O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0206 | II Série A - Número 010 | 01 de Junho de 2002

 

- Casa das Laranjeiras
Situada no lugar de Além.
Esta casa tem uma fonte de metal que decora um idílico recanto, à entrada do pátio, a que se tem acesso por uma porta fronho. Esta fonte foi construída no século XIX.

- Casa da Gaia
Situada no lugar de Além, sendo seu proprietário o Eng.º José Leão.
Esta casa tem capela de S. Pantalião. Deve ter sido construída pelo fidalgo Pantalião Ribeiro, Senhor da Quinta da Gaia.
Esta capela já foi referenciada nas Memórias Paroquiais de 1758.
Em 1947, a casa da Gaia foi vendida ao Sr. Firmino Fernandes Pereira, da freguesia de Parada de Todeia.

- Casa da Covilhã
Situada no lugar de Além, foi construída na primeira metade do século XVIII.
Tem uma fonte feita em granito, tem duas grandes orelhas, enriquece-a uma grinalda que a faz ressaltar da chateza do muro-suporte. Esta fonte é setecentista.

- Casa do Campo
Situada no lugar do Barreiro, foi construída na primeira metade do século XVIII.

- Casa dos Barbosa de Campos
Situada no lugar de Além. Foi construída na primeira metade do século XIX.

- Casa da Aldeia de Cima
Situada no lugar do Barreiro. Foi construída na segunda metade do século XVIII.

- Casa da Várzea
Situada no lugar da Várzea. Foi construída no século XVIII.
Tem uma fonte que é caracterizada por duas grandes orelhas, além de que nela as injúrias do tempo e dos homens são bem visíveis. É setecentista. A fonte é em granito.
A água cai para um tanque, localizado no quinteiro coberto por uma ramada acolhedora.

- Casa de Ródo de Cima
Situada no lugar do Ródo.
Esta casa tem minas (É uma zona ecológica).

- Casa de Ródo de Baixo
Situada no lugar do Ródo.
Esta casa tem minas (É uma zona ecológica).

- Casa da Portela
Foi construída no fim do século XVIII.

- Casa do Outeiro
Situada no lugar do Outeiro.
Foi construída na primeira metade do século XIX.

- Casa da Moreira
Situada no lugar de Além.
Foi construída na primeira metade do século XVIII por Luísa Nogueira Fayão.

- Casa do Pisão
Construída no século XVIII, fica situada no lugar de Várzea.
Tem brasão de armas em granito.
Esta casa tem uma zona habitacional em redor da capela restaurada e ruas. A "casa-mãe" mantém-se fiel à sua antiguidade.
Esta casa tem uma fonte por onde a água jorra de uma carraça de granito à qual se sobrepõe uma sereia, aplicadas num muro do mesmo tipo de pedra (rematado por um friso de que se destaca por cima da sereia uma vieira protectora) e cai num pequeno tanque enquadrado por uma magnífica colecção de avencas, que tornam o local um remanso encantador.

II - Breve caracterização geográfica e demográfica

A freguesia de Cete fica localizada a sul do concelho de Paredes, ocupando uma área de 4,35 km2. É banhada ao nascente pelo rio Sousa e ao poente pelo ribeiro Sorais.
Tendo bons acessos rodoviários, dispondo da EN 106 - 3, tem também acesso à A4, através do nó Parada de Todeia/Baltar, Cete dispõe ainda de uma estação na Linha Ferroviária do Douro. Esta linha foi recentemente duplicada, permitindo duplicar o número de comboios em circulação e facilitando assim o transporte dos utentes.
Confronta com as freguesias de Mouriz, Baltar e Parada de Todeia.
Analisando a evolução demográfica de Cete, verifica-se que registando 2284 residentes, em 1991, uma década depois (Censos de 2001) este número cifra-se em 2506, de acordo com os dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estatística. A taxa de variação regista um aumento percentual de 9,7. O número de eleitores é de 1990.

III - Actividades económicas

A freguesia de Cete, situada em terras férteis, propícias à agricultura, tem vindo actualmente a desenvolver-se a nível industrial, sendo as principais actividades a indústria de mobiliário, a indústria têxtil e a serralharia.
Ao nível do sector terciário, a população dispõe de um mercado que se realiza aos dias 7 e 27 de cada mês. No pequeno comércio deve realçar-se os estabelecimentos de mercearias, mini-mercados, pronto-a-vestir, frutarias, restauração, cabeleireiros e cafés. Possui ainda ao nível da prestação de serviços de Estação dos Correios, corporação de bombeiros, farmácia e agência bancária.

IV - Equipamentos e actividade social e cultural

À riqueza patrimonial e histórica da freguesia corresponde uma pujante actividade sócio-cultural.
No domínio cultural, refira-se a existência da Banda de Música de Cete, bem como do Centro Cultural de Cete.
Na área do desporto, é de referir o Futebol Clube de Cete, com um campo de jogos próprio e com uma equipa de futebol a disputar o Campeonato Distrital da Associação de Futebol do Porto.
Ao nível da acção social e solidariedade, Cete conta com o Centro Social que presta apoio à terceira idade, através de Apoio Domiciliário e Centro de Dia.
Relativamente à educação, Cete possui na sua área geográfica dois estabelecimentos de ensino pré-escolar da rede pública, abrangendo, aproximadamente, 50 crianças e uma escola do 1.º ciclo do ensino básico, com cerca de 100 alunos.
Cete possui, ainda, um Agrupamento de Escuteiros.
O Largo da Senhora do Vale (assim designado, por lá se encontrar a Capela com o mesmo nome) marca o núcleo central da freguesia, constituindo-se como uma agradável praça que apela ao lazer e convívio.
Atendendo a que a povoação de Cete reúne os requisitos previstos na Lei n.º 11/82, de 2 de Junho, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, os Deputados abaixo assinados apresentam o seguinte projecto de lei:

Artigo único

A povoação de Cete, no concelho de Paredes, é elevada à categoria de vila.

Assembleia da República, 15 de Maio de 2002. - Os Deputados do PSD: Marco António Costa - Abílio Almeida Costa - Ricardo Fonseca de Almeida - Jorge Neto - João Moura de Sá - António Montalvão Machado - Teresa Patrício Gouveia - Diogo Vasconcelos - Sérgio Vieira - Pinho Cardão - Adriana de Aguiar Branco -Maria do Rosário Águas - Pedro Duarte- Maria Aurora Vieira - Diogo Luz - mais uma assinatura ilegível.

Páginas Relacionadas
Página 0213:
0213 | II Série A - Número 010 | 01 de Junho de 2002   Deverão assinalar-se a
Pág.Página 213