O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0339 | II Série A - Número 017 | 01 de Fevereiro de 2000

 

bem como a produção animal (criação de gado), com contributo significativo para o produto agrícola, sem esquecer, ainda, que muitas das maiores e mais prestigiadas ganadarias de criação de toiros de lide se encontram na freguesia de Samora Correia, bem como a respectiva associação nacional de criadores.
2.2 - Indústria, potencialidade industrial, produção industrial e sua evolução:

Quadro V

Indústrias por ramos de actividade Unidades
Produtos alimentares, bebidas e tabaco 9
Têxteis 0
Vestuário e calçado 2
Madeira e cortiça, compreendendo a indústria de mobiliário 10
Papel, tipografia e editoriais
2
Químicas e actividades conexas 2
Produto minerais não metálicos 0
Metalúrgicas de base 2
Produtos metálicos, indústrias mecânicas e eléctricas 38
Material de transporte 0
Transformadoras diversas 4
Construção civil e obras publicas 22
Transportes e comunicações 15
Serviços diversos 1
Total 107

As principais indústrias predominantes na freguesia de Samora Correia envolvem um misto de indústrias de crescimento (tecnológicas e químicas), de estabilização (metalomecânicas) e declínio (indústria de madeiras), estando instaladas mais de 100 pequenas, médias e grandes empresas industriais.
A produção industrial tem vindo a aumentar significativamente devido à implantação de novas indústrias na região, nomeadamente indústrias de crescimento e de estabilização, permitindo encarar o desenvolvimento da freguesia com um certo optimismo num futuro próximo.
2.3 - Comércio e serviços, perspectivas futuras e sua evolução

Quadro VI

ACTIVIDADE UNIDADES
Armas e munições 1
Automóveis e acessórios 16
Bancos 6
Bicicletas e motorizadas 2
Cafés, cervejarias, bares e marisqueiras 81
Combustíveis e lubrificantes 5
Barbearias, cabeleireiras, esteticistas e massagistas 22
Comércio misto 22
Clubes de vídeo, discos e instrumentos musicais 7
Drogarias, louças, vidros e plásticos 7
Electrodomésticos e gás 14
Fotografias 4
Funerárias 2
Livros, jornais, revistas e gelataria 7
Bombas, tubos, perfis, acessórios de rega e canalizações 8
Mobílias 9
Materiais de construção 7
Talhos, peixarias, frutarias, floristas e produtos dietéticos 17
Representações, importação e exportação, seguros 17
Restaurantes e albergarias 34
Rações, sementes, adubos e pesticidas 9
Supermercados e mercearias 20
Tecidos e confecções 30
Ourivesaria, relojoaria e oculista 4
Padarias 11
Sapatarias e sapateiros 9
Total 371

O sector do comércio e serviços apresenta, igualmente, um incremento bastante significativo devido ao desenvolvimento da freguesia e ao pólo de atracção que esta representa.
2.4 - Turismo, potencialidades turísticas, mercados, promoção e desenvolvimento das infra-estruturas de apoio e animação:
No sector turístico estão criadas as condições para que o desenvolvimento turístico, nomeadamente o turismo rural na freguesia de Samora Correia, assuma importância crescente na sua economia, dado existirem infra-estruturas tais como o Centro Equestre de Braço de Prata, diversas reservas turísticas de caça e associativas, bem como a Zona da Reserva Natural do Estuário do Tejo, complementadas com a animação proporcionada por eventos anuais tais como o carnaval, festival de gastronomia e festividades religiosas, factores de atracção de muitos milhares de visitantes ao longo do ano, aliadas a um património histórico-cultural de relativa riqueza que importa preservar, cujo expoente máximo se encontra na Igreja Matriz, monumento de interesse nacional, datado do século XVII.
De salientar, ainda, a existência de projecto a implementar na freguesia de Samora Correia pela PORTUCALE (Grupo Espírito Santo), compreendendo instalações hoteleiras de elevada qualidade, aldeamento turístico, desportos náuticos, golfe, centro de tiro e centro hípico que funcionará como efeito alavanca na dinamização deste sector.
2.5 - Energia, potencialidade energética, produção energética, distribuição, consumos e sua evolução:
A produção energética é praticamente inexistente devido à falta de condições naturais para o respectivo aproveitamento, dado que a freguesia de Samora Correia é uma zona de planície. No entanto, algumas indústrias estão a fazer o aproveitamento de algumas das suas fontes de energia, fazendo com que comece a existir alguma produção energética para auto-consumo na freguesia.
A intensificação do desenvolvimento urbano (cada vez mais fogos habitacionais) e do desenvolvimento industrial (um maior número de indústrias) levou à implementação de novos postos de transformação de energia, reflectidos no aumento do seu consumo.
2.6 - Principais instituições financeiras

Quadro VII

DESCRIÇÃO 1991 1996 1998
BANCOS 2 5 6

Na freguesia de Samora Correia existem cinco instituições financeiras, nomeadamente CCAM, BBI, Nova Rede (BCP), CPP e BES, estando ainda prevista a abertura de uma agência da CGD durante 1998. A análise do Quadro VII permite-nos demonstrar inequivocamente o potencial de desenvolvimento da freguesia de Samora Correia, devido

Páginas Relacionadas
Página 0336:
0336 | II Série A - Número 017 | 01 de Fevereiro de 2000   constitucional e l
Pág.Página 336