O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2300 | II Série A - Número 055 | 21 de Dezembro de 2002

 

nó de acesso à futura auto-estrada (A-11) que ligará o Minho à zona de Penafiel (A-4), serão, inegavelmente, motivos de desenvolvimento muito rápido.
Estes factores, aliados ao total cumprimento do estipulado no mesmo artigo da citada lei, no que se refere a equipamentos, bem como as fortes razões históricas e culturais que nesta proposta se aduzem, são motivos suficientes para justificar e suprir (nos termos do artigo 14.º da mesma Lei) a deficiência anteriormente apontada.
Pelo exposto e pelo que a seguir se expõe, propõe-se a elevação da povoação da Longra à categoria de vila.

A - Área Geográfica a incluir no perímetro da futura vila da Longra e respectivo número de eleitores

Para área geográfica integrante da vila da Longra propõe-se a que se assinala na planta anexa, indicada como "área total da Longra", a qual inclui parcelas das freguesias de Rande, Varziela, Sernande, Pedreira e Unhão, todas do concelho de Felgueiras. Esta área integra um "núcleo central" definido no PDM do concelho de Felgueiras como aglomerado urbano de 2.º nível e dois outros pequenos aglomerados que lhe estão adstritos e que no PDM são classificados como aglomerados urbanos de 3.º nível.
Nesta área residem actualmente 2085 pessoas, das quais 1602 são eleitores, conforme quadros que se anexam e cujos dados foram recolhidos no censo de 2001 e no recenseamento eleitoral de 2002.

B - Equipamentos existentes na referida área

Posto de assistência médica - desde 1941, a funcionar em instalações cedidas pela Associação da Casa do Povo da Longra. Terá em breve instalações próprias, construídas de raiz, para o que está nesta data a decorrer o concurso de empreitada. Serve cerca de 11 000 utentes.
Farmácia - desde os anos 20 do século passado.
Casa do Povo - desde 1939. Actualmente designada "Associação da Casa do Povo da Longra", dispõe de boas instalações próprias que incluem uma sala de espectáculos com óptimas condições. Entre outras actividades, tem em funcionamento um Grupo de Teatro com secções infantil e sénior, um Rancho Folclórico Infantil e Juvenil e uma Biblioteca.
Transportes públicos colectivos - a área envolvida é servida por transportes assegurados pelas carreiras regulares da empresa Rodonorte, S.A., com ligações à sede do concelho e alguns concelhos vizinhos, bem como à estação de caminhos de ferro de Caíde e à cidade do Porto. Há ainda algumas carreiras, de menores circuitos, a servir a área concelhia em que se integra, asseguradas pela empresa Auto-Viação Landim, L.da.
Na área da futura vila da Longra existem ainda, devidamente preenchidos, diversos lugares de táxi que asseguram a colmatação das eventuais lacunas existentes, apesar das carreiras de autocarros.
Estação de CTT - desde 1914, tendo existido anteriormente (desde 1911) um posto de distribuição de correspondência localizado num estabelecimento comercial local.
Estabelecimentos comerciais, de serviços e de hotelaria - remonta aos primeiros anos do século passado a instalação dos primeiros estabelecimentos comerciais na Longra. Actualmente a povoação dispõe nomeadamente dos seguintes:

Supermercado (2)
Cafés (diversos)
Padarias (2)
Pizzaria
Pronto-a-vestir (diversos)
Talho
Florista
Cabeleireira
Barbearia
Pomar
Papelaria
Restaurantes (3)
Clínicas Médico-Dentárias privadas (2)
Gabinetes de Contabilidade e Seguros (2)
Turismo de Habitação
Escola de Condução
Antiguidades
Stand de Automóveis
Miudezas (diversas)
Móveis

Estabelecimento escolar - remontam aos finais do séc. XIX as informações existentes sobre a primeira escola localizada na Longra. Actualmente existem, na área incluída na proposta, vários estabelecimentos escolares onde é ministrado o ensino pré-primário e o primeiro ciclo do ensino obrigatório. A proximidade à vila de Barrosas e à cidade de Felgueiras faz com que a população local seja servida de forma satisfatória pelas escolas daqueles centros no que se refere aos restantes ciclos do ensino obrigatório de acordo com a legislação actualmente em vigor.
Indústria - Desenvolvem-se na área abrangida pela futura vila da Longra diversas actividades no sector industrial, nomeadamente nos ramos do calçado, da metalurgia e metalo-mecânica ligeira, na serralharia, panificação, reparação automóvel, carpintaria, vidraria, etc. Muitas destas empresas estão a laborar no complexo industrial localizado nas instalações da antiga Metalúrgica da Longra, recuperadas e adaptadas pelo esforço de empresários da região.

C - Razões históricas e culturais a justificar a proposta de elevação da Longra a vila

1 -Localização
A povoação da Longra nasceu e desenvolveu-se a partir da zona mais baixa da freguesia de Rande, na margem esquerda da rio que dá o nome ao lindo e verdejante vale por onde serpenteia - o Sousa. Embora dela já se encontrem menções em documentos extremamente antigos, foi ao longo de todo século XX que a localidade foi crescendo, acabando por se estender às zonas das freguesias vizinhas com ela confinantes: Sernande, Varziela, Pedreira e Unhão. Este extravasar dos limites da freguesia deveu-se em parte à proximidade a essas mesmas freguesias, mas também à indisponibilidade constatada durante décadas, de terrenos para construção dentro da própria freguesia de Rande, o que viria a alterar-se substancialmente a partir dos anos 78 do século passado.
Sobretudo depois das alterações ocorridas no País em 1974, muitos dos espaços até aí deixados "a monte" têm vindo a ser colmatados, registando-se já uma considerável extensão urbana contínua que promete ainda maior expansão, assim haja disponibilidade legal e efectiva de terrenos para o efeito.

2 - Toponímia
Rande - é o nome da freguesia que integra administrativamente a actual povoação da Longa. É já referenciado como topónimo em documentos datados de 1059, aparecendo como freguesia em 1258, nas Inquisitiones, pág. 72 (De Termino de Felgueiras), conforme refere Maurício Antonino Fernandes em Felgueiras de Ontem e de Hoje. O seu nome está ligado a uma unidade agrária (Randi Villa) fundada por um presor

Páginas Relacionadas
Página 2299:
2299 | II Série A - Número 055 | 21 de Dezembro de 2002   Assim, ao abrigo da
Pág.Página 2299
Página 2301:
2301 | II Série A - Número 055 | 21 de Dezembro de 2002   de origem germânica
Pág.Página 2301
Página 2302:
2302 | II Série A - Número 055 | 21 de Dezembro de 2002   Foi criada, também
Pág.Página 2302
Página 2303:
2303 | II Série A - Número 055 | 21 de Dezembro de 2002   a estar integrado n
Pág.Página 2303