O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 1

Sexta-feira, 21 de Outubro de 1994

II Série-B — Número 1

DIÁRIO

da Assembleia da República

VI LEGISLATURA

4.ª SESSÃO LEGISLATIVA (1994-1995)

SUMÁRIO

Inquérito parlamentar n.° 26/VI:

Envolvimento do Governo e do SIS em operações provocatórias contra cidadãos, associações e partidos políticos (apresentado pelo PCP)  2

Página 2

2

II SÉRIE-B — NÚMERO 1

INQUÉRITO PARLAMENTAR N.º 26/Vi

ENVOLVIMENTO 00 GOVERNO E DO SIS EM OPERAÇÕES PROVOCATÓRIAS CONTRA CIDADÃOS, ASSOCIAÇÕES E PARTIDOS POLÍTICOS.

Nos últimos meses tem vindo a adensar-se um conjunto de indícios, factos e notícias não desmentidas sobre a existência de variadas actividades claramente ilegais e provocatórias visando a intimidação de cidadãos, associações e partidos políticos que se destacam na oposição ao Governo e às suas medidas de política económica e social.

A título de exemplo, destacam-se notícias e denúncias de:

Infiltrações de agentes do SIS em associações de estudantes e sindicais e manifestações públicas;

O relatório do SIS sobre o sector têxtil e as considerações aí feitas sobre a actividade dos trabalhadores;

Actuações e acções de vigilância do SIS, a propósito dos acontecimentos da Ponte de 25 de Abril, sobre autarquias, associações cívicas e partidos políticos;

Presença ostensiva de agentes do SIS no plenário nacional de sindicatos da CGTP-IN realizado, em 12 de Outubro, no Teatro Vilaret;

Operação, com informação à comunicação social, do presidente do Grupo Parlamentar do PSD e do Gabinete do Primeiro-Ministro, de envio ao Presidente da República e ao Procurador-Geral da República de fotocopieis de notícias da comunicação social sobre um hipotético cerco insurreccional a Lisboa.

Os exemplos dados e outras notícias vindas a público permitem, com legitimidade, admitir a possibilidade de concertação do Governo com os serviços portugueses em operações de provocação com dimensão interna e externa.

Todo este quadro expressa uma preocupante escalada, por parte do Governo, visando intimidar e condicionar a actividade democraticamente exercida de oposição à política do Governo e do PSD por parte de cidadãos, associações cívicas e sindicais e partidos políticos.

Importa sublinhar que estas notícias e factos ocorrem quando o SIS se encontra sem qualquer tipo de fiscalização.

O Governo e o PSD, em clara violação de garantias legais e constitucionais, parecem pretender, assim, substituir o combate e a intervenção política por acções de provocação, intimidação e coacção sobre intervenientes na vida pública portuguesa, utilizando serviços de informações e de contra--informações para os seus propósitos político-partidários.

Justifica-se, pois, plenamente, a instauração de um inquérito parlamentar ao conjunto de factos descritos.

Nestes termos:

A Assembleia da República resolve, ao abrigo das disposições consütucionais e regimentais aplicáveis, constituir uma comissão parlamentar de inquérito que averigüe «o envolvimento do Governo, do SIS e de outras entidades em operações de vigilância e provocatórias contra cidadãos, associações cívicas e sindicais e partidos políticos, em violação das garantias legais e constitucionais».

Assembleia da República, 19 de Outubro de 1994.— Os Deputados do PCP: Octávio Teixeira — Lino de Carvalho — António Filipe — João Amaral.

A Divisão de Redacção e Apoio audiovisual.

DIÁRIO

da Assembleia da República

Depósito legal n.° 8819/85

IMPRENSA NACIONAL-CASADA MOEDA, E. P.

1 —Preço de página para venda avulso, 7S00+IVA.

2 — Para os novos assinantes do Diário da Assembleia da República, o período da assinatura será compreendido de Janeiro a Dezembro de cada ano. Os números publicados em Outubro, Novembro e Dezembro do ano anterior que completam a legislatura serão adquiridos ao preço de capa.

PREÇO DESTE NÚMERO 15S00 (IVA INCLUÍDO 5%)

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×