O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

25 | II Série A - Número: 093 | 4 de Abril de 2009

O número de fogos existente é de cerca de 2800, com tendência para aumentar nos próximos anos.

II — Caracterização económica, social, cultural e populacional

4 — Actividade económica: Todos os sectores de actividade estão representados na freguesia, com predomínio para os sectores secundário e terciário. Lordelo é terra de gente dinâmica, activa e empreendedora. Na generalidade, os lordelenses procuram uma constante evolução socioprofissional e muitos são os que se tornaram empresários dinamizadores de riqueza e de postos de trabalho. Por tradição é também terra de estudantes, o que equivale a dizer que é terra de gentes de cultura.
Por se encontrar portas meias com Vila Real aí encontra a sua principal fonte de trabalho, mas a própria freguesia é sede de muitos serviços e de alguma actividade comercial e industrial, para além de alguma agricultura de subsistência.

5 — Feiras e mercados: Importante para a economia local é, sem dúvida, a feira do gado, de periodicidade quinzenal, no 1.º e 3.º domingo de cada mês, onde se transacciona gado, vestuário, utensílios agrícolas, mobiliário, plantas, sementes, etc.
Ultimamente, em instalações bem delineadas e construídas de raiz para o efeito, realiza-se às terças e sextas-feiras a denominada Feira do Levante, de âmbito concelhio, o que veio trazer grande dinamismo à vida local.

6 — Museus, bibliotecas e monumentos: Na Igreja Paroquial existe um museu de arte sacra e no Centro Cultural Lordelense existe uma pequena biblioteca. Quanto a monumentos, é de realçar o Pelourinho, monumento nacional e um verdadeiro ex-libris da freguesia. É ainda de salientar o Cruzeiro do Senhor dos Aflitos, situado na Capela de Nosso Senhor dos Aflitos, datado do século XVIII, e o Cruzeiro da Independência, construído em 1940.

7 — Equipamentos religiosos: Existe apenas uma igreja, a Igreja Matriz, finalizada em 1669 e várias Capelas, a saber: Capela de São Roque, datada do século XVII (1602), Capela de Santa Ana, Capela de Nossa Senhora da Graça, na Lavandeira, Capela do Senhor dos Aflitos, Capela do Senhor dos Desamparados e a Capela de Nossa Senhora da Conceição em Cales. Existem ainda várias alminhas espalhadas por vários locais da freguesia.

8 — Gastronomia, festas e romarias: Costuma dizer-se que em Lordelo todas as mulheres cozinham bem, fazendo autênticos milagres de culinária. É prato tradicional o arroz de forno, enriquecido com batatas assadas, acompanhado com um gostoso cabrito ou anho. Da vasta doçaria tradicional, dois doces são famosos — o creme torrado e o sarrabulho.
Santa Maria Madalena é a padroeira de Lordelo, muito embora as festividades mais importantes sejam em honra de Nosso Senhor dos Aflitos, romaria famosa e muito concorrida.

9 — Aglomerados populacionais: A freguesia de Lordelo engloba os seguintes aglomerados:

— Cales; — Coto de Cima; — Coto de Baixo; — Bairro da Cal;

Páginas Relacionadas
Página 0028:
28 | II Série A - Número: 093 | 4 de Abril de 2009 14 — Rede bancária: Embora não possua a
Pág.Página 28
Página 0029:
29 | II Série A - Número: 093 | 4 de Abril de 2009 4 — Eleitores: A freguesia de Valença r
Pág.Página 29
Página 0030:
30 | II Série A - Número: 093 | 4 de Abril de 2009 A vila de Valença dispõe também de uma e
Pág.Página 30