O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

113 | II Série A - Número: 052 | 22 de Dezembro de 2014

O povoamento da localidade de Fajarda iniciou-se nos finais do Século XIX e princípio do Século XX quando a criação dos Foros da Fajarda, mais concretamente na década de 1890 com o aforamento de parte da Herdade da Fajarda. Nesta altura é constituída por povoamento disperso pelos diversos talhões que foram inicialmente os foros numa extensão de 2 km no sentido nascente poente por 4,5 km no sentido sul norte, onde predominam as casas de um único piso. A dita herdade pertenceu a diversas famílias, mas foi com António Ferreira Roquette e a sua mulher D. Rita Queriol Roquette que, gerou um novo processo de aforamento de grande parte da herdade, originando os Foros da Fajarda. Esta ação foi louvada pelo Ministro da Economia de então, Castro Fernandes.
E também graças à construção da linha de caminho-de-ferro (ramal Setil/Vendas Novas) cuja construção terminou em 1904. No ano de 1996 foi inaugurado o edifício sede da Junta de Freguesia de Fajarda, criada em 1984, pelo Decreto-Lei n.º 43/84, pertencendo até então à freguesia de São João Baptista de Coruche. O edifício tem também instalações para uma extensão do Centro de Saúde de Coruche. Este edifício é acessível a toda a população, nomeadamente, a pessoas com mobilidade condicionada, existindo para tal rampas de acesso.

III- Razões de ordem demográfica e geográfica

A Fajarda é uma freguesia rural do concelho de Coruche, com 52 km² de área e 1481 habitantes (censos de 2011) tem uma densidade populacional de 36,8 habitantes por km², uma parte da população está instalada nos montes das propriedades agrícolas, tais como: Correntinhas, Montinho, Romeiras, Gravinha, Courela do Outeiro, Chão Barroso, Parreira, Vale Covinho, Zambaninha, Gamas, Amieira, Montinho do Pica-milho, Calabre, Torre da Falcôa, Rebolo, Vinagre, Maria do Ciso, Colmeeirinho, Colmeeiro, Misericórdia, Coelhos, Cabide, Cascavel e parte da herdade da Fajarda e Agolada (conforme publicação em Diário da República de 31 de dezembro de 1984) evidenciando assim uma elevada dispersão populacional.

IV- Atividades económicas

A atividade rural da Fajarda é constituída por duas áreas totalmente distintas, a zona de charneca onde abunda o sobreiro e o pinheiro e a zona da lezíria do Vale do Sorraia onde as principais culturas são: o tomate, arroz, milho e outras culturas de regadio. V- Atividades comerciais

A população que inicialmente era constituída exclusivamente por trabalhadores rurais, inclui hoje uma grande diversidade de ocupações que vão desde as atividades agrícolas a trabalhadores da construção civil e da pequena indústria, comércio e serviços, sendo de considerar já o apreciável número de licenciados, naturais e/ou residentes, cuja atividade é exercida em geral na região mas fora da freguesia.
O comércio local conta, na área do comércio alimentar, com quatro minimercados, cinco cafés, dois cafés restaurante e uma pastelaria, havendo ainda dois comerciantes de mercearia em ambulatório; duas lojas de produtos para a agricultura e alimentação para animais completam a pequena rede de comércio local.
Existem diversas atividades comerciais, tais como oficinas de serralharia civil e de alumínios, carpintaria, cantaria, oficinas auto, estofador, bomba de abastecimento de combustível, alojamento local, quinta pedagógica, posto de correios.

VI- Equipamentos coletivos

A Fajarda tem equipamentos desportivos, recreativos, culturais, sociais e religiosos com ótimas instalações, uma Igreja Matriz; o cemitério; a capela mortuária; um auditório; uma biblioteca com uma sala de leitura; o centro escolar inaugurado em 2012 com ensino pré-escolar e o primeiro ciclo do ensino básico; um parque de merendas com bar esplanada, fontanários, mesas, instalações sanitárias e palco para espetáculos e parque infantil. Na área social tem a Associação de Solidariedade Social da Fajarda com centro de dia.

Páginas Relacionadas
Página 0112:
112 | II Série A - Número: 052 | 22 de Dezembro de 2014 Artigo 5.º Partilha de direitos e o
Pág.Página 112
Página 0114:
114 | II Série A - Número: 052 | 22 de Dezembro de 2014 As coletividades da freguesia têm e
Pág.Página 114
Página 0115:
115 | II Série A - Número: 052 | 22 de Dezembro de 2014 3- A comissão instaladora é nomeada
Pág.Página 115