O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1701 | II Série A - Número 052 | 28 de Junho de 2000

 

Abragão na sua vertente monumental

Na freguesia existem vários monumentos, como por exemplo a Igreja Paroquial, as Sepulturas Medievais (em redor da Igreja), o Túmulo do Abade Golias, a Capela da Senhora da Saúde, a Capela de São João de Vez de Aviz, a Casa da Aldeia, a Casa Melo, a Casa de Bovieiro, as Casas dos Mouros, a casa da Quelha (onde nasceu a Rainha D. Mafalda)...
A Casa e Capela de Bovieiro, a Casa da Aldeia foram construídas no Séc. XVII, pertenciam aos Condes do Bovieiro, sendo ainda hoje pertença da família representada pelo Sr. Dr. Nuno Cabral.
A Igreja Paroquial de Abragão, da invocação de São Pedro é um excelente exemplar de arquitectura romântica, foi mandado construir no ano de 1200, por Santa Mafalda, filha de D. Sancho I. Em 1688 o Abade Anbrósio Vaz Golias, natural de Guimarães, mandou reformar e reeditar o edifício religioso, que acabou por ser classificado como monumento nacional; este clérigo anteriomente referido, também foi o responsável pela construção da magnífica residência paroquial.
A Igreja possui uma torre dotada de relógio que foi mandada edificar pelo Padre José Matos de Almeida, em 1890.
Fazem ainda parte do património desta freguesia dois coretos, que emigrantes portugueses do Brasil mandaram construir em Junho de 1930.

As sobrevivências do passado

Ao longo do ano, a população de Abragão mantém-se fiel as tradições, organizando numerosas festas e romarias.
O Padroeiro desta freguesia é São Pedro, a ele é dedicada uma festa anual no dia 29 de Junho.
Além desta, são remotos em Abragão os cultos à Senhora da Saúde (com festa no primeiro Domingo de Setembro) e São José (terceiro Domingo de Março).
O Corpo de Deus também se festeja anualmente nesta freguesia, em data móvel, geralmente coincidente com o mês de Junho, o São João (24 de Junho) e o São Pedro (29 de Junho) são igualmente festas tradicionais da freguesia.

As personalidades

Não podíamos falar da freguesia de Abragão sem fazer alusão a personagens que marcaram e influenciaram a freguesia, o concelho de Penafiel, por vezes, todo o País.
Recordamos particularmente uma figura ilustre da freguesia de Abragão, que foi o Comendador Rodrigo J. Melo e Sousa, que faleceu em 22 de Julho de 1898. Era um homem dotado de uma inteligência esclarecida, possuía uma alma generosa sempre pronta às grandes acções; recordamos o Comendador Rodrigo como uma pessoa de extraordinário coração e de grande sentido patriótico.
Como prova e demonstração de sentimento, pelo falecido Sr. Rodrigo, diversas instituições do concelho de Penafiel vincularam o seu nome (Santa Casa da Misericórdia, Bombeiros Voluntários de Penafiel, Hospital de Penafiel, confrarias e asilos). Seria difícil enumerar todas as boas acções e atitudes nobres que teve esta personagem durante a sua vida.
Outras personalidades, como Francisco Maria Corte Real e Carlos Arrochella, promoveram a criação da Escola Primária de Ribaçais, que ainda hoje continua com o nome dos seus fundadores; e que tem a particularidade de possuir a primeira Horta Escolar inaugurada em Portugal (4 de Março de 1934).
Rui Mário Gonçalves é outra personagem que valoriza e dá orgulho à freguesia de Abragão. Nasceu em Abragão, em 1934, foi licenciado em ciências físico-químicas pela Universidade Clássica de Lisboa e Presidente da Reunião Inter-culturais em 1962, em 1963 foi-lhe atribuído o Prémio Gulbenkian de Crítica de Arte. Participou na organização de numerosas exposições de arte moderna e leccionou no Curso de Formação Artística da Sociedade Nacional de Belas Artes. Em 1972-1977, foi professor da Escola de Teatro e da Escola de Cinema do Conservatório Nacional. Colaborou em dicionários e enciclopédias e é autor de vários livros de história da arte de monografias sobre Costa Pinheiro, António Dacosta e Guilherme Parente. Interessado desde a juventude pelas artes plásticas, promoveu a primeira Retrospectiva da Pintura Não-Figurativa Portuguesa (1985).
José Máximo (famoso poeta contemporâneo) e Manuel da Sofia (Recoveiro) também fazem parte das destacáveis figuras típicas de Abragão e do concelho.

A Educação

Existem na freguesia vários estabelecimentos escolares, Abragão possui três escolas primárias, no lugar de Miragaia (com quatro salas), no lugar de Ribaçais (quatro salas), e no lugar de Vez de Aviz (duas salas), com 209 alunos no ano lectivo de 1999/2000.
Também existem dois jardins de infância, situados respectivamente nos lugares de Miragaia e Ribaçais, com 105 crianças no ano de 1999/2000.
A registar também a existência de um ensino básico mediatizado (antiga Telescola) com 38 alunos.
O ensino secundário é assegurado pelas Escolas Secundárias de Penafiel; está em curso um projecto que visa a construção de uma Escola Secundária em Abragão, este estabelecimento responderá à procura e necessidades de numerosos jovens de várias freguesias limítrofes.

A Indústria

A indústria emprega uma quantidade de mão-de-obra bastante significativa.
As actividades industriais estão presentes em grande número na freguesia de Abragão, tais como:
- Armazéns de construção civil (existem dois);
- Empresas de construção (várias empresas), destacando, por exemplo, uma das mais importantes, Construções Sousa, Soares & Almeida, Lda., com 20 empregados, Adriano Silva, Lda, com 20 empregados, Joaquim Vieira, com 30 empregados;
- Carpintarias (duas);
- Posto de abastecimento de combustíveis (Reis Mello - Combustíveis, Lda);
- Estações de serviço (duas);
- Extracção e transformação de granito (nove empresas), citando, por exemplo, uma das mais importantes, António da Silva Ribeiro & Irmão, Lda, com cerca de 30 empregados, Manuel Vieira Pinto, com cerca de 45 empregados, António da Silva Soares, com cerca de 15 empregados. As exportações do granito destinam-se essencialmente para a Europa e também para a América do Norte;
- Explorações agrícolas e pecuária (quatro explorações), que produzem essencialmente vinho, bovinos, ovinos e produtos hortícolas;
- Indústrias de confecções (existem três grandes empresas), realçando por exemplo as mais importan

Páginas Relacionadas
Página 1697:
1697 | II Série A - Número 052 | 28 de Junho de 2000   Capítulo IV Da pro
Pág.Página 1697
Página 1698:
1698 | II Série A - Número 052 | 28 de Junho de 2000   com Instituições de So
Pág.Página 1698
Página 1699:
1699 | II Série A - Número 052 | 28 de Junho de 2000   Artigo 2.º Acções
Pág.Página 1699
Página 1700:
1700 | II Série A - Número 052 | 28 de Junho de 2000   c) Preferência, em igu
Pág.Página 1700