O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1653 | II Série A - Número 030 | 22 de Janeiro de 2004

 

de retábulo em tamanho médio, o seu traçado arquitectónico é do tipo da renascença coimbrã. A escultura de Santa Bárbara é do século XVII.
Capela de Santo Amaro:
Localiza-se no lugar de Santo Amaro e foi construída em meados do século XVII, com restauros posteriores. Templo de fachada elegante, enquadrado por pilastras toscanas. Portal e janelas do fim do século XVIII, nicho superior com uma escultura do Orágo em calcário. A janela da capela-mor conserva os antigos vidros em rede de chumbo, formada de rectângulos enquadrados por losangos alongados.
Capela de S. Joaquim:
No lugar de Barreiro de Além foi construída no século XVIII com complementos posteriores tais como os azulejos da frontaria datados de 1946.
Capela de S. Filipe de Néri:
Localizada na Póvoa de Cima teve reconstrução recente.
Diversas "Alminhas" como forma de religiosidade da população encontram-se dispersas por toda a freguesia.
Vários exemplares históricos de património edificado poderemos apontar.
A Casa Municipal da Cultura é construída no século XVIII, tendo sido propriedade do Visconde Valdemouro, sendo conhecida como a "Casa da Praça", localiza-se na Praça Francisco Barbosa.
A Casa da Areosa que foi construída no segundo terço do século XVIII tem Capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição.
A Casa do Cruzeiro é um belo exemplar de casa rural setecentista.
A casa Museu Marieta Solheiro Madureira localiza-se na EN 109, cuja construção data do século XX.
Edifício dos Paços do Concelho, localizado na Praça Francisco Barbosa, cuja construção data do século XIX.
Monumento aos Mortos da Grande Guerra inaugurado em 17 de Junho de 1922, localiza-se no Largo Heróis da Grande Guerra.
Praça Francisco Barbosa construída em meados do século XIX na presidência do Dr. João Carlos Assis Pereira de Melo e foi durante décadas o expoente comercial do concelho já que ali se realizava duas vezes por semana o mercado.
No lugar de S. Tiago existe um cruzeiro com cruz em braços desiguais, construído no século XVIII conhecido pelo Senhor Coberto.
A Escola Conde de Ferreira é um edifício onde funcionou a escola primária, conhecida por Paço, sendo uma das 150 que o benemérito mandou erigir no norte e centro do País, no século XIX.
Instalada num edifício apalaçado do princípio do século XX está a biblioteca municipal, em pleno coração da Vila. Albergou até princípios dos anos sessenta o Colégio Egas Moniz.
O cine-teatro situa-se no centro da vila num edifício de arquitectura modernista da sociedade e cultura da década de 50.
Ao longo da Avenida Visconde de Salreu podemos encontrar diversos exemplares de arquitectura Arte Nova, período tardio, mas encerrando grande beleza, o que no distrito de Aveiro foi de grande importância no início do século XX.

Breve caracterização geo-demográfica do concelho

Administrativamente a vila de Estarreja é sede e integra o concelho do mesmo nome. Integra o distrito de Aveiro, localiza-se na Sub-Região do Baixo Vouga e integra-se numa individualidade regional - a ria.
Caracteriza-se pela existência de esteiros e canais em todas as freguesias e esta influência marinha contribui para se constituir nela e ao seu redor uma diversidade de biótipos (águas livres, ilhas com vegetação, vasas e lodos, sapais, salinas e campos agrícolas), com grande importância do ponto de vista ecológico.
Este rico património natural - assumido agora no logótipo do município - vem sendo dinamizado pela sua divulgação e promoção, exemplificando-se com o Projecto Bioria que liga a investigação à protecção da vida selvagem, à criação de estruturas de visitação e até a uma maior ligação das populações residentes. O município tem previsto intervenções no âmbito do Plano de Ordenamento da Ria de Aveiro/ Unir a Ria nos Esteiros e Ribeiras da frente ribeirinha.
Estarreja estabelece fronteira pelos concelhos de Ovar, Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha e Murtosa.
É servido por uma rede viária que vai da AE 1 ao IP 5, passando pela EN 109 e brevemente pelo IC 1.
É atravessada pela linha do norte do caminho-de-ferro.
Estarreja tem uma área de 124 Km2 e uma população de 28 182 (censos 2001)
Fazem parte deste concelho sete freguesias, a saber - Avanca, Beduído, Canelas, Fermelã, Pardilhó, Salreu e Veiros.

Actividade económica

Estarreja afirma-se como um dos mais importantes pólos da indústria química do País.
Aqui se situa a Quimiparque e tem em construção um parque eco empresarial.
A actividade comercial da vila assenta em vários estabelecimentos de média superfície e pequeno comércio (pronto-a-vestir, supermercados, oficinas de reparação auto, padarias, cabeleireiros, frutarias, ourivesarias, floristas, livrarias, papelarias, sapatarias, comércio de electrodomésticos, materiais de construção, comércio automóvel, abastecimento de combustíveis, estabelecimentos de cafetaria).
A feira bissemanal realiza-se em recinto próprio às terças-feiras e sábados.
Os serviços são assegurados por agências bancárias, de seguros, imobiliárias, agências de viagens, escolas de condução, escritórios de advogados, agências de contabilidade, farmácias, consultórios médicos, clínicas e laboratórios de análises e radiografias e associação empresarial.
A agricultura continua a ser uma actividade a perder predominância, sendo genericamente uma actividade complementar e confinada aos lugares periféricos da vila.

Índices de conforto

A vila de Estarreja vem construindo uma nova imagem ambiental e de modernidade urbana.
Em termos de saneamento básico tem uma cobertura superior a 80% do território e o abastecimento de água domiciliário tem cobertura a 100%.A recolha de resíduos sólidos é assegurada através de contentores, ecopontos, papeleiras e pilhómetros.
Os espaços verdes têm crescido em número e qualidade, aumentando também nos jardins e rotundas. O urbanismo comercial tem sido uma preocupação constante com intervenções na área central com reforço da iluminação e mobiliário urbano. A iluminação pública cobre todo o território.

Páginas Relacionadas
Página 1656:
1656 | II Série A - Número 030 | 22 de Janeiro de 2004   Pardilhó é, igualmen
Pág.Página 1656
Página 1657:
1657 | II Série A - Número 030 | 22 de Janeiro de 2004   A primeira igreja ed
Pág.Página 1657
Página 1658:
1658 | II Série A - Número 030 | 22 de Janeiro de 2004   A actividade comerci
Pág.Página 1658