O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

64 | II Série A - Número: 052 | 22 de Dezembro de 2014

O perfil, o traço, o percurso histórico, a sede que é de abastecimento e troca, de atração turística, de prestação de serviços para o concelho (...), para os vizinhos concelhos de Sines, Grândola e Odemira, caracterizam atualmente Santiago do Cacém, já não como pitoresca vila de princípios do século conhecida pela Sintra do Alentejo, mas como uma cidade (...) do século XXI.» Excertos do texto de autoria de Dr. Sérgio Pereira Bento

III- Razões de ordem demográfica e geográfica

É uma freguesia do concelho de Santiago do Cacém com 116,79 km² de área e 7.603 habitantes (Censos 2011). Densidade: 65,1 hab/km². Pertencem à freguesia os lugares de Cumeadas, Escatelares, Cerro Vermelho, Vale Seco, Aldeia dos Chãos, Vale Verde, Relvas Verdes e Ortiga. Situa-se a 149 km de Lisboa, 18 km do porto de Sines, 177 km do aeroporto de Faro e 137 km da fronteira com Espanha.

IV – Razões Culturais

É em Santiago do Cacém que se encontra a mais antiga coletividade do país, a Sociedade Harmonia, fundada em 1847 com vida ativa ininterrupta. Neste momento conta com o Coral Harmonia, a escola de piano, a escola de cordas e dança.
Existe uma Banda Filarmónica da Sociedade Recreativa União Artística, com escola de música. Como instalações culturais, na freguesia temos o Museu Municipal, a Biblioteca Municipal Manel da Fonseca, o Arquivo Municipal, o Auditório António Chainho, a Escola de Música Municipal, a Sociedade Harmonia, a Sociedade Recreativa e a Escola de Pintura. São muitas as manifestações populares e culturais na freguesia de Santiago do Cacém: a festa do dia do Município (em honra do seu patrono: S. Tiago), Os Encontros de Coros e Concerto de Natal do Coral Harmonia realizada no dia 25 de Julho; as feiras anuais, a Santiagro, "Feira Agrícola", em maio, de promoção económica e cultural; as festas tradicionais de Relvas Verdes, em Julho; a Feira do Monte, em Setembro; as festas tradicionais de Aldeia dos Chãos, em agosto; as festas organizadas pelas coletividades durante os meses de verão; as festas de carácter religioso e muitas outras iniciativas musicais, expositivas, de pintura, espaços de debates e conversa que decorrem ao longo do ano.
O Museu Municipal de Santiago do Cacém e o Moinho da Quintinha são a par da Estação Arqueológica de Miróbriga e do Castelo importantes conjuntos patrimoniais que espelham a história local. O Centro Histórico da cidade acolhe um vasto leque de casas senhoriais dos sec. XVIII a XIX, conferindo-lhe uma tipicidade única, valendo a Santiago do Cacém na década de 40 do séc. XX a denominação de “Sintra do Alentejo”.
No artesanato, salientam-se os trabalhos de latoaria, as rendas, os bordados, os trabalhos em cortiça, a tapeçaria e a madeira. Os artesãos locais fundaram recentemente a Associação de Artesãos de Santiago do Cacém.
É terra de escritores e pedagogos aqui nasceram Frei André da Veiga, Alda Guerreiro e Manuel da Fonseca. O Associativismo confere uma dinâmica sem paralelo na freguesia.
As Associações existentes são: Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano, Santa Casa da Misericórdia, Associação de Agricultores do Litoral Alentejano, Associação de Suinicultores do Litoral Alentejano, Sociedade Harmonia Sociedade Recreativa, Filarmónica União Artística, Associação Costumes T. Equestres de Santiago do Cacém, Associação Desportiva Luvas Pretas, Associação de Moradores de Aldeia dos Chãos, ABC Foot - Escola de Futebol, Chaparros BTT Team, Associação Escola de Voo de Santiago do Cacém, Grupo Desportivo "Os Relvenses", Hockey Club Santiago, Juventude Atlético Clube, Núcleo de Árbitros de Santiago do Cacém e União Sport Club.
Quanto à religião existe culto da Católica (suportada por quatro igrejas que fazem parte dos valores patrimoniais da freguesia - Matriz, da Misericórdia, S. Sebastião e S. Pedro) Evangélica, Maná e Testemunhas de Jeová.

Páginas Relacionadas
Página 0062:
62 | II Série A - Número: 052 | 22 de Dezembro de 2014 PROJETO DE LEI N.O 721/XII (4.ª) CRI
Pág.Página 62
Página 0063:
63 | II Série A - Número: 052 | 22 de Dezembro de 2014 O primeiro Comendador da vila pela O
Pág.Página 63
Página 0065:
65 | II Série A - Número: 052 | 22 de Dezembro de 2014 Pela importância cultural e estratég
Pág.Página 65
Página 0066:
66 | II Série A - Número: 052 | 22 de Dezembro de 2014 O Grupo Parlamentar do PCP propõe a
Pág.Página 66
Página 0067:
67 | II Série A - Número: 052 | 22 de Dezembro de 2014 Artigo 5.º Partilha de direitos e ob
Pág.Página 67