O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

17 | II Série A - Número: 058 | 22 de Março de 2007


sustentado por folhas de verde. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda de negro, em maiúsculas: «PRIOR VELHO — LOURES». Bandeira de verde; cordões e borlas de prata e verde.
A roda dentada simboliza as actividades mecânicas das primeiras indústrias a instalarem-se na área da freguesia e ainda com alguma predominância no conjunto das empresas existentes. Os dois ramos de oliveira evocam os olivais que pontuavam o território da freguesia, dos quais ainda resta alguma toponímia evocativa dos mesmos, bem como, em alguns locais ainda sem construção, as próprias oliveiras. O Chapéu Eclesiástico, evocativo do topónimo «Prior Velho», no qual tem origem o nome da freguesia. Por fim, o cacho de uvas é uma referência ao vinho produzido na Quinta da Francelha.

II — Condições socioeconómicas

O Prior Velho é uma das 18 freguesias do concelho de Loures, sendo possível distinguir duas vertentes: uma habitacional e outra industrial.
O seu crescimento urbano, que lhe permitiu a ascensão à categoria de freguesia, iniciou-se em meados do século XX, com a construção do Aeroporto da Portela e da Auto-Estrada do Norte. Foi nessa altura que começaram a fixar-se no território as primeiras unidades industriais e, de seguida, numerosos núcleos populacionais.
A proximidade a Lisboa é um factor de fixação importante e muitas empresas continuam a preferir o Prior Velho para a sua localização, sendo, na vertente industrial, uma das mais importantes do concelho.
O comércio desempenha também um papel muito significativo, contando o Prior Velho com cerca de 185 estabelecimentos comerciais.
Das empresas que se encontram nesta freguesia é possível destacar algumas:

— Stec — Sociedade Técnica de Equipamentos e Tractores — Joca — Metalomecânica — Evicar — Comércio de Camiões — ACP — Automóvel Clube de Portugal — Cepra — Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel — Cenfic — Centro de Formação Profissional — Sidefarma — Sociedade Industrial de Expansão Farmacêutica — Salvador Caetano — Hertz — Aluguer de Automóveis — Europcar Internacional — Aluguer de Automóveis

Em termos culturais, desportivos e sociais, salientam-se, entre outras, as seguintes:

— Futebol Clube do Prior Velho — Grupo Recreativo e Cultural Priorenses — União Cultural Amigos do Prior Velho — Sociedade Columbófila do Prior Velho — Grupo Desportivo Pescadores do Prior Velho. Clube de Caça e Pesca do Prior Velho — Associação dos Reformados e Pensionistas Idosos — Associação Raízes em África

A freguesia do Prior Velho dispõe hoje dos seguintes equipamentos colectivos:

— Posto médico (um) — Clínicas médicas (três) — Farmácias (duas) — Cruz Vermelha Portuguesa — Agências bancárias (BES, BPI, BPN e BCP) — Caixas multibanco (quatro) — Estação dos CTT — Mercado — Campo de futebol (Futebol Clube do Prior Velho) — Pavilhão multiusos desportivo — Escola do ensino básico — Jardim-de-infância — IPSS — Associação Cantinho da Criança — Infantários (um) — Transportes públicos colectivos assegurados pela CARRIS e RN — Igreja de culto — Casa mortuária

Páginas Relacionadas
Página 0018:
18 | II Série A - Número: 058 | 22 de Março de 2007 — Estabelecimentos comerciais (185) — Z
Pág.Página 18
Página 0019:
19 | II Série A - Número: 058 | 22 de Março de 2007 «O regime do presente diploma não p
Pág.Página 19