O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0055 | II Série A - Número 021 | 04 de Dezembro de 2004

 

A nível demográfico, no Censo de 1981 a população residente em Vila Franca das Naves era de 1128 indivíduos, mantendo-se inalterável no Censo de 1991, com 1129 habitantes.
No último Censo de 2001 a população em Vila Franca das Naves perfazia o número de 1097, sendo de 2070 o número de habitantes dos aglomerados urbanos contíguos de Vilares, Póvoa do Concelho, Moimentinha e Granja.
O número de eleitores da área urbana de Vila Franca das Naves e aglomerados contíguos das freguesias referidas é de 2010 eleitores.

2 - Razões de natureza histórica

Antigamente designada apenas de "Vila Franca", o seu topónimo indicava uma vila cujo foral lhe admitia certas isenções fiscais.
A orografia do local leva a induzir-nos que o povoamento de Vila Franca das Naves tenha ocorrido em épocas bastante remotas, crendo-se que o primitivo povoamento tenha tido origem em Castros provavelmente sob o domínio do Castelo de Trancoso.
Aliás, no cimo do cabeço do Alto do Feital, cota 756 m, situado no flanco da serra da Broca, encontram-se ainda bem visíveis os vestígios de um castro pré-romano. Além de lanços de muralha ciclópicos e de amontoados de grandes blocos, definindo os alicerces, encontram-se, também, numerosos restos de casas circulares, características habitações lusitanas desses recuados tempos.
Vila Franca das Naves existia já como povo no século X.
As inquirições de D. Dinis sobre Trancoso e o seu termo referem, embora indirectamente, a existência de Vila Franca das Naves.
Outra referência aparece na doação feita, em 1267, por D. Teresa Anes, mulher de D. Mendo Garcia, ao Mosteiro de Salzedas de vários bens que possuía em Vila Franca das Naves.
As possessões de D. Teresa Anes provinham de D. Mendo Garcia de Sousa, da família dos Sousões, que apareceram na região de Trancoso no reinado de D. Sancho II.
A paróquia de Santa Maria de Vila Franca das Naves terá sido instituída no séc. XIV.
O padroado no século XVII era da Igreja de Santiago de Trancoso, sendo Vila Franca das Naves uma filial daquela.
É no séc. XIX, a partir de 1878, que se verifica um grande aumento populacional na freguesia de Vila Franca das Naves devido às obras de construção da linha da Beira Alta. A linha férrea da Beira Alta foi inaugurada pela família real a 10 de Agosto de 1882, tendo sido entusiasticamente recebidos na estação de Vila Franca das Naves.
A partir de 1882 é formado um novo núcleo populacional na gare ou estação, que tem atingido grande desenvolvimento comercial e industrial, cuja estrutura tem inequivocamente qualificado o seu carácter urbano.

3 - Caracterização económica e social

A economia da freguesia assenta no sector primário, dada a sua riqueza agrícola, designadamente no sector vitivinícola, hortícola e frutícola.
Cerca de 60% da população dedica-se à agricultura, sendo a estrutura agrícola caracterizada por médias propriedades de significativa rentabilidade.
A grande produção de vinho encontra escoamento através da Cooperativa Vitivinícola Beira Serra, que está integrada na Zona Demarcada de Pinhel.
A Cooperativa Agrícola Beira Serra produz e engarrafa vinhos de mesa, explorando várias marcas comerciais como a "Bandarra", "Vilas Francas", "Altitude", "Picarrão", entre outros.
O sector secundário assume-se, igualmente, como um dos principais pilares da economia local, devido, sobretudo, às actividades ligadas à agro-indústria, metalomecânica e mobiliário.
As maiores empresas são:
- Confecções (têxtil) - 45 trabalhadores;
- Cooperativa Beira Serra - 34 trabalhadores;
- Torres e Filhos, Lda. (mobiliário) - 30 trabalhadores;
- Lacticôa (lacticínios) - 30 trabalhadores;
- Móveis Lourenço (mobiliário) - oito trabalhadores;
- Talhos Madeira (carnes);
- Talhos Figueiredo (carnes);
- Monteiro e Paulos;
- José Francisco Madeira (cimento).

Páginas Relacionadas
Página 0052:
0052 | II Série A - Número 021 | 04 de Dezembro de 2004   autarquias locais o
Pág.Página 52
Página 0053:
0053 | II Série A - Número 021 | 04 de Dezembro de 2004   O primeiro document
Pág.Página 53
Página 0054:
0054 | II Série A - Número 021 | 04 de Dezembro de 2004   - Grupo Coral S. Mi
Pág.Página 54