O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4192 | II Série A - Número 104 | 20 de Junho de 2003

 

estilo rocaille e datado de 1772, os rococós altares laterais (o dedicado ao Sagrado Coração está datado de 1755-56), o frontispício do arco cruzeiro, os belos azulejos setecentista da capela-mor, o considerável conjunto das belas imagens do século XVII, XVIII e XIX expostas.
Por fim, destaca-se no centro de Lavra um moderno e multifuncional edifício da junta de freguesia de autoria do arquitecto Luís Berrance.

Motivos económicos, sociais e culturais

O lugar de Angeiras, na povoação de Lavra, constitui um centro de pesca tradicional dotado de uma pequena lota, que continua em actividade, onde o século XX introduziu um fenómeno de relevante importância: os banhistas. Mas além do pescado e do sargaço, o lugar de Angeiras, na Lavra, é um importante centro de veraneio.
O número da população de Angeiras multiplica-se várias vezes durante o Verão. A singela aldeia piscatória transforma-se numa pequena cidade de veraneio incentivando e dando lugar a múltiplos negócios. Os pubs, gelatarias e discotecas vêm surgindo em ritmo acelerado.
O peixe e o marisco pescado na zona podem ser apreciados em diversos restaurantes.
O já referido Parque de Campismo de Angeiras, uma estrutura municipal, constitui um dos melhores campings da região, foi recentemente reabilitado e equipado com uma série de novos equipamentos, nomeadamente um complexo desportivo de apoio.
Além da actividade agrícola da pesca, a metalomecânica e venda de materiais de construção constituem outras actividades relevantes de Lavra.
Como já foi referido, a freguesia possui não só dezenas de estabelecimentos comerciais como também de hotelaria.
A população de Lavra é servida por duas dependências bancárias. A Lavra possui dois serviços de transportes públicos colectivos, onde operam duas empresas rodoviárias e detém também um posto de correios.
Na povoação de Lavra encontram-se em funcionamento:

- Uma Escola EB 2,3;
- Seis Escolas EB 1 e
- Duas pré-primárias.

Na Lavra existem ainda dois postos de assistência médica, com equipamento actualizado, dotado de seis médicos, seis enfermeiros, quatro administrativos e dois auxiliares, possui uma clínica médica, três clínicas médicas dentárias, uma farmácia, prevendo-se a instalação de uma segunda farmácia para breve.
De entre as mais de 20 colectividades existentes em Lavra, destacamos as seguintes:

A.T.S.V.L.;
Centro de recreio popular da freguesia de Lavra;
Associação Recreativa "Guerra Junqueiro";
Associação Recreativa e Cultural de Angeiras;
Rancho das Sargaceiras e Marítimos de Angeiras;
Rancho Folclórico e Etnográfico "As Lavradeiras de Cabanelas";
União Desportiva Lavrense;
Quercus;
Jornal "Futuro";
Coopang - cooperativa de consumo;
ALADI;
Conferência Vicentina do divino salvador de Lavra;
MAPA - associação mútua dos armadores de pesca de Angeiras;
Centro Social Padre Ramos;
Associação dos Moradores da Praia de Angeiras;
Associação de Nadadores Salvadores de Angeiras;
Escola de Música de Lavra;
Chs Laura - Cooperativa de habitação social de Lavra e freguesias vizinhas, CRL;
Clube de Desporto C+S de Lavra.

Acresce que o Centro Social Padre Ramos (centro cívico) possui um auditório de capacidade para 700 pessoas e uma biblioteca.
A Festa de N.ª Sr.ª de Fátima constitui a grande festividade da povoação e ocorre em Agosto. O dia grande de Lavra é, no entanto, o último Domingo de Agosto. Uma procissão sai da igreja e vai até à praia onde, com os barcos todos engalanados, se faz a bênção do mar. Há, porém, outras celebrações como a do Mártir S. Sebastião - no Domingo mais próximo do dia 20 de Agosto -, a de Santa Rita - festejada no Domingo mais próximo do dia 24 de Maio -, a Festa da Sardinha - no 1 .º sábado de Julho.

Motivos geo-demográficos

A Lavra conta com uma área de 12 km2, onde residem, de acordo com o último censos, cerca de 9441 habitantes, dos quais 7300 são eleitores.
São lugares de Lavra: Angeiras, Antela, Cabanelas, Avilhoso, Lavra, Paiço, Praia de Angeiras e Pampelido.
Face ao exposto, o CDS-PP entende que se encontram, portanto, reunidos os requisitos no artigo 12.º da Lei n.º 11/82, de 2 de Junho, para que a povoação de Lavra seja elevada à categoria de vila.
Nesta conformidade, os Deputados do Partido Popular, CDS-PP, abaixo assinados, apresentam à Assembleia da República, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o seguinte projecto de lei:

Artigo único

A povoação de Lavra, no concelho de Matosinhos, é elevada à categoria de vila.

Assembleia da República, 4 de Junho de 2003. - Os Deputados do CDS-PP: Álvaro Castello Branco - Diogo Feio - Nuno Teixeira de Melo - Henrique Campos Cunha - Miguel Paiva.

PROJECTO DE LEI N.º 314/IX
CRIA O CONSELHO NACIONAL DE BIOSSEGURANÇA

A revolução na biologia e na genética abre todos os dias novas fronteiras do conhecimento, permitindo à humanidade

Páginas Relacionadas
Página 4197:
4197 | II Série A - Número 104 | 20 de Junho de 2003   O edifício da antiga s
Pág.Página 4197
Página 4198:
4198 | II Série A - Número 104 | 20 de Junho de 2003   vários mini-mercados e
Pág.Página 4198