O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

76 | II Série A - Número: 010 | 28 de Novembro de 2009

Acresce que estes prazos e atrasos, (os primeiros permitidos por normas ainda legais, os segundos induzidos pelas normas vigentes e também resultantes de ineficiências da administração), na devolução do Imposto sobre o Valor Acrescentado acarreta prejuízos incontornáveis aos sujeitos passivos, em particular às micro e pequenas empresas, diminuindo-lhes drasticamente as disponibilidades financeiras e provocando, consequentemente, graves problemas de tesouraria de efeitos muitas vezes irreversíveis. Esta situação, já de si inaceitável e incompreensível em condições normais, reveste actualmente um dramatismo especial face às dificuldades provocadas pela crise económica com que o País se confronta, e que provoca problemas acrescidos de tesouraria à generalidade das micro e pequenas empresas.
Um outro problema recorrente tem a ver com as consequências dos atrasos de muitos meses nos pagamentos do Estado aos seus fornecedores ou prestadores de serviços. Estes atrasos, que vulgarmente ultrapassam os seis meses e que frequentemente só são liquidados ao fim de aproximadamente um ano, não libertam, porém, as empresas fornecedoras de bens ou prestadoras de serviços ao Estado das suas obrigações tributárias em sede do Imposto sobre o Valor Acrescentado, no que concerne ao momento da entrega do IVA devido pela realização daqueles serviços. O Código do IVA impõe-lhes, pelo contrário, a entrega do IVA em prazos que, face à realidade atrás descrita, criam situações verdadeiramente incompreensíveis e inaceitáveis. É que as empresas prestadoras de serviços ou fornecedoras de bens à administração pública são confrontadas com a obrigação legal de entregarem o IVA trimestralmente, incluindo os valores do imposto que lhes são devidos pelo Estado antes das empresas, por causas dos atrasos verificados nos pagamentos, terem recebido esse IVA da própria administração.
Esta situação, num período de dificuldades crescentes das empresas, nomeadamente dificuldades financeiras, está a agravar a situação de muitos milhares de micro e pequenas empresas que prestam serviço ou fornecem bens à administração pública, podendo levar mesmo à sua falência e ao aumento do desemprego.
As medidas que o Governo tem anunciado para encurtar os prazos de pagamento das facturas às empresas fornecedoras de bens ou serviços à administração pública não têm resolvido o problema. E mesmo que o possam atenuar, isso pode não ser suficiente e as empresas continuarem a ter de pagar ao Estado o IVA por este devido, mesmo antes de o receberem.
Importa, por isso, criar uma norma que permita as empresas a quem a administração pública não paga atempadamente as facturas de fornecimento de bens e serviços, passarem a poder entregar ao Estado o Imposto sobre o Valor Acrescentado devido apenas após ter sido recebido através do pagamento, total ou parcial, das facturas em atraso e pelo valor efectivamente recebido, nos casos em que este recebimento não tenha sido integral. Desta forma introduz-se na legislação um mínimo de razoabilidade, pois não se compreende que os sujeitos passivos continuem a ser obrigados a observar os prazos normais estipulados no Código do IVA para a entrega efectiva de um imposto que, afinal, não foi ainda recebido porque foi a própria administração quem não pagou os fornecimentos e os serviços que geraram tal imposto.
O Grupo Parlamentar do PCP entende, em síntese, que, com ou sem a existência da actual crise, as alterações que propõe ao Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado constituem imperativos inadiáveis.
Seja no que respeita ao encurtamento substancial dos prazos de reembolso do IVA à generalidade das empresas, que nada justifica, seja no que respeita à generalização de um regime mais justo e racional para a entrega efectiva do imposto resultante das relações económicas, passíveis de liquidação do imposto, estabelecidas entre as empresas e a administração pública.
Por isso, os deputados do Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português, ao abrigo das disposições regimentais e constitucionais, apresentam o seguinte projecto de lei:

Artigo 1.º Alteração ao Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA)

Os artigos 2.º, 22.º e 27.º do Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 394-B/84, de 26 de Dezembro, passam a ter a seguinte redacção:

Páginas Relacionadas
Página 0071:
71 | II Série A - Número: 010 | 28 de Novembro de 2009 O pagamento especial por conta, em s
Pág.Página 71
Página 0072:
72 | II Série A - Número: 010 | 28 de Novembro de 2009 A apresentação do projecto de lei n.
Pág.Página 72
Página 0073:
73 | II Série A - Número: 010 | 28 de Novembro de 2009 N OTA T ÉCNICA Projecto de Lei
Pág.Página 73
Página 0074:
74 | II Série A - Número: 010 | 28 de Novembro de 2009 A iniciativa deu entrada em 10/11/20
Pág.Página 74
Página 0075:
75 | II Série A - Número: 010 | 28 de Novembro de 2009 A presente iniciativa pretende, assi
Pág.Página 75