O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 | II Série A - Número: 067 | 19 de Janeiro de 2011

Área e população

A freguesia de Aguçadoura é a segunda maior do concelho da Póvoa de Varzim com cerca de 6000 habitantes e 4101 eleitores recenseados.
Ocupa uma área de 4,207Km2 e localiza-se, como já foi referido, a 6 km a norte da cidade da Póvoa de Varzim.

Características socioeconómicas

Aguçadoura, a partir dos anos 70, experimentou um franco e notório desenvolvimento socioeconómico, por virtude da sua indústria agrícola, que pode considerar-se única no País, dadas as condições favoráveis que os chamados ―campos — masseira‖ proporcionam aos seus exploradores, que abastecem de produtos hortícolas de alta qualidade os mercados do norte do País, nomeadamente Porto e Braga, outras zonas do País e ainda vários países da Europa com grande impacto na área de exportação.
Essa dinâmica de progresso e desenvolvimento reflectiu-se, directa e activamente, na evolução dos sectores social, cultural, desportivo e tudo que lhes está inerente, proporcionando um nível de vida à população nunca antes atingido.

III — Equipamentos e actividade social e cultural A freguesia de Aguçadoura possui diversas colectividades, que impulsionam um dinamismo cultural e desportivo intenso, caracterizado pelo vasto conjunto de iniciativas que decorrem ao longo de todo o ano.

Associações Desportivas, Sociais e Recreativas  Aguçadoura Futebol Clube;  Associação Columbófila;  Horpozim (Associação de Horticultores da Póvoa de Varzim), com sede própria nesta freguesia;  Grupo Cultural e Recreativo Aguçadourense;  Casa do Povo de Aguçadoura com as secções culturais: Rancho Folclórico e Secção de Pesca;  Associação dos Ex-Combatentes;  Associação de Karaté;  Grupo de Escuteiros da Paróquia;  Centro Social e Paroquial de Aguçadoura.

Equipamentos e Serviços  Sede da Junta;  Centro Cultural e Desportivo;  Escola EB 1/JI da aldeia com pavilhão gimnodesportivo;  Escola EB 1 do Fieiro;  ATL (a funcionar no Centro Cultural);  Escolas de música;  Escola de dança, karaté e culturismo;  Escola de condução;  Grupo musical;  Biblioteca e sala de Internet;  Posto médico e de enfermagem do SNS — USF das Ondas;  Posto da GNR (Unidade de Controlo Costeiro);  Posto dos CTT;  Farmácia;  Duas agências bancárias com caixas multibanco;  Lar de idosos, centro de dia e apoio domiciliário;