista, cada vez mais, a influência de artistas portugueses e

estrangeiros. Escultores, pintores, cinzeladores, ourives, vi-tralístas e arquitectos deixam nesta povoação o que efe melhor das suas criações artísticas se pode encontrar, quer no Santuário, recinto e edificações, quer distribuídas por várias instituições religiosas ou em locais públicos.

Podemos salientar pela sua volumetria e impacte arquitectónico: o Centro Pastoral Paulo VI, situado entre as Avenidas de D. José Alves Correia da Silva e Papa João XXJJJ, construído em homenagem a este Sumo Pontífice pela sua peregrinação em 13 de Maio de 1967, para presidir às comemorações do cinquentenário das aparições.

O edifício tem quatro pisos, o que corresponde a uma área coberta de 14 000 m2, sendo o projecto do arquitecto Carlos Loureiro. É utilizado para a realização de encontros, reuniões, congressos e os mais variados eventos de índole religiosa, científica e cultural. Para tal possui um grande anfiteatro com capacidade para 2124 pessoas, um salão divisível em duas salas que comportam um total de 700 pessoas, 3 salas para 80 pessoas e 5 para 30 pessoas.

O centro de acolhimento anexo dispõe de alojamento e self-service para peregrinos a pé e de modestas condições económicas.

Junto da igreja matriz foi construído o Centro Pastoral Três Pastorinhos. Aqui se desenvolvem diversas actividades religiosas, culturais e festivas, nomeadamente a Academia de Música Santa Cecília. Neste edifício funcionou durante alguns anos a Rádio Fátima.

Na Cova da Iria estão abertos ao público o Museu de Cera, que numa área coberta de 1600 m2, desenvolve, em 28 cenas com 110 figuras de cera, a história das aparições e dos factos históricos a ela ligados, desde 1917 até aos nossos dias, e ainda o Museu-Vivo de 1917, com a representação de cenas das seis aparições de Nossa Senhora e do Anjo.

O primeiro foi inaugurado em 2 de Agosto de 1984 e o segundo em 30 de Junho de 1988. Em 13 de Outubro de 1991 foi inaugurado o Centro de Animação Missionária Allamano, das Missões Consolata, que dispõe de salas de exposições de arte sacra e de conferências.

Em Aljustrel, num conjunto de casas de habitação e pátio restaurados e integrados na ruralidade da aldeia, está aberta ào público a denominada Casa-Museu onde se encontram expostos objectos de adorno, utensílios de lavoura, trajos e louças e diversas peças relacionadas com os ofícios da época em que viveram os antepassados dos videntes (1860-1960).

Além dos centros de cultura atrás descritos, em Fátima funciona o rancho folclórico, fundado e mantido pela Casa do Povo que o criou em 1977. É mantido essencialmente pelo entusiasmo de jovens, que, com dedicação e perseverança, têm participado em numerosos desfiles, onde levam o folclore local, e que por isso tem merecido destaque especial na Região de Turismo da Rota do Sol a que Fátima pertence.

A associação Amantes de Sophie, criada em 1986, tem promovido várias exposições culturais para despertai txa^. jovens novos talentos nas áreas de pintura, artesanato e fotografia.

O Rotary Clube de Fátima tem promovido numerosas e importantes actividades de natureza sócio-cultural em prol da comunidade local.

Páginas Relacionadas
Página 0445:
25 DE MARÇO DE 1995 445 s) Rever as regras processuais aplicáveis à impugnação judici
Pág.Página 445
Página 0446:
446 II SÉRIE-A — NÚMERO 30 Anos mais tarde, em 1833, durante a guerra civil que opõe<
Pág.Página 446