O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

95 | II Série A - Número: 102 | 24 de Abril de 2014

PROJETO DE LEI N.º 590/XII (3.ª) CRIAÇÃO DA FREGUESIA DE SÃO JOÃO DOS MONTES, CONCELHO DE VILA FRANCA DE XIRA, DISTRITO DE LISBOA

I – Nota Introdutória

Conjunto de povoados essencialmente rurais e muito dispersos entre si, a freguesia de São João dos Montes sempre se apoiou numa atividade estruturada e consolidada a partir do poder local eleito. Foi a partir da sua junta e sempre com o apoio dos seus eleitos e trabalhadores que se consolidou a matriz rural da freguesia, valorizando em cada local as condições de urbanidade e de vivência.
A liquidação da freguesia e consequente extinção do seu poder político local constituiu um forte revés para a iniciativa própria da comunidade, que assim ficou prejudicada, tratando-se, pois, de uma população vincadamente envelhecida e dependente dos serviços públicos.

II – Razões de Ordem histórica

O território pertenceu em tempos remotos aos Templários. Comprova este facto a existência de várias sepulturas de cavaleiros desta Ordem na capela da Groela.
Com fundação em 1320 a Freguesia de São João dos Montes, possui uma história local, que conserva assim o direito à diferença e à grandiosidade identitária da Freguesia.
Testemunhando a antiguidade histórica da freguesia, o brasão é composto por dois cachos de uvas de ouro, folheados de prata, alusivos às muitas vinhas existentes na região e a evocar uma das principais fontes de riqueza da freguesia.
Muito rica em património histórico-cultural a freguesia destaca-se por conjuntos patrimoniais como, por exemplo:

– Quinta do Bulhaco (parte da primitiva quinta), incluindo a Casa Grande, os pátios, as dependências agrícolas, a azenha, a casa de fresco, o Casal do Pereiro, o sistema hidráulico e terrenos agrícolas e silvícolas; – Quinta Municipal de Subserra; – Ermida de São Romão; – Igreja matriz de São João dos Montes; – Linhas de fortificação das Linhas de Torres Vedras – E vários moinhos de vento.

III – Razões de ordem demográfica e geográfica

São João dos Montes é uma freguesia com 17,99 km² de área e 6 018 habitantes (2011). Apresenta uma densidade de 334,5 habitantes/km².

IV – Atividades económicas

É uma freguesia essencialmente rural e fortemente agrícola.

V – Atividades comerciais

A gastronomia local e a produção de produtos agrícolas locais são os pontos fortes de São João dos Montes, com vários locais considerados nos diversos roteiros turísticos da região. Recorrendo a receitas e produtos locais, as atividades da natureza têm assumido um contributo decisivo para o produto turístico do concelho e da região.

Páginas Relacionadas
Página 0097:
97 | II Série A - Número: 102 | 24 de Abril de 2014 d) Um representante da Junta de Fregues
Pág.Página 97
Página 0098:
98 | II Série A - Número: 102 | 24 de Abril de 2014 A escolha de PSD, CDS e PS foi a de tra
Pág.Página 98
Página 0099:
99 | II Série A - Número: 102 | 24 de Abril de 2014 Artigo 2.º Alteração à Lei de Enquadram
Pág.Página 99