O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

7 | II Série A - Número: 069 | 19 de Fevereiro de 2014

Artigo 15.º Direitos e deveres do acompanhante

1- O acompanhante tem direito a ser informado adequadamente e em tempo razoável sobre a situação do doente, nas diferentes fases do atendimento, com as seguintes exceções: a) Indicação expressa em contrário do doente; b) Matéria reservada por segredo clínico.

2- O acompanhante deve comportar-se com urbanidade e respeitar e acatar as instruções e indicações, devidamente fundamentadas, dos profissionais de serviço. 3- No caso de violação do dever de urbanidade, desobediência ou desrespeito, os serviços podem impedir o acompanhante de permanecer junto do doente e determinar a sua saída do serviço, podendo ser, em sua substituição, indicado outro acompanhante nos termos do n.º 1 do artigo 13.º.

Secção II Acompanhamento da mulher grávida durante o parto

Artigo 16.º Condições do acompanhamento

1- O direito ao acompanhamento pode ser exercido independentemente do período do dia ou da noite em que o trabalho de parto ocorrer.
2- Na medida necessária ao cumprimento do disposto na presente lei, o acompanhante não será submetido aos regulamentos hospitalares de visitas nem aos seus condicionamentos, estando, designadamente, isento do pagamento da respetiva taxa.

Artigo 17.º Condições de exercício

1- O acompanhamento pode excecionalmente não se efetivar quando, em situações clínicas graves, for desaconselhável e expressamente determinado pelo médico obstetra.
2- O acompanhamento pode não ser exercido nas unidades onde as instalações não sejam consentâneas com a presença do acompanhante e com a garantia de privacidade invocada por outras parturientes.
3- Nos casos previstos nos números anteriores os interessados devem ser corretamente informados das respetivas razões pelo pessoal responsável.

Artigo 18.º Cooperação entre o acompanhante e os serviços

São adotadas as medidas necessárias à garantia da cooperação entre a mulher grávida, o acompanhante e os serviços, devendo estes, designadamente, prestar informação adequada sobre o decorrer do parto, bem como sobre as ações clinicamente necessárias.

Secção III Acompanhamento em internamento hospitalar

Artigo 19.º Acompanhamento familiar de criança internada

1- A criança, com idade até aos 18 anos, internada em estabelecimento de saúde tem direito ao acompanhamento permanente do pai e da mãe, ou de pessoa que os substitua.

Páginas Relacionadas
Página 0011:
11 | II Série A - Número: 069 | 19 de Fevereiro de 2014 permitir que o utente possa usufrui
Pág.Página 11
Página 0012:
12 | II Série A - Número: 069 | 19 de Fevereiro de 2014 São meninas, raparigas e mulheres c
Pág.Página 12
Página 0013:
13 | II Série A - Número: 069 | 19 de Fevereiro de 2014 E, ainda, em 25 de Novembro de 2013
Pág.Página 13
Página 0014:
14 | II Série A - Número: 069 | 19 de Fevereiro de 2014 Para que não resistam quaisquer dúv
Pág.Página 14
Página 0015:
15 | II Série A - Número: 069 | 19 de Fevereiro de 2014 b) (»); c) (»); d) Quando constitu
Pág.Página 15