O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

48 | II Série A - Número: 025 | 30 de Outubro de 2014

ECTS, formação a ser ministrada em ambiente de ensino politécnico, de nível 5 na ISCED (International Standard Classification of Education). A oferta de formação deste nível deve ter uma forte inserção regional, concretizada ao nível da sua criação, definição dos planos de estudos e concretização da componente de formação em contexto de trabalho, na interação obrigatória com as empresas e associações empresariais da região;  Consolidar a rede de instituições de ensino superior pública, incentivando a sua consolidação com as unidades orgânicas de menor dimensão e fixando limites mínimos ao número de vagas disponível para cada curso;  Densificar a figura jurídica do consórcio entre Instituições de Ensino Superior;  Reforçar a garantia de qualidade dos ciclos de estudos e aumentar o sucesso escolar, evidenciando a diversidade relativamente a conteúdos e objetivos;  Assegurar a continuidade da política de ação social, tornando-a mais justa e eficiente;  Reforçar a atratividade das IES portuguesas para os estudantes estrangeiros, através da aprovação do estatuto do estudante internacional;  Promover a oferta educativa das regiões com menor pressão demográfica, designadamente através da criação do Programa +Superior;  Combater o abandono escolar e promover o reingresso e o sucesso dos percursos formativos, desenvolvendo formas de captação de novos estudantes, através da implementação do programa Retomar.

I.8.3. Ciência No que diz respeito às Grandes Opções do Plano para 2015 na área da Ciência, é destacada a importância de continuar a densificar a qualidade do Sistema Científico e Tecnológico Nacional para uma maior competitividade internacional e reforçar a sua articulação com o tecido empresarial.
Nesse sentido, as linhas orientadoras dos investimentos em I&D continuarão a ser: promover a excelência de indivíduos e instituições, desde a investigação fundamental até à inovação no mercado; estimular a atração de cientistas e engenheiros altamente competitivos para as instituições de I&D e empresas para reforçar a sua competitividade internacional; focalizar os apoios em áreas onde existam competências distintas e capacidade instalada que revelem vantagens competitivas; ajustar as políticas de investigação e inovação à diversidade de potencialidades, oportunidades e constrangimentos das diferentes regiões do país.
Desde 2011 que as GOP identificam áreas de intervenção prioritária, a saber:  A garantia da sustentabilidade financeira do SCTN através de um reforço de fundos estruturais para a Fundação para a Ciência e a Tecnologia IP (FCT, IP) na reprogramação estratégica do QREN em 2012, de um aumento de 7 % das dotações do OE 2014 e da maior eficiência na execução orçamental pela FCT, IP;  A reformulação dos planos de atividades das Parcerias de Portugal com as universidades americanas Massachusetts Institute of Technology (MIT), Carnegie Mellon University (CMU) e University of Texas at Austin (UTA), para um maior enfoque em atividades de empreendedorismo e inovação, e a renovação dos respetivos contratos em 2012 por um quinquénio;  O reforço qualitativo das instituições nacionais de I&D através do recrutamento de doutorados de elevada competitividade internacional, através de concursos internacionais anuais, no âmbito do Programa Investigador FCT. Nos concursos de 2012 e 2013 foram selecionados por painéis internacionais 369 doutorados, dos quais 48 provenientes de instituições estrangeiras. O concurso de 2014 encontra-se em processo de avaliação;  O desenvolvimento dos Programas de Doutoramento FCT, que valorizam modelos de formação que combinem ciência e empreendedorismo, bem como consórcios entre universidades e empresas e entre universidades e centros de I&D portugueses e estrangeiros. Foram até à data selecionados, por concurso competitivo nacional com avaliação internacional, 96 programas, dos quais sete em ambiente empresarial, que envolvem um compromisso de 2 416 bolsas de doutoramento;  A prossecução do concurso para bolsas individuais de doutoramento e pós-doutoramento. Nos concursos de 2012 e 2013, foram atribuídas 2 728 novas bolsas de formação avançada;  A prossecução de concursos para Projetos de I&D&I internacionalmente competitivos, nacionais e em parcerias internacionais. Em 2012 e 2013 foram aprovados para financiamento 940 novos projetos, em todas as áreas científicas e tecnológicas;

Páginas Relacionadas
Página 0045:
45 | II Série A - Número: 025 | 30 de Outubro de 2014 COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTU
Pág.Página 45
Página 0046:
46 | II Série A - Número: 025 | 30 de Outubro de 2014 e) Promoção de Programas de Voluntari
Pág.Página 46
Página 0047:
47 | II Série A - Número: 025 | 30 de Outubro de 2014 com a introdução e consolidação de um
Pág.Página 47
Página 0049:
49 | II Série A - Número: 025 | 30 de Outubro de 2014  O aumento do financiamento anual de
Pág.Página 49
Página 0050:
50 | II Série A - Número: 025 | 30 de Outubro de 2014 crescimento, importa destacar os segu
Pág.Página 50
Página 0051:
51 | II Série A - Número: 025 | 30 de Outubro de 2014 n) Promoção do reconhecimento da espe
Pág.Página 51
Página 0052:
52 | II Série A - Número: 025 | 30 de Outubro de 2014 PARTE II – OPINIÃO DO AUTOR Sen
Pág.Página 52