O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

116 | II Série A - Número: 052 | 22 de Dezembro de 2014

A distância entre uma das localidades e a atual sede da Junta de Freguesia é de mais de 20 km. O serviço público de transportes é praticamente inexistente.
Sem o seu serviço público autónomo e eleito pelas suas populações, estas populações ficaram mais afastadas.

II- Razões de Ordem histórica

A Erra é uma povoação muito antiga fundada pelos romanos. Foi tomada aos mouros por D. Afonso Henriques em 1165. Aqui teve assento o Aritium Prateorium onde residia o governador romano providencial e onde tinha tribunal para julgamento.
A Erra tornou-se vila em 18 de Setembro de 1375 e foi elevada a sede de concelho. Teve o seu foral em 1º de Julho de 1514. Havia Câmara, juiz ordinário, cadeia, forca, hospital, um convento e igreja matriz. A Câmara era formada por dois juízes, três vereadores e um procurador, eleitos de três em três anos. Tinha feira anual, que se prolongava por oito dias.
Na Erra foram descobertos achados arqueológicos do período pré-histórico (Estação Arqueológica do Pé D`Erra).

III- Razões de ordem demográfica e geográfica

A Erra é uma freguesia rural do concelho de Coruche, com 63 km² de área e 1004 habitantes (2011). A freguesia é constituída pelos lugares da Erra, Frazão, Feixe, Várzea D`Água e outros aglomerados, evidenciando uma elevada dispersão populacional.

IV- Atividades económicas

A Erra possui várias e extensas áreas de regadio e floresta. Aqui produz-se com excelente qualidade o arroz, tomate, milho e tabaco, vinho, laranja, pêssego, maçã, cortiça, pinhão e lenhas de corte respetivamente, assim com a caça.

V- Atividades comerciais

Pequeno comércio e caça.

VI- Equipamentos coletivos

A Erra tem equipamentos de desporto bem valorizados como vários campos de futebol de onze, ringue polidesportivo, um jardim-de-infância e instalações para 1.º ciclo, centro social, sede de junta de freguesia, cemitério, igreja, diversos equipamentos rodoviários para transporte e conservação de estradas e caminhos, instalações de apoio e balneários públicos.

VII- Transportes públicos

A rede de transportes públicos é limitada e ineficiente. A extinção de freguesias protagonizada pelo Governo e por PSD e CDS-PP insere-se na estratégia de empobrecimento do nosso regime democrático. Envolto em falsos argumentos como a eficiência e coesão territorial, a extinção de freguesias conduziu à perda de proximidade, à redução de milhares de eleitos de freguesia e à redução da capacidade de intervenção. E contrariamente ao prometido, o Governo reduziu ainda a participação das freguesias nos recursos públicos do Estado.
O Grupo Parlamentar do PCP propõe a reposição das freguesias, garantindo a proximidade do Poder Local Democrático e melhores serviços públicos às populações. Assim, propomos a reposição da freguesia de Erra, no concelho de Coruche.

Páginas Relacionadas
Página 0112:
112 | II Série A - Número: 052 | 22 de Dezembro de 2014 Artigo 5.º Partilha de direitos e o
Pág.Página 112
Página 0113:
113 | II Série A - Número: 052 | 22 de Dezembro de 2014 O povoamento da localidade de Fajar
Pág.Página 113
Página 0114:
114 | II Série A - Número: 052 | 22 de Dezembro de 2014 As coletividades da freguesia têm e
Pág.Página 114
Página 0115:
115 | II Série A - Número: 052 | 22 de Dezembro de 2014 3- A comissão instaladora é nomeada
Pág.Página 115