O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0194 | II Série B - Número 038 | 04 de Setembro de 2004

 

VOTO N.º 198/IX
DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-DEPUTADO RAÚL DE CASTRO

Raúl Fernandes de Morais e Castro, que nasceu em 1921 deixou-nos, no passado mês de Agosto, dias antes de completar 83 anos de vida.
Foi uma vida cheia de vivências, de lutas, de tenacidade, de entrega à sociedade na construção do Portugal Democrático mais justo.
Raúl de Castro licenciou-se em Direito em 1945, mas já antes se havia feito notar pela sua intervenção e viva participação em actividades dirigidas contra o regime fascista. Em consequência, foi preso pela PIDE em 1947. Colaborou nas revistas Pensamento e Diabo e em jornais como Gazeta de Coimbra e Comércio da Póvoa de Varzim, onde manteve uma coluna semanal com o título "O Comércio dos novos". Teve uma significativa intervenção no MUD Juvenil e defendeu presos políticos no odioso Tribunal Plenário a que iam "acusados de comunistas".
Fica na nossa memória colectiva como um ilustre intelectual que abraçou e lutou por causas nobres em tempos de resistência antifascista e depois no Portugal de Abril.
O seu nome figura entre os Constituintes de Abril e exerceu depois o mandato de Deputado na Assembleia da República dignificando esta casa entre a I e a VI Legislaturas, ao longo de 15 anos. Foi também autarca, tendo exercido funções de vereador e membro da Assembleia Municipal do Porto durante 13 anos.
Foi Vice-Presidente e integrou a Comissão Central do MDP/CDE e a Direcção da Intervenção Democrática (ID).
Foi militante do Partido Comunista Português.
Raúl de Castro foi indubitavelmente um democrata de inquestionável valor. Foi exemplo humano, cívico e político de dimensão nacional e com uma intervenção particularmente relevante no distrito do Porto que o elegeu como Deputado. À personalidade ímpar e ao ilustre Homem da Democracia presta-se aqui a justa homenagem.
A Assembleia da República expressa o seu profundo pesar pelo falecimento de Raúl de Castro e endereça à família as mais sentidas condolências.

Assembleia da República, 2 de Setembro de 2004. O Deputado do PCP, Bernardino Soares.

A Divisão de Redacção e Apoio Audiovisual.

Páginas Relacionadas