O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

II SÉRIE-A — NÚMERO 99

24

No âmbito da iniciativa legislativa em apreço, e para efeitos do desenho de apoios para pequenas e médias empresas, as medidas de natureza fiscal incluem soluções como:

• O prolongamento dos prazos para apresentação das demonstrações contabilísticas; • O adiamento de pagamentos de obrigações fiscais; • A provisão de restituições mais rápidas de impostos; • As provisões de compensação de perdas mais generosas; • Algumas isenções de impostos, inclusive contribuições sociais, impostos sobre o trabalho ou impostos

sobre o património. Acresce ainda as observações desta instituição relativamente ao adiamento de pagamentos e cobranças de

impostos, alertando, por exemplo, para a possibilidade de abuso e fraude se não forem administradas com cuidado. Podem-se aqui incluir os esquemas para alienar ativos antes que as dívidas possam ser cobradas ou pagamentos diferidos por desvio, motivados por esquemas fraudulentos. Adicionalmente, medidas para acelerar o reembolso de créditos de IVA e outros impostos e o pagamento de apoio financeiro direto em geral, também são particularmente vulneráveis a abusos num contexto de emergência, uma vez que as empresas com escassez de liquidez podem ser tentadas ao recurso de práticas fraudulentas31.

Platform for Cooperation on Tax (PCT)

A Platform for Cooperation on Tax (PCT) resulta de uma iniciativa conjunta do Fundo Monetário Internacional

(FMI), Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico, (OCDE), Nações Unidas (UN) e do Banco Mundial para fortalecer a colaboração na afetação de recursos entre os diferentes participantes nacionais. O PCT promove ações conjuntas para o desenvolvimento de sistemas tributários mais fortes nos países em desenvolvimento e emergentes, disponibilizando um conjunto de bibliografia de índole fiscal relativamente à resposta à COVID-19.

V. Consultas e contributos

Consultas facultativas Dada a natureza da iniciativa em apreço, poderá ser pertinente consultar um conjunto de entidades

conhecedoras da realidade quotidiana empresarial, capazes de dar contributo e opinião fundamentados sobre esta matéria como, por exemplo, a ConfederaçãoPortuguesa dasMicro, Pequenas e Médias Empresas(CPPME), a Confederação Empresarial de Portugal (CIP)e oIAPMEI, entre outras. Pode ser igualmente útil solicitar parecer a membros do Governo que tutelam estas matérias, designadamente ao Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais e ao Secretário de Estado da Economia.

VI. Avaliação prévia de impacto

• Avaliação sobre impacto de género Os proponentes juntaram ao projeto de lei a respetiva ficha de avaliação de impacto de género (AIG). De

acordo com a informação constante desse documento, considera-se que a iniciativa legislativa tem uma valoração neutra em termos de impacto de género, dado que a totalidade das categorias e indicadores analisados, assumem essa valoração.

31 Ver a propósito OCDE – Tax and Fiscal Policy in Response to the Coronavirus Crisis: Strenghening Confidence and Resilience (2020) | 3.4 – Tax administration and implementation considerations.

Páginas Relacionadas
Página 0027:
2 DE JUNHO DE 2020 27 outras), que os agentes económicos devem ter em conta perante
Pág.Página 27
Página 0028:
II SÉRIE-A — NÚMERO 99 28 de abastecimento às populações e na dinamização da
Pág.Página 28
Página 0029:
2 DE JUNHO DE 2020 29 à aprovação das iniciativas, em votação final global». Import
Pág.Página 29
Página 0030:
II SÉRIE-A — NÚMERO 99 30 Nota Técnica Projeto de Lei n.º 36
Pág.Página 30
Página 0031:
2 DE JUNHO DE 2020 31 Direção-Geral das Atividades Económicas e pela Direção-Geral
Pág.Página 31
Página 0032:
II SÉRIE-A — NÚMERO 99 32 na presente conjuntura, nas localidades onde essa
Pág.Página 32
Página 0033:
2 DE JUNHO DE 2020 33 por razões relacionadas com o COVID-19 (…), um apoio extraord
Pág.Página 33
Página 0034:
II SÉRIE-A — NÚMERO 99 34 registem diversas iniciativas apresentadas no cont
Pág.Página 34
Página 0035:
2 DE JUNHO DE 2020 35 utilização da forma verbal inicial.Nesse sentido, sugere-se a
Pág.Página 35
Página 0036:
II SÉRIE-A — NÚMERO 99 36 No seguimento da declaração do estado de emergênci
Pág.Página 36
Página 0037:
2 DE JUNHO DE 2020 37 Nas pesquisas feitas não se encontraram outras medidas para a
Pág.Página 37