O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

29 | II Série A - Número: 093 | 4 de Abril de 2009

4 — Eleitores: A freguesia de Valença registava, em 31 de Dezembro de 2008, 3172 eleitores.

5 — Património: Valença é uma praça-forte considerada como uma das principais fortificações militares da Europa, estendendo-se por com cerca de 5 km de perímetro amuralhado, sobranceira ao Rio Minho. A praça-forte é uma obra de arquitectura militar gótica e barroca, cujos primeiros muros foram construídos no século XIII e que actualmente possui um sistema abaluartado, tipo Vauban, edificado nos séculos XVII e XVIII.
Na praça-forte de Valença destacam-se os seguintes monumentos:

— Igreja de Santa Maria dos Anjos, templo românico, do séc. XIII, com planta longitudinal; — Igreja da Colegiada de Santo Estevão, do séc. XIII, templo românica, com reconstrução neoclássica e que foi sede da antiga Colegiada de Valença e Bispado de Ceuta, destacando-se no interior a cadeira episcopal gótico-mudéjar, do séc. XV; — Capela Militar do Bom Jesus, do séc. XVII, de arquitectura barroca e neoclássico; — Capela do Senhor do Encontro, do séc. XVIII, de arquitectura barroca, que se evidencia na Procissão dos Passos, com o celebre Sermão do Encontro; — Capela da Misericórdia, do séc. XVI, de arquitectura barroca e neoclássica, encontrando-se no seu interior a escultura do «Senhor Morto», em cartão, da autoria do Mestre Teixeira Lopes; — Paiol do Açougue, do séc. XVIII, armazém militar, rectangular envolvido por muro alto com portal entre pilastra; — Paiol de Marte, do séc. XVIII, armazém militar de duas salas rectangulares; — Marco Miliário Romano, do séc. I DC; — Cortinas de S. Francisco, sala de armas da Fortaleza, a nascente, junto aos Baluartes de S. Francisco e do Faro; — Palácio do Governador Militar, que albergou, também, a Aula Real de Artilharia de Valença; — Antiga Domus Municipalis, do séc. XIV, destacam-se as abobadas, em tijolo burro e as suas arcadas; — Portas da Coroada, do séc. XVII, mandadas construir pelo Rei D. Pedro II, que são a principal entrada na fortificação; — Fonte da Vila, do séc. XV, que é uma fonte roqueira; — Estátua de S. Teotónio — na Coroada, em frente à Capela Militar do Bom Jesus, homenageia o primeiro santo português natural de Valença; — A secular ponte metálica, modelo Eiffel, jóia da arqueologia industrial europeia.

6 — Equipamentos colectivos: A vila de Valença dispõe, no seu núcleo urbano, de um centro de saúde com internamento e SAP, clínicas médicas e farmácias.
A vila de Valença dispõe para protecção, socorro e segurança de um corpo de bombeiros voluntários devidamente treinados e equipados, no quadro da Autoridade Nacional de Protecção Civil e de um posto da Guarda Nacional Republicana que a sede do destacamento.
A vila de Valença, a nível de apoio social, dispõe:

— Santa Casa da Misericórdia de Valença; — Centros de bem-estar social, com as valências de lar, centro de dia e apoio domiciliário; — Creches, jardim-de-infância e atelier de tempos livres.

Actualmente a vila de Valença tem várias associações culturais e recreativas que muito contribuem para o desenvolvimento cultural da vila.
Existem na vila um conjunto de infra-estruturas das associações e da autarquia, com qualidade e quantidade apreciável, que respondem às necessidades das diversas actividades, como sejam campos de futebol, pavilhão gimnodesportivo e piscina.

Páginas Relacionadas
Página 0028:
28 | II Série A - Número: 093 | 4 de Abril de 2009 14 — Rede bancária: Embora não possua a
Pág.Página 28
Página 0030:
30 | II Série A - Número: 093 | 4 de Abril de 2009 A vila de Valença dispõe também de uma e
Pág.Página 30