O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

VII — Cultura e desporto

1174 II SERIE-A—NIDMERO 60

As actividades culturais, sociais e desportivas são dmamizadas pelas associaçOes espalhadas por toda a freguesia.

Merecem destaque entre elas:a) Centro Cdnico e Bem-Estar e Social da Cela — esta

ihstituição surgiu a 6 de Outubro de 1973 e nas suasvalências destacarnos:

Lar de idoso — 16 utentes;Centro de dia —40 utentes;Apoio ao domicflio — 16 utentes;Creche e jardim-de-infância — 77 crianças;ATL — 30 crianças;Rancho folclOrico;Basquetebol — masculino/feminino;Campo de futebol;Snoocker;Dança ritmica;Tdnis de mesa;Grupo de teatro;Centro Juvenil MediatecalLudoteca;Moinho de vento em actividade;Quatro viaturas;Actualmente, conta corn 41 trabalhadores no seu

quadro de pessoal.

A curto prazo, o alargamento das respostas a idosos ejovens que tenharn problemas de habitação corn a construção de apartamentos.

b) Associaçao de Socorros Voluntários de Cela estainstituição conta corn 12 anos de existência e nasceu doslucros das festas da fruta e do apoio de toda a freguesia.

Parque autorntivel e pessoal:

Quatro ambulâncias;Uma carrinha de transporte de doentes;Cinco motoristas;Cinco maqueiros.

Salientarnos ainda, na nossa freguesia, as seguintescolectividades:

Associação Cultural e Desportiva da Cela Velha;Associação de Caça e Pesca da Cela;Associação Cultural e Desportiva da Bica;Associação Cultura e Desporto da Junqueira;Associação Desportiva do Casal dos Ramos;Rancho Folclorico Papoilas do Carnpo da Cela Velha;Artesoes de cestos de vime;Artesanato em cerârnica de barro pintado a rno;Escola de rnüsica;Orquestra Juvenil da Junta de Freguesia de Cela.

VIII — Agricultura

A povoação de Cela foi-se desenvolvendo, tendo chegado a vila e a sede do conceiho.

A agricultura teve aqui, desde muito cedo, urn notáveldesenvolvimento, ao ponto de ter existido uma escola prdtica de agricultura.

Os monges foram estabelecendo granjas ou herdadesque jam povoando, atribuindo aos colonos condiçOes favoráveis para o desenvolvimento da agricultura.

A actividade prioritária dos seus habitantes é a agricultura, onde a fruticultura é o carnpo da produção quemajor riqueza movimenta.

Destacarnos os campos verdejantes de Cela Veihaimplantados numa vasta planicie e corn espaço ideal paraa horticultura.

0 aproveitamento agrfcola dos vastos campos d umaimportante referência na horticultura da nossa região.

Contrastando corn o verde dos nossos campos, temos o.colorido dos nossos frutos tinicos no nosso conceiho.

Para o armazenamento de cerca de 40 000 t de frutaanual existern na freguesia:

130 câmaras frigorIficas;Associação de Regantes da Cela Velha;Associaçäo de Agricultores Oporfrucel;Associaçäo de Agricultores Hortomais.

IX — Feiras, festas e romarias

Feira da fruta — de 4 a 7 de Outubro.Festas e romarias:

Santo André (padroeiro de Cela) — I de Dezembro;Festa de Maio (Festa da Espiga);Festa de Santo Antonio ern Carrascas — 1.0 domingo

de Agosto;Festa dos Rebelos —9 e 10 de Junho;Festa de Cela Veiha — São Pedro — 29 de Junho;Festival de folclore, Rancho C. C. Cela —3.° domingo

de Juiho;Festival de foiclore, Rancho Papoilas do Campo —

2.° domingo de Agosto;Festa de aniversário do C. C. Cela — 6 de Outubro.

X — Gastronomia

Misturada de papas corn bacalhau assado.Coelho corn coentros.Arroz de feijão corn fritada. -Bob de noiva.Broas de mel ou broas de passas.

A Assembleia de Freuesia de Cela, a Cârnara Municipalde Alcobaça e a Assembleia Municipal de Alcobaça, porunanimidade, deliberaram aprovar a elevaçäo de Cela a vila.

Nestes termos, e nos da Lei n.° 11/82, de 2 de Junho,a povoação de Cela retine as condiçOes para ser elevada acategoria de vila.

Assirn, o Deputado do Grupo Parlarnentar do PartidoSocialista abaixo assinado, ao abrigo das disposiçOes constitucionais e regimentais aplicdveis, aptesenta o seguinteprojecto de lei: -

Artigo tinico. E elevada a categoria de vila a povoaçãode Cela, no concelho de Alcobaça.

Assembleia da Repdblica, I de Juiho de 1997. —0 Deputado do PS. Arnaldo Homem Rebelo.

t/PROJECTO DE LEI N.2 393N11

€LEvAçA0 A CATEGORIA DE VILA DA PovoAçAoDE PEDRAS SALGADAS, NO MUNICIPIO DE VILA POUCADE AGUIAR.

I — Introdução

Pedras Salgadas está situada no distrito de Vila Real,rnunicfpio de Vila Pouca de Aguiar. Em termos geogrtificos, situa-se a 6 km de Vila Pouca de Aguiar, a

Páginas Relacionadas
Página 1175:
10 DE JUEHO DE 19971175 34 km de Vila Real e a 30 km de Chaves. sendo servida per bon
Pág.Página 1175