O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

24 | II Série A - Número: 041 | 26 de Novembro de 2010

III – Razões geográficas, demográficas, sociais, culturais e económicas

A localidade de Ferrel, pertence ao distrito de Leiria e incluída na Diocese de Lisboa, tem uma área de 1 370 hectares, e é a segunda maior freguesia do município de Peniche em termos de área (13,87 Km2), com uma população de 2355 habitantes (sendo 1191 homens e 1164 mulheres, distribuídos por 2191 alojamentos familiares e 1457 edifícios, segundo o Censos de 2001) e uma densidade populacional de 169,9 hab/Km2. Na última eleição (Legislativas de 2009), estavam inscritos 2 392 eleitores nos cadernos eleitorais.
De acordo com o Plano Director Municipal do Município de Peniche, Ferrel possui uma vasta área de património natural classificado, na orla costeira, como Reserva Ecológica Nacional, e incluído na Rede Natura 2000. Igualmente, existe na sua área territorial a única mancha significativa de pinhal existente em todo o Concelho.
Ainda segundo o Plano Director Municipal do Município de Peniche, que data de 1995 «o lugar de Ferrel constitui, desde o inicio do século, o segundo aglomerado mais populoso do Concelho, com 1 712 habitantes em 1981, factor que, a par da localização face à sede de Freguesia de Atouguia da Baleia e das ligações rodoviárias, constituiu uma das motivações que conduziram à criação, em 1985, da Freguesia de Ferrel».
A localidade de Ferrel, constituída por uma população laboriosa, dedicada essencialmente à produção de produtos hortícolas, viveu um forte período migração para o estrangeiro nas décadas de sessenta e setenta do século passado.
É após o 25 de Abril, com a construção das infra-estruturas básicas e com o desenvolvimento turístico, que a localidade de Ferrel se torna num dos pólos de maior desenvolvimento habitacional, económico e social do Concelho de Peniche.
Fazendo fronteira com o Oceano Atlântico, Ferrel possui uma grande extensão de areal, em que se destacam as praias da Almagreira e do Baleal, por muito apreciadas para a prática de desportos náuticos.
Para além do seu património natural, merece destaque, no leque de património arquitectónico, a beleza da Capela de Ferrel, também conhecida por Capela de Nossa Senhora da Guia, classificada como Imóvel de Interesse Público, e que se presume tenha sido construída nos finais do século XVII.
A localidade de Ferrel espalha-se por uma vasta zona fértil, onde predomina a agricultura, com as suas produções na área da horticultura consumidas em fresco e destinadas aos grandes centros do País, complementada pela actividade piscatória, as duas principais fontes de riqueza da economia da região.
A freguesia de Ferrel possui os seguintes equipamentos colectivos:

 Postos de assistência médica: o Extensão de Ferrel do Centro de Saúde de Peniche; o Laboratório de análises clínicas; o Clínica Médica Dentária;  Farmácia (Farmácia Santo Estevão);  Colectividades: o Associação Recreativa, Cultural e Desportiva de Ferrel; o Associação Rancho Folclórico Os Camponeses da Beira Mar; o Associação Juvenil de Ferrel; o Associação Solidariedade Social de Ferrel (com as valências de Lar, Centro de Dia e Apoio Domiciliário); o Associação para o Jardim de Infância (com todas as valências até ao 1.º ciclo);  Transportes Públicos Colectivos: o Ferrel encontra-se abrangido pela rede de transportes colectivos efectuados pela Rodoviária Tejo; o Ferrel dispõe ainda de uma praça de táxis;  Estação dos CTT: o Extensão do Posto de Correios de Peniche com serviço diário permanente; o Posto de telefone público; o Espaço Internet público;

Páginas Relacionadas
Página 0026:
26 | II Série A - Número: 041 | 26 de Novembro de 2010 Sem prejuízo do disposto no artigo 1
Pág.Página 26
Página 0027:
27 | II Série A - Número: 041 | 26 de Novembro de 2010 Recorde-se que, à excepção dos lucro
Pág.Página 27
Página 0028:
28 | II Série A - Número: 041 | 26 de Novembro de 2010 «Artigo 2.º […] 1 – (…). 2 – (…).
Pág.Página 28
Página 0029:
29 | II Série A - Número: 041 | 26 de Novembro de 2010 14 – (…). 15 – (…). 16 – [Revogado
Pág.Página 29
Página 0030:
30 | II Série A - Número: 041 | 26 de Novembro de 2010 Artigo 4.º Taxa de tributação sobre
Pág.Página 30