O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8 | II Série A - Número: 062 | 12 de Janeiro de 2011

Casa da Torre Sabe-se que no século XII existia, neste local, o chamado Paço dos Couto dos Fidalgos, que ostentava uma torre senhorial. O couto, a que pertencia este paço e lugar, era chamado então de Couto da Água Levada, da paróquia de Eclesie Sancte Ovaye de Barrosis. Terá sido nesse mesmo Paço torreado que, no longínquo século XIII, e tal como indicam as Inquirições de Barrosas, o Rei D. Sancho II foi criado.

Necrópole de Senra As cidades romanas observavam religiosamente uma regra na implantação dos seus cemitérios, ou seja, estes situavam-se sempre fora dos limites da urbe, de preferência junto e ao longo das vias que dela saíam memória da antiguidade do povoamento local. A Necrópole de Senra é assim, certamente, um dos vestígios da existência desta povoação na época pré-romana.

IV – Actividade económica Sendo uma freguesia de terra fértil, outrora ocupada por extensas explorações agrícolas, desde sempre floresceu no seu território o sector primário, nomeadamente através da actividade agrícola (milho, feijão, centeio, vinho verde e azeite) e da pecuária. Contudo, apesar da actividade da agricultura e da pecuária terem vindo a perder o seu predomínio, ao longo dos últimos anos, a sua exploração ainda é uma realidade, nomeadamente para consumo próprio da população mais idosa.
Assim sendo, actualmente a população de Santa Eulália encontra-se orientada, essencialmente, para o sector secundário, nomeadamente através das actividades têxtil, vestuário e calçado, que se encontram disseminadas por todo o vale, ocupando, aproximadamente, 1600 postos de trabalho dentro da freguesia. Do mesmo modo, ainda no âmbito deste sector secundário, há também algumas empresas de construção civil, serralharia civil, pichelaria e electricidade que ocupam, dentro da freguesia, cerca de 100 postos de trabalho.
No que diz respeito ao sector terciário, actualmente, destacam-se diversificados serviços ao dispor da população, designadamente: hipermercado, minimercados, cafés, estabelecimentos de restauração, fotógrafo, florista, talho, oficinas de reparação automóvel, cabeleireiros, esteticistas, farmácia, postos de abastecimento de combustíveis, prontos-a-vestir, advogados, drogarias, lojas de mobiliário, escola de condução, posto dos CTT. Acresce, ainda, que, na área da respectiva freguesia, encontra-se também instalada uma caixa Multibanco.
Ao nível da saúde existem na freguesia de Santa Eulália três clínicas, uma de serviços de clínica geral e duas de medicina dentária.

V – Equipamentos e actividade social e cultural

A freguesia de Santa Eulália possui diversas colectividades, que impulsionam um dinamismo cultural e desportivo intenso, caracterizado pelo vasto conjunto de iniciativas que decorrem ao longo de todo o ano. A atestar a vivacidade dos eulalenses, estão as várias associações de apoio à cultura, desporto, educação e recreio, instituições que congregam e dinamizam uma forte percentagem da população nos vários níveis etários, de onde se destacam:

Centro Cultural e Desportivo de Santa Eulália O Centro Cultural e Desportivo de Santa Eulália, fundado em 1978, resultou da junção de duas equipas — Águias do Adro e Estrelas — que representavam duas partes da freguesia. O bom entendimento existente entre estas equipas, e os seus elementos, foi o factor preponderante para o nascimento daquela colectividade que, durante anos, desenvolveu inúmeras modalidades desportivas (atletismo, futebol, andebol). O Centro Cultural e Desportivo de Santa Eulália tem na Secção Desportiva uma equipa de futebol sénior e várias camadas jovens de formação, todas elas inscritas em competições distritais. Esta colectividade possui, ainda, um campo de futebol com as dimensões oficiais, com capacidade para 2000 pessoas, e um pavilhão gimnodesportivo.