O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5 DE MARÇO DE 1998

745

De facto, no fora! que D. Manuel concedeu à Maia em 19 de Maio de 1519, referindo-se a freguesias do concelho, aparece pela primeira vez o nome de Azenes.

No entanto, o P.e Carvalho, na sua Corografia de Portugal, fala de São Lourenço de Açomes. Diz: «O convento de Águas Santas tinha 17 casais em S. Lourenço de Açomes e vila Gonçalo (Formiga).» Isto no ano de 1220.

Com a constituição do Caminho de Ferro do Minho e do Douro em 1875, deu-se ao lugar da estação o nome do núcleo mais importante da freguesia — Ermesinde — e, com o movimento gerado pelo caminho de ferro, o nome de Ermesinde começou a ser cada vez mais conhecido, ultrapassando mesmo o de São Lourenço da Asmes.

Presume-se que São Lourenço da Asmes se tenha tornado freguesia após o Concílio de Trento (1545/1563), altura em que se formaram as paróquias.

Ermesinde é elevada à categoria de vila em 12 de Junho de 1938, pelo Decreto-Lei n.° 28 836.

Em 27 de Outubro de 1969 cria-se, pelo Decreto-Lei n.° 49 322, o Bairro Administrativo de Ermesinde.

Esta decisão não era mais do que o reconhecimento da grandeza e do estádio de desenvolvimento em que a vila de Ermesinde era tida a nível nacional.

Este desenvolvimento não deixou também indiferente esta Assembleia da República, que, por unanimidade, aprova em 13 de Julho de 1990 a passagem de Ermesinde a cidade.

Integrada, contra vontade, em 1836 no concelho de Valongo, desde logo Ermesinde reivindica um estatuto de autonomia. Há testemunhos históricos de conflitos surgidos de imediato entre a Maia e Valongo.

Aproveitando a revolta da «Janeirinha» (revolta dos comerciantes do Porto em 1868), Ermesinde afasta-se do concelho de Valongo, integrando-se no concelho de Rio Tinto, entretanto criado.

Já depois da implantação da República, mais concretamente em 1919, com a tentativa de implantação da «Monarquia do Norte», um grupo de Ermesindenses, aproveitando a intranquilidade e insegurança político-militar, tentam implantar em Valongo a monarquia, com o único objectivo de conseguir o concelho de Ermesinde.

Na década de 30 cria-se na cidade a CME (Comissão de Melhoramentos de Ermesinde), que outra coisa não pretendia senão ser o embrião da futura Câmara Municipal de Ermesinde. A este grande movimento cívico, que construiu escolas, ruas e pontes, se deve a elevação de Ermesinde a vila.

Em 1992, culminando um período de esclarecimento e de grande mobilização popular, foi enviada uma petição a esta Assembleia da República, acompanhada por cerca de 16 000 assinaturas, solicitando a passagem de Ermesinde a concelho.

Esta petição, com o n.° 175/VI (2.°), foi apreciada na reunião plenária desta Assembleia realizada em 10 de Julho de 1996.

Cidade conhecida no princípio do século como a «Sintra do Norte», por ser «a mais bela estância rural dos arrabaldes do Porto, pela sua disposição topográfica, pelo pitoresco dos seus campos, pelas margens formosíssimas do Leça», Ermesinde foi local de residência permanente e temporária de Verão de inúmeras «famílias abastadas do Porto e da província».

Com a criação do caminho de. ferro, em 1875, inicia-se o grande surto de desenvolvimento desta cidade. Mais tarde, em 1916, com a inauguração da «via americana»

(carros eléctricos), consolida-se este desenvolvimento, ini-

ciando-se a transformação irreversível desta terra, que rapidamente passou de uma pacata zona rural para um grande centro urbano.

Hoje, a cidade de Ermesinde, base física do município cuja criação se propõe, com cerca de 50 000 habitantes e com mais de 12 500 alojamentos, é um pólo fortemente urbanizado, com uma actividade económica pujante e diversificada.

Ocupando uma extensão de cerca de 8 km2, limitada pelas freguesias de Alfena e Valongo, do concelho de Valongo, as freguesias de Baguim e Rio Tinto, do futuro concelho de Rio Tinto, e as freguesias de Águas Santas, Folgosa e São Pedro Fins, do concelho da Maia, este município cuja criação se propõe tem continuidade geográfica e tem fronteiras com dois municípios existentes e um que se pretende também agora criar.

Tendo hoje para cima dos 31 500 eleitores e com uma densidade populacional de mais de 4 650 habitantes por quilómetro quadrado, Ermesinde, com 40% da sua população com menos de 25 anos, é uma cidade jovem e com uma franca dinâmica de progresso.

São inúmeros os equipamentos colectivos, públicos e privados existentes nesta cidade de Ermesinde.

Estão em funcionamento há alguns anos diversos serviços públicos administrativos, nomeadamente a Junta de Freguesia, com edifício próprio, o Cartório Notarial, a Repartição de Finanças e respectiva Tesouraria, a Conservatória de Registo Civil, a Subdelegação de Saúde e uma delegação dos serviços municipalizados, instalados no antigo Bairro Administrativo.

Está instalado também um posto da PSP desde 1980, com um efectivo de 38 elementos, uma corporação de bombeiros, Bombeiros Voluntários de Ermesinde, criados em 1921, com um efectivo de 125 elementos, 9 ambulâncias e 16 viaturas, uma estação dos CTT, com código postal próprio, que abrange várias freguesias, e dois cemitérios paroquiais, criado o primeiro em 1881.

No domínio da educação, Ermesinde conta com vários estabelecimentos de ensino, quer públicos quer privados. A nível privado estão instalados três colégios, que ministram o ensino básico e secundário, sendo um deles o Colégio de Ermesinde, herdeiro do antigo Colégio da Formiga, instalado no antigo Convento de Nossa Senhora da Mão Poderosa em 1832. Funciona também o Seminário Diocesano do Bom Pastor, bem como duas escolas de música e uma escola de línguas. Quanto ao ensino público, estão instaladas sete escolas do ensino pré-primário, sete escolas do ensino básico do 1." ciclo, duas escolas do ensino básico dos 2." e 3.° ciclos, uma escola do ensino secundário, uma escola de ensino profissional, a CENFIM e um núcleo de ensino superior, a Escola Superior de Tecnologia Metalomecânica — ESTEM.

No campo da saúde e assistência social, Ermesinde dispõe de um centro de saúde, dependente da administração regional de saúde, com 25 médicos, quatro clínicas privadas, sete laboratórios de análises clínicas, para além de um sem-número de consultórios médicos de todas as especialidades, e seis farmácias, mais uma em instalação. Na área da solidariedade social funciona, para além de dois centros de dia de apoio à terceira idade, o Centro Social de Ermesinde, uma EPSS, com valências de apoio à infância e à terceira idade e aos ensinos pré-primário e básico. Está em construção um lar de terceira idade para cerca de 70 utentes.

As mais de 30 associações, desportivas, recreativas e culturais, actuando nas mais variadas actividades, que vão

Páginas Relacionadas
Página 0747:
S DE MARÇO DE 1998 747 4 — O Governo, através do Ministério do Equipamento, do Planea
Pág.Página 747
Página 0748:
748 II SÉRIE-A — NÚMERO 34 cumentos régios, maço 2.°, documento 23, e Fundo Gerai, mi
Pág.Página 748
Página 0749:
5 DE MARÇO DE 1998 749 guesia e expresso por indicadores como o rendimento per capita
Pág.Página 749
Página 0750:
750 II SÉRIE-A — NÚMERO 34 2.2— Indústria: potencialidade industrial, produção indust
Pág.Página 750
Página 0751:
5 DE MARÇO DE 1998 751 A distribuição e formação do rendimento resulta essencialmente
Pág.Página 751
Página 0752:
752 II SÉRIE-A — NÚMERO 34 4.4 — Associativismo, cultural, recreativo e desportivo:
Pág.Página 752