O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0004 | II Série B - Número 052 | 15 de Julho de 2006

 

- Recomende ao Governo que não encerre a maternidade de Barcelos;
- Recomende ao Governo que mantenha a sala de partos na maternidade de Barcelos;
- Recomende ao Governo que incentive o crescimento demográfico em Barcelos;
- Recomende ao Governo que reconheça que a realidade do concelho de Barcelos dá cumprimento às directrizes da Organização Mundial de Saúde, o que justifica a necessidade de manutenção da maternidade do Hospital de Barcelos.

Barcelos, 10 de Abril de 2006.
O primeiro subscritor, Fernando Ribeiro dos Reis.

Nota: - Desta petição foram subscritores 17 336 cidadãos.

---

PETIÇÃO N.º 141/X (1.ª)
APRESENTADA POR HELENA MARIA FERNANDES SILVA E OUTROS, SOLICITANDO QUE A ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA ADOPTE AS MEDIDAS NECESSÁRIAS PARA QUE SEJA COMPARTICIPADO A 100% A MEDICAÇÃO E TRATAMENTOS HOSPITALARES DE DOENÇAS RARAS ("MENINO AZUL")

Venho apresentar uma petição para que seja discutida na Assembleia da República sobre este despacho.

"(Saúde) menino azul e todas as crianças com doenças raras que tenham mais apoio economicamente por parte da segurança social.
À saúde a comparticipação a 100% da medicação e tratamentos hospitalares."

Já fui recebida pela comissão da segurança social no Parlamento.
O que me falta é ser recebida pela Comissão da Saúde. Espero que S. Ex.ª o Presidente da Assembleia da República me encaminhe para a Comissão da Saúde para que seja analisado este caso grave, tanto o do meu filho como o dos outros casos iguais.
Nessa comissão espero que seja discutido este assunto, como se descreve no despacho conjunto dos Ministros anteriores.
Porque nós, mães, temos que ter mais apoios e existem muitas mães sozinhas;
Porque os filhos dependem só da mãe, e não podendo deixar de trabalhar por causa dos filhos, pedimos mais apoio em ambulâncias, farmácias, tratamentos, etc., e que seja elaborada, discutida e aprovada uma lei no Parlamento.
Quando muda o Governo ou o Ministro tenho que fazer novas cartas e novos processos.
Existem cerca de 2500 doentes nestas condições. Estes doentes têm mães sozinhas em casa, que não podem trabalhar porque estão 24h por dia a cuidar do seu filho. A saúde deve dar apoio aos casos como o do meu filho. Toda a gente conhece a doença do "Menino azul". Compro na totalidade os medicamentos do meu filho e nem a ambulância querem pagar.
Obrigado e espero que esta situação tenha fim para o meu filho e outras crianças que se encontram na mesma situação e que sofrem de doenças raras tetralogia de Fallot e síndromas de Allagile.

5 de Junho de 2006.
A primeira subscritora, Helena Maria Fernandes Sousa Silva.

Nota: - Esta petição foi subscrita por 2907 cidadãos.

---
PETIÇÃO N.º 142/X (1.ª)
APRESENTADA POR JOSÉ DOMINGOS SILVA FERRO E OUTROS, SOLICITANDO QUE A ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA ADOPTE AS MEDIDAS NECESSÁRIAS PARA O REFORÇO DOS MÉDICOS E DOS CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS NO CONCELHO DE SANTIAGO DO CACÉM

Os cuidados de saúde primários no concelho de Santiago do Cacém enfrentam graves dificuldades e insuficiências, resultantes do reduzido número de médicos e profissionais de saúde em exercício nos centros e extensões de saúde.
O Centro de Saúde de Santiago e a Extensão de Saúde de Vila Nova de Santo André não são excepção. Em Vila Nova de Santo André não só não existe um centro de saúde autónomo, como também não existe Serviço de Atendimento a Doentes Urgentes (SADU).